• Cromatografia, impressão digital e jogo da memória

    Cromatografia, impressão digital e jogo da memória

    A atividade de cromatografia visa mostrar a afinidade dos diferentes pigmentos de uma caneta de feltro ao longo de papel de filtro embebido em etanol.
    A atividade da impressão digital mostra aos alunos como é feita este tipo de revelação da sua própria impressão digital em ciências forenses.
    Haverá recompensas para quem concluir com sucesso o jogo da memória, cujo objetivo será associar moléculas aos respetivos nomes. Em alternativa, os estudantes podem construir as moléculas correspondentes aos nomes indicados pelos voluntários do NQA, utilizando um modelo de plástico.

    hourglass 15 minutos

    location_on Edifício Departamental, Piso 1, átrio

    schedule das 10h00 às 16h45

  • À Conversa com alunos de Matemática

    À Conversa com alunos de Matemática

    Tens curiosidade sobre o que faz e o que aprende um aluno de Matemática? Queres saber por que escolheram cursos de Matemática? Pergunta aos alunos do Núcleo de Matemática para ficares esclarecido!

    hourglass 15 minutos

    location_on Edifício VII, Piso 1, Sala 1.17

    schedule das 09h00 às 16h45

  • Vem controlar um JetBot com o NEEC!

    Vem controlar um JetBot com o NEEC!

    Com esta atividade poderás ter o teu primeiro contacto com o controlo de veículos e processamento de imagem. Esta é uma área muito importante do curso. Vem ver se consegues conduzir melhor que o controlador!

    hourglass 15 minutos

    location_on Edifício X, Sala 2.5

    schedule das 09h00 às 16h45

  • Vem acender um LED com o NEEC!

    Vem acender um LED com o NEEC!

    Com esta atividade poderás ter o teu primeiro contacto com a eletrónica. No nosso curso, terás uma forte componente prática em design de circuitos eletrónicos. É uma vantagem já saberes utilizar uma breadboard!

    hourglass 15 minutos

    location_on Edifício X, Sala 2.5

    schedule das 09h00 às 16h45

  • Vem aprender a fazer uma fechadura contactless com o NEEC!

    Vem aprender a fazer uma fechadura contactless com o NEEC!

    Ao aplicar a tecnologia utilizada nos cartões multibanco, com recurso a um arduino e um motor servo, vais aprender a fazer uma fechadura controlada por um cartão!

    hourglass 15 minutos

    location_on Edifício X, Sala 2.5

    schedule das 09h00 às 16h45

  • Supercondutividade

    Supercondutividade

    Queres descobrir como funciona a supercondutividade? O que é e para que podemos utilizar em projetos de engenharia? Vem descobrir connosco!

    hourglass 15 minutos

    location_on Edifício X

    schedule 09h30, 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 13h00, 13h30, 14h00, 14h30, 15h00, 15h30, 16h00

  • Conversão eletromecânica de energia

    Conversão eletromecânica de energia

    Nesta experiência vais assistir à conversão de energia elétrica em energia mecânica, quer de rotação, quer de translação. Também vais poder ver a medição da velocidade de rotação do veio de um motor por meio de uma luz estroboscópica.

    hourglass 15 minutos

    location_on Edifício X, Sala 1.5

    schedule 10h15, 10h45, 11h15, 11h45, 13h15, 13h45, 14h15, 14h45, 15h15, 15h45, 16h15

  • Veleiros que Navegam Sozinhos

    Veleiros que Navegam Sozinhos

    Vem conhecer um veleiro autónomo desenvolvido na NOVA FCT. Neste veleiro foi instalado um GPS, uma bússola, um catavento e um Arduino. O Arduino recebe informação com as coordenadas GPS dos locais de destino e assegura navegação autónoma, controlando o leme e a vela.

    hourglass 15 minutos

    location_on Edifício X, Sala 2.1

    schedule 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 12h00, 12h30, 13h30, 14h00, 14h30, 15h00, 15h30, 16h00

  • Como (des)controlar drones?

    Como (des)controlar drones?

    O que está a bordo de um drone? Como é que esses dispositivos sentem o meio envolvente? Que “magia” tem de acontecer, entre o mundo da matemática e da física, para que o drone siga uma trajetória? E se quisermos que não siga a trajetória programada? Vem saber um pouco mais sobre estas questões e de como a Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pode ajudar.

    hourglass 15 minutos

    location_on Edifício X, Sala 2.4

    schedule 10h00, 11h00, 13h00, 14h00, 15h00, 16h00

  • Como desenhar trajetórias para Drones

    Como desenhar trajetórias para Drones

    Uma parte fundamental de algoritmos para carros, barcos, aviões ou drones autónomos é escolher bem o objetivo a realizar. Vem experimentar e escolher como balancear esses objetivos.

    hourglass 15 minutos

    location_on Edifício X, Sala 2.4

    schedule 10h00, 11h00, 13h00, 14h00, 15h00, 16h00

  • Prevenção de Incêndios ou Apanhar Drones no Ar

    Prevenção de Incêndios ou Apanhar Drones no Ar

    Vem descobrir todas as características de projetos de investigação atuais que estão a querer mudar a forma de prevenir incêndios florestais e a forma como voamos drones.

    hourglass 15 minutos

    location_on Edifício X, Sala 2.4

    schedule 10h00, 11h00, 13h00, 14h00, 15h00, 16h00

  • Como o controlador PID equilibra a engenharia!

    Vem descobrir os fundamentos da área de Controlo Automático através desta experiência com um PID a equilibrar automaticamente um copo.

    hourglass 15 minutos

    location_on Edifício X, Sala 2.4

    schedule 10h00, 11h00, 13h00, 14h00, 15h00, 16h00

  • Ciência dos dados e Big Data

    Ciência dos dados e Big Data

    Numa conversa informal fica a conhecer melhor a área de Ciência dos dados e Big Data.

    hourglass 30 minutos

    location_on Edifício VII, Piso 2, Sala de Seminários

    schedule 11h30

  • Conversa com o Núcleo de Informática

    Conversa com o Núcleo de Informática

    Nesta atividade, queremos dar-te a conhecer os projetos pessoais desenvolvidos pelos membros do Núcleo de Informática.

    Terás a oportunidade de descobrir projetos simples, mas cheios de espírito, que mostram o nosso percurso na programação, ferramentas práticas que criámos para facilitar o quotidiano (e outros apenas para impressionar os amigos), e a chance de perceberes que todos nós começámos do zero. Podes fazer perguntas à vontade, desde “Como começaste?” até “Qual foi o maior desafio?”.

    hourglass 15 minutos

    location_on Edifício II, 117

    schedule 09h00, 09h15, 09h30, 09h45, 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00, 16h15

  • Realidade Virtual e Jogos

    Realidade Virtual e Jogos

    Capacetes de Realidade Virtual! Jogos com wii balance boards! Realidade Aumentada! Vem experimentar, mexer, jogar e aprender como os alunos de Engenharia Informática desenvolvem aplicações multimédia interativas! Temos jogos 3D, Ambientes em Realidade Virtual e aplicações para indústria em Realidade Aumentada.

    hourglass 30 minutos

    location_on Edifício II, Sala 114

    schedule 09h30, 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 12h00, 12h30, 13h00, 13h30, 14h00, 14h30, 15h00, 15h30, 16h00, 16h30

  • Esclarecimento sobre a Licenciatura em Engenharia Informática

    Esclarecimento sobre a Licenciatura em Engenharia Informática

    Estás convidado para conversar com o coordenador de curso e com membros da comissão científica de forma a esclarecer todas as dúvidas que possa ter sobre o curso, o seu funcionamento, objetivos e condições de acesso. Convite aberto a Professores de Secundário e Alunos!

    hourglass 15 minutos

    location_on Edifício II, 115

    schedule 09h00, 09h30, 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 12h00, 12h30, 13h00, 13h30, 14h00, 14h30, 15h00, 15h30, 16h00

  • Desenvolvimento de Videojogos – Vem hackear o nosso jogo

    Desenvolvimento de Videojogos – Vem hackear o nosso jogo

    Vem conhecer o Núcleo de Desenvolvimento de Videojogos da NOVA FCT! Nesta atividade és desafiado a passar um jogo com níveis impossíveis. Para resolveres as etapas do jogo terás de “hackear” o código para adquirires habilidades, todas as que consigas imaginar (super velocidade, teletransporte, antigravidade, e muitas mais). Poderás contar com a ajuda dos membros do núcleo nesta tarefa. Além disso os nossos membros estão disponíveis para esclarecer dúvidas sobre o desenvolvimento de videojogos e a experiência universitária.

    hourglass 15 minutos

    location_on Edifício II, 124

    schedule das 09h15 às 16h45

  • Pong!

    Pong!

    PONG é o nome do primeiro jogo comercial do mercado. Foi lançado em 1972 pela ATARI. Depois do êxito nas edições anteriores da EXPO FCT, vamos novamente recriar o PONG nas salas do Departamento de Informática. Colocamos as audiências de dois anfiteatros a jogarem uma contra a outra. Cada sala comanda uma raquete. E que ganhem os melhores! Apresentamos também a Engenharia Informática e como os conhecimentos desta área foram usados pelos alunos do curso na construção deste PONG.

    hourglass 45 minutos

    location_on Edifício II, Salas 127 e 128

    schedule 10h00, 11h00, 12h00, 13h00, 14h00, 15h00, 16h00

  • Percurso Bioquímico

    Percurso Bioquímico

    Vem falar com os alunos da Licenciatura em Bioquímica.
    Vais ganhar pontos nas várias atividades e poderás ganhar o prémio final:
    1. Responder ao “Quiz Bioquímico” que contém perguntas com diferentes níveis de dificuldade;
    2. Jogo da memória com biomoléculas;
    3. Sopa de letras com conceitos de bioquímica;
    4. Criação de modelos 3D de moléculas utilizando plasticina e palhinhas.

    hourglass 15 minutos

    location_on Edifício Departamental, 1.º Piso, átrio

    schedule das 09h30 às 16h45

  • Aplicações na Web

    Aplicações na Web

    A internet é um enorme universo de informação e nós podemos aproveitá-la para criar páginas web incríveis! Nesta atividade vamos ensinar-te como construir uma página web que integra diferentes serviços para criar uma aplicação complexa. Por exemplo, criar uma página para saberes quando os teus artistas favoritos do Spotify vão dar concertos na tua cidade. Tudo isto sem precisar de conhecimentos avançados em programação! Se queres aprender como criar uma aplicação que integra informações de diferentes websites, inscreve-te agora!

    hourglass 30 minutos

    location_on Edifício II, 121

    schedule 09h00, 09h30, 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 13h00, 13h30, 14h00, 14h30, 15h00, 15h30, 16h00, 16h30

  • NOVA FCT Legion (Shooter Multijogador)

    NOVA FCT Legion (Shooter Multijogador)

    Vem experimentar um shooter multijogador no browser onde podem enfrentar os vossos amigos (e até jogar em casa). Nesta atividade vais experimentar um jogo para o browser desenvolvido por um aluno de Engenharia Informática. Este jogo usa tecnologia desenvolvida no departamento (por um aluno de Doutoramento) que permite a vários jogadores, cada um controlando um pequeno quadrado capaz de disparar em todas as direções, jogarem coletivamente através do seu browser. Depois dos jogos, vais ainda ficar a perceber como é que a tecnologia peer-to-peer foi usada para construir este jogo.

    hourglass 30 minutos

    location_on Edifício II, 112

    schedule 09h00, 09h30, 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 13h00, 13h30, 14h00, 14h30, 15h00, 15h30, 16h00, 16h30

  • Sabes tudo sobre alimentação? Queres saber mais? Vem jogar e descobrir se sabes tudo sobre alguns mitos da alimentação!

    Sabes tudo sobre alimentação? Queres saber mais? Vem jogar e descobrir se sabes tudo sobre alguns mitos da alimentação!

    Em Portugal é possível ter acesso a uma diversidade enorme de géneros alimentícios, sendo que a Cozinha Portuguesa tem sido distinguida pela excelência e mérito e pela imensa variedade de pratos e petiscos. Mas com o crescimento da cultura gastronómica, vão também surgindo mitos e convicções que, muitas vezes, não têm qualquer fundamento científico, nem técnico, nem legal.
    Vem jogar e descobrir se sabes tudo sobre alguns mitos da alimentação.

    hourglass 15 minutos

    location_on Edifício Departamental, ala do ambiente, no átrio de entrada ao pé da porta que dá para as lagoas

    schedule das 10h00 às 15h00

  • Sabias que o figo da índia pode resultar numa embalagem inteligente?

    Sabias que o figo da índia pode resultar numa embalagem inteligente?

    O figo da Índia possui pectina, um polissacárido que tem várias aplicações, entre as quais a sua utilização na produção de bioplásticos, que são biodegradáveis, contribuindo para a redução da poluição dos oceanos com plástico. Mas os biopolímeros de pectina podem incorporar compostos, por exemplo cromóforos, substâncias que mudam de cor, que podem resultar num material inteligente porque a sua cor pode dar diversas informações. Por exemplo, qual o pH, qual a temperatura? Nesta atividade podes observar o efeito da pectina com cromóforos quando é usada como embalagem em alimentos.

    hourglass 15 minutos

    location_on Edifício Departamental, ala do ambiente, no átrio de entrada ao pé da porta que dá para as lagoas

    schedule das 10h00 às 15h00

  • Os emojis da Couve Roxa…

    Os emojis da Couve Roxa…

    Sabias que a couve roxa também cora de acordo com o seu estado “emotivo”? Verde, azul, roxo, rosa, vermelho… A couve roxa contém antocianinas, que são pigmentos responsáveis por uma variedade de cores em frutos, flores e folhas que variam do vermelho ao azul em função do pH da solução em que se encontram. Devido a estas propriedades das antocianinas, é possível utilizar um extrato de couve roxa como indicador do pH (identificando se é ácido, neutro ou alcalino). A sua incorporação em materiais pode resultar num material inteligente (por exemplo, embalagem de alimentos) – que indica o pH.

    hourglass 15 minutos

    location_on Edifício Departamental, Ala do ambiente, no átrio de entrada ao pé da porta que dá para as lagoas

    schedule das 10h00 às 15h00