Vem pensar criticamente a tecnologia!

A tecnologia não é boa, não é má e também não é neutra” (primeira “lei” da História da Tecnologia, segundo Melvin Kranzberg) Como é que na FCT NOVA contribuímos para formar pessoas em engenharia e em ciência para um pensamento crítico, abrangente e autónomo? Procuramos sensibilizar essas pessoas para refletirem sobre como as decisões técnicas têm um impacto social e ambiental, aprofundando essa reflexão através do que conhecemos da história. Vamos dar exemplos de como certos grupos sociais se opuseram a determinadas soluções tecnológicas! Vem conversar connosco!
Duração: 45 minutos
Local:
Sala: Piso 2, Sala de Seminários A. M. Nunes dos Santos
Hora de início: 16h00
Localização no Campus

Pedalar com a História, Mobilizar a Cidade!

O projecto Hi-BicLab. Laboratório de História para Mobilidades Urbanas Sustentáveis: Políticas cicláveis de Lisboa visa mobilizar a história para envolver diferentes públicos na identificação de factores-chave que moldaram a mobilidade (e imobilidade) de pessoas. Pretendemos mostrar como a utilização do espaço público é uma construção histórica, e como as representações culturais e as práticas de mobilidade podem ser pensadas e planeadas para promover mobilidades urbanas mais sustentáveis no presente, para que diferentes futuros possam ser imaginados! Queremos saber as vossas opiniões!
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: Piso 2, Sala de Seminários A. M. Nunes dos Santos
Hora de início: 15h30
Localização no Campus

QUIZ “Sorria, está a ser monitorado!” (achas que ganhas?)

Há quem diga que o mundo está a ficar cada vez mais "smart". Dos carros aos óculos, passando por casas inteiras e roupa interior, um número crescente de dispositivos regista e analisa os dados que produzimos constantemente. Mas até que ponto chega a recolha dos "nossos" dados? Trata-se apenas de "sci-fi"? Quais são os objetivos e impactos? E quem é que ganha? Cada uma das perguntas do Quiz apresenta uma diferente aplicação da análise de dados. É verdadeira ou falsa? Além de pôr à prova os teus conhecimentos, o Quiz introduz algumas das grandes questões do presente sobre as tecnologias digitais
Duração: 60 minutos
Local:
Sala: Piso 2, Sala de Seminários A. M. Nunes dos Santos
Hora de início: 12h00
Localização no Campus

A Física e a Matemática do Bungee-Jumping

O Bungee-jumping é um desporto de Aventura relativamente popular, que proporciona alguns “sustos e quebras de respiração” aos praticantes… Nesta sessão, terás oportunidade de criar um modelo de um salto em bungee-jumping, utilizando um boneco, um elástico e... uma folha de cálculo para explorar e investigar o que se passa num salto e quais devem ser as propriedades da corda elástica para não colidir com o chão ou a água. Destina-se aos alunos de 10.º a 12.º ano Máximo: 30 alunos. Pede-se aos interessados para trazerem o seu computador. Foto: Steve Byles, CC-by
Duração: 45 minutos
Local:
Sala: Piso 2, Laboratório Rómulo de Carvalho
Hora de início: 10h00, 14h00
Localização no Campus

Visita guiada à exposição “Criando paisagens antropogénicas: o caminho de ferro em fotografias”

Visita guiada e comentada pelo curador da exposição "Criando paisagens antropogénicas: o caminho de ferro em fotografias", com ênfase sobre o papel da fotografia e da tecnologia na criação de paisagens e na construção sociotécnica da tecnologia. (marcação prévia: hjs.pereira@fct.unl.pt)
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Sala Multi-usos
Hora de início: 10h00, 11h00, 13h00, 14h00, 15h00
Localização no Campus