Workshop de Discotecagem e Produção de musica eletrónica

O Núcleo de Música, Arte e Cultura é um núcleo artístico-cultural que desenvolve atividades de apoio e divulgação dos projetos artísticos da comunidade FCTense e neste dia vamos dar a conhecer os processos para a Discotecagem e a Produção de música eletrónica.
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:

Vem pensar criticamente a tecnologia!

A tecnologia não é boa, não é má e também não é neutra” (primeira “lei” da História da Tecnologia, segundo Melvin Kranzberg) Como é que na FCT NOVA contribuímos para formar pessoas em engenharia e em ciência para um pensamento crítico, abrangente e autónomo? Procuramos sensibilizar essas pessoas para refletirem sobre como as decisões técnicas têm um impacto social e ambiental, aprofundando essa reflexão através do que conhecemos da história. Vamos dar exemplos de como certos grupos sociais se opuseram a determinadas soluções tecnológicas! Vem conversar connosco!
Duração: 45 minutos
Local:
Sala: Piso 2, Sala de Seminários A. M. Nunes dos Santos
Hora de início: 16h00

Pedalar com a História, Mobilizar a Cidade!

O projecto Hi-BicLab. Laboratório de História para Mobilidades Urbanas Sustentáveis: Políticas cicláveis de Lisboa visa mobilizar a história para envolver diferentes públicos na identificação de factores-chave que moldaram a mobilidade (e imobilidade) de pessoas. Pretendemos mostrar como a utilização do espaço público é uma construção histórica, e como as representações culturais e as práticas de mobilidade podem ser pensadas e planeadas para promover mobilidades urbanas mais sustentáveis no presente, para que diferentes futuros possam ser imaginados! Queremos saber as vossas opiniões!
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: Piso 2, Sala de Seminários A. M. Nunes dos Santos
Hora de início: 15h30

QUIZ “Sorria, está a ser monitorado!” (achas que ganhas?)

Há quem diga que o mundo está a ficar cada vez mais "smart". Dos carros aos óculos, passando por casas inteiras e roupa interior, um número crescente de dispositivos regista e analisa os dados que produzimos constantemente. Mas até que ponto chega a recolha dos "nossos" dados? Trata-se apenas de "sci-fi"? Quais são os objetivos e impactos? E quem é que ganha? Cada uma das perguntas do Quiz apresenta uma diferente aplicação da análise de dados. É verdadeira ou falsa? Além de pôr à prova os teus conhecimentos, o Quiz introduz algumas das grandes questões do presente sobre as tecnologias digitais
Duração: 60 minutos
Local:
Sala: Piso 2, Sala de Seminários A. M. Nunes dos Santos
Hora de início: 12h00

A Física e a Matemática do Bungee-Jumping

O Bungee-jumping é um desporto de Aventura relativamente popular, que proporciona alguns “sustos e quebras de respiração” aos praticantes… Nesta sessão, terás oportunidade de criar um modelo de um salto em bungee-jumping, utilizando um boneco, um elástico e... uma folha de cálculo para explorar e investigar o que se passa num salto e quais devem ser as propriedades da corda elástica para não colidir com o chão ou a água. Destina-se aos alunos de 10.º a 12.º ano Máximo: 30 alunos. Pede-se aos interessados para trazerem o seu computador. Foto: Steve Byles, CC-by
Duração: 45 minutos
Local:
Sala: Piso 2, Laboratório Rómulo de Carvalho
Hora de início: 10h00, 14h00

O desafio de Monty Hall

Mudar a escolha inicial aumenta a probabilidade de ganhar o carro?
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 1, átrio
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00

Matemática aos saltos

Sabias que para fazer certos "exercícios" de matemática, além de usares a cabeça, também podes usar os pés?
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 1, átrio
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00

Matemática de Rua com Rogério Martins

Sabes manipular uma bicicleta?… Olha que não! Olha que não!!!… Podes nunca ter reparado, mas uma bicicleta está carregadinha de matemática. É isso mesmo que o Rogério Martins, apresentador do programa Isto é Matemática, te vai mostrar. Sem espinhas, ali mesmo no meio da rua!
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 1, rua
Hora de início: 11h00, 14h00

Matemática e Logística: amigas ou inimigas?

Uma das tarefas em Logística consiste em fazer a distribuição de produtos entre os fornecedores e os clientes de uma forma eficiente. Será que a Matemática pode ajudar? Nesta atividade vais encontrar resposta para esta e outras questões.
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 2, Laboratório 2.2
Hora de início: 12h45, 13h30, 14h45, 15h30

O que significa ser Matemático?

Existe a profissão Matemático? Será possível trabalhar em Matemática dando contributos importantes para o Saber e para a Sociedade? Se pretendes respostas a estas questões ou apenas ouvir testemunhos de quem ama o seu trabalho vem assistir à Palestra.
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 2, Sala de Seminários
Hora de início: 11h30

O que é um atuário?

"O que é um atuário?" - Eis uma questão que todos os atuários já tiveram que responder alguma vez na vida, quando dizem qual a sua profissão. Em termos muito gerais, um atuário é um matemático, é um estatístico e um analista de risco. Nesta palestra, abordaremos em que consiste a profissão de atuário, quais as funções desempenhadas e as possíveis saídas profissionais. Através de um pequeno exemplo, calcularemos probabilidades de morte e de sobrevivência de acordo com a Tabela de Mortalidade Portuguesa (INE 2013-2015).
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 2, Sala de Seminários
Hora de início: 14h30

As pontes de Königsberg

Descobre se é possível atravessar todas as pontes sem repetir nenhuma!
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 1, átrio
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00

A yahyzozaoigw e a tnoçrssãapio

Para aprender as técnicas base da criptografia: a yahyzozaoigw e a tnoçrssãapio, basta trazeres um lápis! Como um bom espião vais ter que usar protocolos de vdavfaavgdfvxxxaaxfaafaf reais, envolvendo as duas técnicas. E mais não dizemos...
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 2, Sala 2.1
Hora de início: 10h15, 11h45, 12h30

Epidemias e Vacinas

Num computador está disponível uma interface que permite manipular os parâmetros (potencial de transmissão e cobertura vacinal) de um modelo matemático para a transmissão do sarampo em Portugal. Os alunos são convidados a explorar os parâmetros de forma a perceberem o seu efeito no resultado final (epidemia vs não epidemia). É pedido aos alunos que determinem a percentagem mínima da população que se deve vacinar para controlar o sarampo em Portugal.
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 1, átrio
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30

O Sol à escala

Em condições ideais de visibilidade realizar-se-á uma experiência ilustrativa do conceito de escala, sendo efetuada a comparação dos tamanhos relativos do Sol e da Terra e respetiva distância, utilizando um modelo à escala.
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 1, rua
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45

Roleta ei2kπ

A cada rotação aumenta exponencialmente a diversão! Quando somos pequenos, uma das primeiras coisas que nos ensinam é a contar. Os números fazem parte das nossas vidas. E, tal como nós, cada um é especial à sua maneira! Vem conhecer algumas propriedades de alguns números enquanto jogas na nossa roleta!
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 1, átrio
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00

Ir ali e voltar: um problema de 1 milhão de dólares

Encontrar o percurso mais curto que passe uma única vez por cada cidade de uma certa zona é conhecido como o problema do caixeiro viajante. Este problema é muito relevante na distribuição de produtos, no reposicionamento de telescópios espaciais ou mesmo no mapa do genoma humano. Apesar deste problema estar a ser investigado desde os anos 50, o seu estudo não está concluído. A sua importância é tal que há um prémio de 1 milhão de dólares para quem conseguir produzir um algoritmo muito eficiente. Queres descobrir o melhor percurso para ver 15 atividades ExpoFCT espalhadas pelo campus?
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 2, Sala 2.5
Hora de início: 13h30, 14h30, 15h00, 15h30, 16h00