O Núcleo de Música, Arte e Cultura é um núcleo artístico-cultural que desenvolve atividades de apoio e divulgação dos projetos artísticos da comunidade FCTense e neste dia vamos dar a conhecer os processos para a Discotecagem e a Produção de música eletrónica.
A tecnologia não é boa, não é má e também não é neutra” (primeira “lei” da História da Tecnologia, segundo Melvin Kranzberg)
Como é que na FCT NOVA contribuímos para formar pessoas em engenharia e em ciência para um pensamento crítico, abrangente e autónomo?
Procuramos sensibilizar essas pessoas para refletirem sobre como as decisões técnicas têm um impacto social e ambiental, aprofundando essa reflexão através do que conhecemos da história.
Vamos dar exemplos de como certos grupos sociais se opuseram a determinadas soluções tecnológicas!
Vem conversar connosco!
O projecto Hi-BicLab. Laboratório de História para Mobilidades Urbanas Sustentáveis: Políticas cicláveis de Lisboa visa mobilizar a história para envolver diferentes públicos na identificação de factores-chave que moldaram a mobilidade (e imobilidade) de pessoas.
Pretendemos mostrar como a utilização do espaço público é uma construção histórica, e como as representações culturais e as práticas de mobilidade podem ser pensadas e planeadas para promover mobilidades urbanas mais sustentáveis no presente, para que diferentes futuros possam ser imaginados!
Queremos saber as vossas opiniões!
Há quem diga que o mundo está a ficar cada vez mais "smart". Dos carros aos óculos, passando por casas inteiras e roupa interior, um número crescente de dispositivos regista e analisa os dados que produzimos constantemente. Mas até que ponto chega a recolha dos "nossos" dados? Trata-se apenas de "sci-fi"? Quais são os objetivos e impactos? E quem é que ganha? Cada uma das perguntas do Quiz apresenta uma diferente aplicação da análise de dados. É verdadeira ou falsa? Além de pôr à prova os teus conhecimentos, o Quiz introduz algumas das grandes questões do presente sobre as tecnologias digitais
O Bungee-jumping é um desporto de Aventura relativamente popular, que proporciona alguns “sustos e quebras de respiração” aos praticantes…
Nesta sessão, terás oportunidade de criar um modelo de um salto em bungee-jumping, utilizando um boneco, um elástico e... uma folha de cálculo para explorar e investigar o que se passa num salto e quais devem ser as propriedades da corda elástica para não colidir com o chão ou a água.
Destina-se aos alunos de 10.º a 12.º ano
Máximo: 30 alunos.
Pede-se aos interessados para trazerem o seu computador.
Foto: Steve Byles, CC-by
Sabes manipular uma bicicleta?… Olha que não! Olha que não!!!… Podes nunca ter reparado, mas uma bicicleta está carregadinha de matemática. É isso mesmo que o Rogério Martins, apresentador do programa Isto é Matemática, te vai mostrar. Sem espinhas, ali mesmo no meio da rua!
Uma das tarefas em Logística consiste em fazer a distribuição de produtos entre os fornecedores e os clientes de uma forma eficiente. Será que a Matemática pode ajudar? Nesta atividade vais encontrar resposta para esta e outras questões.
Diferentes análises estatísticas de factos de saúde podem resultar em conclusões diferentes, até opostas. Como é que isso é possível? Só para quem não percebe o que está a fazer. Nesta atividade fornecem-se as explicações no âmbito de casos reais.
Existe a profissão Matemático? Será possível trabalhar em Matemática dando contributos importantes para o Saber e para a Sociedade?
Se pretendes respostas a estas questões ou apenas ouvir testemunhos de quem ama o seu trabalho vem assistir à Palestra.
"O que é um atuário?" - Eis uma questão que todos os atuários já tiveram que responder alguma vez na vida, quando dizem qual a sua profissão.
Em termos muito gerais, um atuário é um matemático, é um estatístico e um analista de risco.
Nesta palestra, abordaremos em que consiste a profissão de atuário, quais as funções desempenhadas e as possíveis saídas profissionais.
Através de um pequeno exemplo, calcularemos probabilidades de morte e de sobrevivência de acordo com a Tabela de Mortalidade Portuguesa (INE 2013-2015).
Para aprender as técnicas base da criptografia: a yahyzozaoigw e a tnoçrssãapio, basta trazeres um lápis!
Como um bom espião vais ter que usar protocolos de vdavfaavgdfvxxxaaxfaafaf reais, envolvendo as duas técnicas.
E mais não dizemos...
Num computador está disponível uma interface que permite manipular os parâmetros (potencial de transmissão e cobertura vacinal) de um modelo matemático para a transmissão do sarampo em Portugal. Os alunos são convidados a explorar os parâmetros de forma a perceberem o seu efeito no resultado final (epidemia vs não epidemia). É pedido aos alunos que determinem a percentagem mínima da população que se deve vacinar para controlar o sarampo em Portugal.
Em condições ideais de visibilidade realizar-se-á uma experiência ilustrativa do conceito de escala, sendo efetuada a comparação dos tamanhos relativos do Sol e da Terra e respetiva distância, utilizando um modelo à escala.
A cada rotação aumenta exponencialmente a diversão!
Quando somos pequenos,
uma das primeiras coisas que nos ensinam é a contar.
Os números fazem parte das nossas vidas.
E, tal como nós, cada um é especial à sua maneira!
Vem conhecer algumas propriedades de alguns números
enquanto jogas na nossa roleta!
Encontrar o percurso mais curto que passe uma única vez por cada cidade de uma certa zona é conhecido como o problema do caixeiro viajante. Este problema é muito relevante na distribuição de produtos, no reposicionamento de telescópios espaciais ou mesmo no mapa do genoma humano. Apesar deste problema estar a ser investigado desde os anos 50, o seu estudo não está concluído. A sua importância é tal que há um prémio de 1 milhão de dólares para quem conseguir produzir um algoritmo muito eficiente. Queres descobrir o melhor percurso para ver 15 atividades ExpoFCT espalhadas pelo campus?