Diálogo com Comunidade Estudantil

A conclusão do Ensino Secundário é particularmente importante para os alunos que pretendem ingressar no Ensino Superior, uma vez que existem inúmeras possibilidades de escolha relativamente à oferta educativa,bem como,posterior prática profissional. Neste contexto, podem surgir algumas questões relacionadas com a distinção entre Engenharia Física e as restantes áreas de Engenharia, constituição do plano curricular,saídas profissionais e outros aspetos da vida académica.Estás convidado para conversar com alguns membros do NEFCT,esclarecendo todas as dúvidas sobre o teu futuro.Aceitas o convite!
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Sala 203
Hora de início: 10h30, 11h30, 14h30, 15h30

Comboio Levitador

Será possível desenvolver, com base em princípios físicos, um comboio sem rodas, eixos, transmissão e linhas aéreas, mantendo a eficiência energética e velocidade? Sim, a levitação por repulsão magnética já não é ficção científica! Atualmente, podemos desenvolver um comboio, equipado com ímanes fortes, de polarização oposta à dos metais que constituem os carris, gerando uma força magnética oposta à força gravítica terrestre, possibilitando, deste modo, uma redução no atrito de contacto. Estás preparado para observar este fenómeno físico, numa demonstração simples e prática?
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Sala 203
Hora de início: 10h30, 11h30, 14h30, 15h30

Globo de Plasma

O Globo de Plasma contém uma mistura de gases, composta por Hidrogénio e Árgon, a baixa pressão. No centro, encontra-se um elétrodo a alta tensão, responsável pela excitação e ionização dos gases que, ao voltarem ao estado fundamental, emitem luz, dando origem ao plasma. Sabias que o princípio físico, demonstrado através do funcionamento deste dispositivo está na base de ocorrências de natureza meteorológica, como os relâmpagos?
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Sala 203
Hora de início: 10h30, 11h30, 14h30, 15h30

A natureza da Luz

Os sistemas ópticos estão hoje omnipresentes na sociedade moderna, com um número cada vez maior de aplicações cobrindo as ciências médicas (tecnologias de visão, cirurgia, imagem), exploração do espaço (telescópios, lentes, espetrómetros), telecomunicações (fibra óptica), processamento de informação, indústria (corte, soldadura, metrologia), para citar apenas alguns exemplos. Além disso, as tecnologias subjacentes às sondas baseadas em luz, fornecem ferramentas fundamentais de análise, essenciais para a realização de investigação e desenvolvimento aplicadas em áreas do conhecimento.
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: 101B
Hora de início: 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 12h00, 12h30, 14h00, 14h30, 15h00, 15h30, 16h00

Diálogo com Comunidade Estudantil

A conclusão do Ensino Secundário é particularmente importante para os alunos que pretendem ingressar no Ensino Superior, uma vez que existem inúmeras possibilidades de escolha relativamente à oferta educativa,bem como,posterior prática profissional. Neste contexto, podem surgir algumas questões relacionadas com a distinção entre Engenharia Física e as restantes áreas de Engenharia, constituição do plano curricular,saídas profissionais e outros aspetos da vida académica.Estás convidado para conversar com alguns membros do NEFCT,esclarecendo todas as dúvidas sobre o teu futuro.Aceitas o convite!
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Sala 213
Hora de início: 10h00, 11h00, 14h00, 15h00, 16h00

Gerador de Van de Graaf

Desenvolvido inicialmente como um acelerador de partículas em 1929 por Robert J. Van de Graaff, o Gerador de Van de Graaff é um aparelho que produz tensões elétricas muito elevadas, sendo utilizado, em contexto académico, para o estudo de eletrização por atrito, cargas elétricas e rigidez dielétrica. Alguma vez tiveste oportunidade de contactar diretamente com um dispositivo desta natureza, ou semelhante? Vem conhecer os princípios de funcionamento do Gerador de Van de Graaf, com recurso a um protótipo desenvolvido por um antigo aluno do Mestrado Integrado em Engenharia Física!
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Sala 213
Hora de início: 10h00, 11h00, 14h00, 15h00, 16h00

Movimento de Rotação + Conservação do Momento Angular

A afirmação da Física como ciência moderna está intimamente ligada ao desenvolvimento da Mecânica, que consiste no estudo do movimento de corpos, à escala macroscópica, através de relações matemáticas. Sabias que algumas propriedades estudadas no âmbito deste domínio da Física, como a conservação do momento angular, servem de base para a orientação de satélites que orbitam a Terra? Vem descobrir, com uma demonstração simples e interativa, todos estes conceitos!
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Sala 213
Hora de início: 10h00, 11h00, 14h00, 15h00, 16h00

Nanoestruturas para aplicações biomédicas

Há um imenso potencial para a área da saúde nas nanoestruturas. Sabias que ... ... nanofibras poliméricas podem ser úteis em medicina regenerativa? ... nanopartículas podem ser usadas em diagnóstico e terapia? Nesta actividade verás exemplos de como se podem produzir estas estruturas e de propriedades que as tornam adequadas para aplicações biomédicas.
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: laboratório 240
Hora de início: 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 12h00, 13h30, 14h00, 14h30, 15h00, 15h30, 16h00

Lasers

Sabias que é possível obter radiação laser a partir da radiação solar? Nesta atividade, terás a oportunidade de conhecer este tipo de laser renovável ̶ o laser bombeado por luz solar! Irás aprender como funciona este laser e quais as suas aplicações. Serão apresentados alguns protótipos, para conheceres melhor os seus componentes e terás a oportunidade de assistir à emissão do feixe de laser solar. Se as condições meteorológicas não permitirem a observação do laser solar em funcionamento, participa na montagem e alinhamento de um interferómetro e na transmissão de luz laser por fibra ótica.
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Lab. 242
Hora de início: 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 12h00, 13h30, 14h00, 14h30

Física Nuclear

A radioatividade natural permite datar a Terra e o Sistema Solar, e tem mantido o nosso planeta quente ao longo destes 4500 milhões de anos!! A radiação ionizante rodeia-nos, apesar de não a vermos a olho nú e só em casos extremos a sentirmos. Entretanto, o homem desenvolveu tecnologia que permite visualizar e quantificar esta radiação, os chamados detectores de radiação. Nesta actividade, estarão expostos vários destes detectores em funcionamento e a informação que se pode tirar será explicada.
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Laboratório 101
Hora de início: 10h00, 11h00, 12h00, 14h30, 15h30, 16h00

Criogenia e Supercondutividade

A Criogenia, i.e. a tecnologia das muito baixas temperaturas, é utilizada em muitos domínios “High Tech” como a “electrónica quântica” (magnetoencefalografia, …), a “supercondutividade” para a construção das bobinas utilizadas para as imagens médicas, ou ainda para arrefecer nos satélites detectores infravermelhos utilizados para a observação da terra ou em astronomia. Neste laboratório, mostraremos alguns exemplos e efeitos espectaculares ligados ao mundo estranho das baixas temperaturas."
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Laboratório de Criogenia, sala 124
Hora de início: 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 12h00, 12h30, 13h00