Agentes Conversacionais

Muitas tarefas podem agora usar assistentes como a Amazon Alexa e a Apple Siri. Marcar férias, fazer compras, pesquisar informação, são algumas das muitas atividades que este tipo de assistentes já realiza. A próxima geração de assistentes é já capaz de nos guiar passo a passo em trabalhos manuais e a seguir receitas, usando algoritmos de IA cada vez mais sofisticados. Vem experimentar o TWIZ, o bot desenvolvido pela nossa equipa que te permite escolher receitas ou tarefas e segui-las passo a passo de forma simples e interativa, com recurso a voz e imagem. Esperamos por ti!
Duração: 30 minutos
Área/setor:
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Hora de início: 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 12h00, 12h30, 13h00, 13h30, 14h00, 14h30, 15h00, 15h30, 16h00

Aplicações na Web

Na internet encontra-se disponível uma enorme quantidade de informação assim como serviços facilitam o acesso à mesma. Nesta atividade iremos construir uma página web, acessível através de um navegador web (e.g.: Chrome ou Firefox) que agrega informação proveniente de vários sítios e a exibe ao utilizador.
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Hora de início: 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 12h00, 12h30, 13h00, 13h30, 14h00, 14h30, 15h00, 15h30, 16h00

Campus VR

O Campus VR é uma atividade desenvolvida pelo Núcleo de Informática FCT NOVA onde podes ver todo o campus da faculdade em formato virtual! Num ambiente de total imersão virtual, podes caminhar livremente e apreciar a dimensão do Campus da Caparica através da aplicação de realidade virtual, desenvolvida para telemóveis, que foi desenvolvida inteiramente por alunos do Mestrado Integrado em Engenharia Informática, no Departamento de Informática.
Duração: 15 minutos
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Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00

Jogos e Realidade Aumentada

Nesta atividade poderás experimentar 3 jogos desenvolvidos por alunos que exploram tecnologias como Visão por Computador, Realidade Aumentada Colaborativa e Tapetes tácteis interativos. Desafia os teus colegas e venham jogar connosco.
Duração: 30 minutos
Área/setor:
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Hora de início: 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 12h00, 12h30, 13h00, 13h30, 14h00, 14h30, 15h00, 15h30, 16h00

Pong!

PONG é o nome do primeiro jogo comercial do mercado. Foi lançado em 1972 pela ATARI. Depois do êxito nas edições anteriores da EXPO FCT, vamos novamente recriar o PONG nas salas do Departamento de Informática. Colocamos as audiências de dois anfiteatros a jogarem uma contra a outra. Cada sala comanda uma raquete... e que ganhem os melhores! Apresentamos também a Engenharia Informática e como os conhecimentos desta área foram usados pelos alunos do curso na construção deste PONG.
Duração: 60 minutos
Área/setor:
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Hora de início: 10h00, 11h00, 12h00, 13h00, 14h00, 15h00, 16h00

Computação Quântica

Os computadores, como os smartphones que usamos no dia a dia, usam circuitos eletrónicos, mas podem fazer-se computadores com base em tecnologias muito diferentes. Os primeiros computadores eram mecânicos, mais tarde apareceram computadores eletromecânicos, depois eletrónicos, digitais ou analógicos, e também é possível atualmente construir computadores com células biológicas. Atualmente começam a construir-se computadores que exploram partículas sub-atómicas individuais (fotões ou eletrões), para processar informação no "estranho mundo" da física quântica. Vem conhecer este "estranho mundo"
Duração: 60 minutos
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Hora de início: 10h00, 11h00, 12h00, 13h00, 14h00, 15h00, 16h00

Mundos Virtuais

Certamente, muitos de vós conhecem o clássico jogo de computador "Os Sims". Portanto, não será novidade a possibilidade de controlar de forma limitada personagens em mundos virtuais. Mas, que tal subir um patamar no nível de ambição? Que tal ser capaz de criar novos mundos de raiz e de descrever com grande liberdade o comportamento e a interação entre os personagens presentes? Este objetivo está verdadeiramente ao alcance de leigos em matéria de programação de computadores. Venham aprender um pouco de pensamento computacional e alguns princípios da programação no contexto do sensacional progra
Duração: 30 minutos
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Hora de início: 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 12h00, 12h30, 13h00, 13h30, 14h00, 14h30, 15h00, 15h30, 16h00

A Irmandade das Caixas

Vamos ensinar um conjunto de caixas de fósforos a saber jogar de forma inteligente e ganhar contra humanos utilizando técnicas de aprendizagem automática.
Duração: 15 minutos
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Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00

Inteligência Artificial

Estes jogos simples ilustram conceitos importantes da Inteligência Artificial. De um modo divertido, poderás aprender o que são algoritmos, pesquisa local e otimização, processamento de restrições e até a criar um programa capaz de jogar o jogo do galo. Dá um primeiro passo nesta área fascinante da informática.
Duração: 15 minutos
Área/setor:
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Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00

Aprendizagem Automática em Acção

Vem espreitar o incrível mundo da aprendizagem automática e diverte-te construindo e treinando o teu próprio modelo de reconhecimento visual. Ainda te dizemos quem é o teu alter ego. Tens curiosidade? Vem descobrir!
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00

NanoRobots

Nesta atividade os visitantes vão ter a oportunidade de aprender a programar um micro robô (ozobot), sendo propostos diversos desafios com diferentes níveis de dificuldade. A atividade destina-se a mostrar alguns dos conceitos básicos de programação através de uma linguagem de blocos muito simples e divertida.
Duração: 45 minutos
Área/setor:
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Hora de início: 10h00, 10h45, 11h30, 12h15, 13h00, 13h45, 14h30, 15h15, 16h00

Informática Artesanal

O que faz andar os computadores não é a eletricidade, nem as pastas para portáteis. São conceitos e algoritmos mais ou menos complexos que resolvem problemas, desde o cálculo, a ordenação de dados, até ao encaminhamento de uma chamada telefónica para o nosso telemóvel.
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Hora de início: 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 12h00, 12h30, 13h00, 13h30, 14h00, 14h30, 15h00, 15h30, 16h00

FCT NOVA Shooter

Venham experimentar um shooter multijogador no browser onde podem enfrentar os vossos amigos (e até jogar em casa). Na EXPO FCT vamos dar-vos a experimentar um jogo para o browser desenvolvido por um aluno de Engenharia Informática no DI. Este jogo usa tecnologia desenvolvida no departamento (por um aluno de Doutoramento) que permite a vários jogadores (cada um controlando um pequeno quadrado capaz de disparar em todas as direções) jogarem coletivamente através do seu browser. Depois dos jogos vão ainda ficar a perceber como é que a tecnologia peer-to-peer foi usada para construir este jogo.
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Hora de início: 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 12h00, 12h30, 13h00, 13h30, 14h00, 14h30, 15h00, 15h30, 16h00

CodingFest.org

A atividade oferece aos participantes a oportunidade de aprender como construir, de forma divertida, pequenos programas que comandam os personagens de um jogo. A atividade é uma introdução simples à programação e transmite os conceitos básicos de raciocínio computacional, capacidade de decompor e resolver problemas e os primeiros conhecimentos de como criar um programa. Tudo isto no contexto de um divertido jogo. Mais informação em codingfest.org
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00

Materiais Auxéticos – Formas incomuns

Os materiais auxéticos deformam-se de modo diferente dos restantes materiais, e são capazes de assumir geometrias impossíveis para os mesmos - Curvatura sinclástica - o que os torna interessantes para aplicações em calçado desportivo, blindagens, próteses, etc. Esta experiência procura ilustrar as particularidades dos materiais auxéticos. Capacidade: 6 alunos
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 1 - Lab 106II
Hora de início: 10h30, 11h30, 12h30, 13h30, 14h30, 15h30

A segunda pele do Homem-Aranha

A atividade visa a produção de fibras usando a técnica de eletrofiação. Tal como o nome indica, esta técnica usa campos elétricos para produzir fibras a partir de diversos polímeros. As fibras produzidas possuem dimensões que vão desde as dezenas de nanómetro até alguns micrómetros e com aplicação em medicina, para regeneração de tecidos. Capacidade: 6 alunos
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 1 - Lab 211
Hora de início: 10h30, 11h30, 12h30, 13h30, 14h30, 15h30

No meio está a virtude: Materiais com propriedades dos cristais e dos líquidos

Existem materiais que têm simultaneamente propriedades óticas dos cristais (anisotropia) e as propriedades mecânicas oos líquidos (fluidez) , são os cristais líquidos ou materiais mesomorfos. Os materiais líquido-cristalinos estão presentes no nosso dia-a-dia em mostradores, ecrãs planos de televisão e computador (LCDs “Liquid Crystal Displays”), janelas de transparência regulável, “shampoo”, gel de banho e também nos sistemas biológicos. Capacidade: 6 alunos
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 0 - Lab 107
Hora de início: 10h00, 11h00, 12h00, 13h00, 14h00, 15h00, 16h00

Cerâmicos Mágicos

Poderá um tijolo ser como uma esponja? Esta experiência permite verificar que nem sempre os sólidos são tão sólidos como parecem. Todos sabemos que o algodão arde. Mas por vezes as aparências enganam, e este algodão pode ser um aliado para combater o fogo. Capacidade: 6 alunos
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 0 - Lab 104
Hora de início: 10h00, 11h00, 12h00, 13h00, 14h00, 15h00, 16h00

Nem tudo o que luz é ouro

Alteração da cor de metais com recurso a processos eletroquímicos e físicos superficiais. Veja uma moeda de cobre (avermelhada) passar a prateada e depois a dourada. Capacidade: 6 alunos
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 0 - Lab 101 D
Hora de início: 10h00, 11h00, 12h00, 13h00, 14h00, 15h00, 16h00

Impressão 3D: super-condutores, ossos e tudo o que possas imaginar.

A impressão 3D permite de uma forma customizada produzir diferentes tipos de materiais: cerâmicos, polímeros e metais. Nesta experiência podes observar a impressão e levitação de super condutores e ainda outros materiais como ossos, implantes, entre outros. (Capacidade: 6-8 participantes)
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso1 - Lab 209
Hora de início: 10h30, 11h30, 12h30, 13h30, 14h30, 15h30