Pong!

PONG é o nome do primeiro jogo comercial do mercado. Foi lançado em 1972 pela ATARI. Depois do êxito nas edições anteriores da EXPO FCT, vamos novamente recriar o PONG nas salas do Departamento de Informática. Colocamos as audiências de dois anfiteatros a jogarem uma contra a outra. Cada sala comanda uma raquete... e que ganhem os melhores! Apresentamos também a Engenharia Informática e como os conhecimentos desta área foram usados pelos alunos do curso na construção deste PONG.
Duração: 60 minutos
Área/setor:
Local:
Hora de início: 10h00, 11h00, 12h00, 13h00, 14h00, 15h00, 16h00
Localização no Campus

Computação Quântica

Os computadores, como os smartphones que usamos no dia a dia, usam circuitos eletrónicos, mas podem fazer-se computadores com base em tecnologias muito diferentes. Os primeiros computadores eram mecânicos, mais tarde apareceram computadores eletromecânicos, depois eletrónicos, digitais ou analógicos, e também é possível atualmente construir computadores com células biológicas. Atualmente começam a construir-se computadores que exploram partículas sub-atómicas individuais (fotões ou eletrões), para processar informação no "estranho mundo" da física quântica. Vem conhecer este "estranho mundo"
Duração: 60 minutos
Área/setor:
Local:
Hora de início: 10h00, 11h00, 12h00, 13h00, 14h00, 15h00, 16h00
Localização no Campus

Mundos Virtuais

Certamente, muitos de vós conhecem o clássico jogo de computador "Os Sims". Portanto, não será novidade a possibilidade de controlar de forma limitada personagens em mundos virtuais. Mas, que tal subir um patamar no nível de ambição? Que tal ser capaz de criar novos mundos de raiz e de descrever com grande liberdade o comportamento e a interação entre os personagens presentes? Este objetivo está verdadeiramente ao alcance de leigos em matéria de programação de computadores. Venham aprender um pouco de pensamento computacional e alguns princípios da programação no contexto do sensacional progra
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Hora de início: 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 12h00, 12h30, 13h00, 13h30, 14h00, 14h30, 15h00, 15h30, 16h00
Localização no Campus

A Irmandade das Caixas

Vamos ensinar um conjunto de caixas de fósforos a saber jogar de forma inteligente e ganhar contra humanos utilizando técnicas de aprendizagem automática.
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00
Localização no Campus

Inteligência Artificial

Estes jogos simples ilustram conceitos importantes da Inteligência Artificial. De um modo divertido, poderás aprender o que são algoritmos, pesquisa local e otimização, processamento de restrições e até a criar um programa capaz de jogar o jogo do galo. Dá um primeiro passo nesta área fascinante da informática.
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00
Localização no Campus

Aprendizagem Automática em Acção

Vem espreitar o incrível mundo da aprendizagem automática e diverte-te construindo e treinando o teu próprio modelo de reconhecimento visual. Ainda te dizemos quem é o teu alter ego. Tens curiosidade? Vem descobrir!
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00
Localização no Campus

NanoRobots

Nesta atividade os visitantes vão ter a oportunidade de aprender a programar um micro robô (ozobot), sendo propostos diversos desafios com diferentes níveis de dificuldade. A atividade destina-se a mostrar alguns dos conceitos básicos de programação através de uma linguagem de blocos muito simples e divertida.
Duração: 45 minutos
Área/setor:
Local:
Hora de início: 10h00, 10h45, 11h30, 12h15, 13h00, 13h45, 14h30, 15h15, 16h00
Localização no Campus

Informática Artesanal

O que faz andar os computadores não é a eletricidade, nem as pastas para portáteis. São conceitos e algoritmos mais ou menos complexos que resolvem problemas, desde o cálculo, a ordenação de dados, até ao encaminhamento de uma chamada telefónica para o nosso telemóvel.
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Hora de início: 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 12h00, 12h30, 13h00, 13h30, 14h00, 14h30, 15h00, 15h30, 16h00
Localização no Campus

FCT NOVA Shooter

Venham experimentar um shooter multijogador no browser onde podem enfrentar os vossos amigos (e até jogar em casa). Na EXPO FCT vamos dar-vos a experimentar um jogo para o browser desenvolvido por um aluno de Engenharia Informática no DI. Este jogo usa tecnologia desenvolvida no departamento (por um aluno de Doutoramento) que permite a vários jogadores (cada um controlando um pequeno quadrado capaz de disparar em todas as direções) jogarem coletivamente através do seu browser. Depois dos jogos vão ainda ficar a perceber como é que a tecnologia peer-to-peer foi usada para construir este jogo.
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Hora de início: 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 12h00, 12h30, 13h00, 13h30, 14h00, 14h30, 15h00, 15h30, 16h00
Localização no Campus

CodingFest.org

A atividade oferece aos participantes a oportunidade de aprender como construir, de forma divertida, pequenos programas que comandam os personagens de um jogo. A atividade é uma introdução simples à programação e transmite os conceitos básicos de raciocínio computacional, capacidade de decompor e resolver problemas e os primeiros conhecimentos de como criar um programa. Tudo isto no contexto de um divertido jogo. Mais informação em codingfest.org
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00
Localização no Campus

A Física e a Matemática do Bungee-Jumping

O Bungee-jumping é um desporto de Aventura relativamente popular, que proporciona alguns “sustos e quebras de respiração” aos praticantes… Nesta sessão, terás oportunidade de criar um modelo de um salto em bungee-jumping, utilizando um boneco, um elástico e... uma folha de cálculo para explorar e investigar o que se passa num salto e quais devem ser as propriedades da corda elástica para não colidir com o chão ou a água. Destina-se aos alunos de 10.º a 12.º ano Máximo: 30 alunos. Pede-se aos interessados para trazerem o seu computador. Foto: Steve Byles, CC-by
Duração: 45 minutos
Local:
Sala: Piso 2, Laboratório Rómulo de Carvalho
Hora de início: 10h00, 14h00
Localização no Campus

Visita guiada à exposição “Criando paisagens antropogénicas: o caminho de ferro em fotografias”

Visita guiada e comentada pelo curador da exposição "Criando paisagens antropogénicas: o caminho de ferro em fotografias", com ênfase sobre o papel da fotografia e da tecnologia na criação de paisagens e na construção sociotécnica da tecnologia. (marcação prévia: hjs.pereira@fct.unl.pt)
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Sala Multi-usos
Hora de início: 10h00, 11h00, 13h00, 14h00, 15h00
Localização no Campus

Como (des)controlar drones?

O que está abordo de um drone? Como é que esses dispositivos sentem o meio envolvente? Que "magia" tem de acontecer, entre o mundo da matemática e da física, para que o drone siga uma trajetória? E se quisermos que não siga a trajetória programada? Vem saber um pouco mais sobre estas questões e de como a Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pode ajudar.
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Sala 2.4
Hora de início: 10h45, 11h15, 11h45, 12h15, 13h45, 14h15, 14h45, 15h15, 15h45
Localização no Campus

Diálogo com Comunidade Estudantil

A conclusão do Ensino Secundário é particularmente importante para os alunos que pretendem ingressar no Ensino Superior, uma vez que existem inúmeras possibilidades de escolha relativamente à oferta educativa,bem como,posterior prática profissional. Neste contexto, podem surgir algumas questões relacionadas com a distinção entre Engenharia Física e as restantes áreas de Engenharia, constituição do plano curricular,saídas profissionais e outros aspetos da vida académica.Estás convidado para conversar com alguns membros do NEFCT,esclarecendo todas as dúvidas sobre o teu futuro.Aceitas o convite!
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Sala 203
Hora de início: 10h30, 11h30, 14h30, 15h30
Localização no Campus

Comboio Levitador

Será possível desenvolver, com base em princípios físicos, um comboio sem rodas, eixos, transmissão e linhas aéreas, mantendo a eficiência energética e velocidade? Sim, a levitação por repulsão magnética já não é ficção científica! Atualmente, podemos desenvolver um comboio, equipado com ímanes fortes, de polarização oposta à dos metais que constituem os carris, gerando uma força magnética oposta à força gravítica terrestre, possibilitando, deste modo, uma redução no atrito de contacto. Estás preparado para observar este fenómeno físico, numa demonstração simples e prática?
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Sala 203
Hora de início: 10h30, 11h30, 14h30, 15h30
Localização no Campus

Globo de Plasma

O Globo de Plasma contém uma mistura de gases, composta por Hidrogénio e Árgon, a baixa pressão. No centro, encontra-se um elétrodo a alta tensão, responsável pela excitação e ionização dos gases que, ao voltarem ao estado fundamental, emitem luz, dando origem ao plasma. Sabias que o princípio físico, demonstrado através do funcionamento deste dispositivo está na base de ocorrências de natureza meteorológica, como os relâmpagos?
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Sala 203
Hora de início: 10h30, 11h30, 14h30, 15h30
Localização no Campus

A natureza da Luz

Os sistemas ópticos estão hoje omnipresentes na sociedade moderna, com um número cada vez maior de aplicações cobrindo as ciências médicas (tecnologias de visão, cirurgia, imagem), exploração do espaço (telescópios, lentes, espetrómetros), telecomunicações (fibra óptica), processamento de informação, indústria (corte, soldadura, metrologia), para citar apenas alguns exemplos. Além disso, as tecnologias subjacentes às sondas baseadas em luz, fornecem ferramentas fundamentais de análise, essenciais para a realização de investigação e desenvolvimento aplicadas em áreas do conhecimento.
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: 101B
Hora de início: 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 12h00, 12h30, 14h00, 14h30, 15h00, 15h30, 16h00
Localização no Campus

Diálogo com Comunidade Estudantil

A conclusão do Ensino Secundário é particularmente importante para os alunos que pretendem ingressar no Ensino Superior, uma vez que existem inúmeras possibilidades de escolha relativamente à oferta educativa,bem como,posterior prática profissional. Neste contexto, podem surgir algumas questões relacionadas com a distinção entre Engenharia Física e as restantes áreas de Engenharia, constituição do plano curricular,saídas profissionais e outros aspetos da vida académica.Estás convidado para conversar com alguns membros do NEFCT,esclarecendo todas as dúvidas sobre o teu futuro.Aceitas o convite!
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Sala 213
Hora de início: 10h00, 11h00, 14h00, 15h00, 16h00
Localização no Campus