Início > Departamento de Ciências da Terra

Departamento de Ciências da Terra

QUIZ SOBRE GEOLOGIA

Teste os seus conhecimentos sobre geologia e com perguntas de carácter de geologia geral e geologia portuguesa de forma simples, que ajuda a estudares geologia. Vulcanismo, geologia da Madeira, gravimetria, biogeografia, história da terra, crosta terrestre, formação de atóis são alguns dos temas que poderás treinar. Este quiz foi desenvolvido pelo Prof. José Carlos Kullberg.

YOUTUBE CHANNEL CIÊNCIAS DA TERRA

Canal do Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa com dezenas de vídeos sobre geologia, engenharia geológica, paleontologia, bacias sedimentares e agroindústria. 

separação minerios_dct-01

SEPARAÇÃO DE MINÉRIOS – MESA DE SEPARAÇÃO

A concentração gravítica separa os minérios com base nas suas diferentes densidades, tirando partido da massa, do volume e da forma dos grãos de minerais, que se comportam de modo diferente na presença de um fluido circulante, geralmente a água. Observa o seu funcionamento neste video demonstrativo.

Questões para refletir:

Qual a propriedade física usada para a separação dos minerais aqui demonstrada;

Seria possível separar grãos de quartzo de grãos de ouro nativo;

Pense em exemplos de nomes de minerais que constituem a parte mais escura da separação efetuada pela mesa;

Que fatores poderão influenciar para uma mais eficiente separação.

Núcleo de Geologia da NOVA

NÚCLEO DE GEOLOGIA

Núcleo de Geologia ou Núcleo de Engenharia Geológica. Ciências da Terra na FCT da NOVA. https://ae.fct.unl.pt/nge/

Um núcleo com 20 anos de grandes actividade: palestras, viagens, esposições e muitas saídas de campo. São dados exemplos da geologia e a formação de minerais, exemplos no dia a dia e actividades no campo.

PALEOTRIVIA

PaleoTrivia é um quiz / trivia onde podes testar os teus conhecimentos e aprender sobre a paleontologia portuguesa: as principais espécies, descobertas mais importante e seus protagonistas num conjunto de 23 perguntas de escolha múltipla.

Este quiz foi desenvolvido pela equipa de paleontologia da FCT NOVA.3 perguntas de escolha múltipla.