Início > Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente

Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente

Bem vindo ao Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente – DCEA!

Preparámos algumas atividades para ti. Podes fazê-las as vezes que quiseres.

A Engenharia do Ambiente lida com os problemas que hoje a sociedade enfrenta, por exemplo a destruição dos ecossistemas, a poluição, o desenvolvimento sustentável, as alterações climáticas. Como Engenheiros do Ambiente procuramos, estudamos e resolvemos estes problemas, integrando conhecimentos de muitas áreas científicas.

Se quiseres saber o que aprende e o que faz um Engenheiro do Ambiente deixa aqui o teu email para mais tarde podermos estar em contato.

DCEA_01

DE RESÍDUO A RECURSO: ELECTRO RECUPERAÇÃO DE MATÉRIAS-PRIMAS ESSENCIAIS

Telemóveis, baterias, bicicletas são apenas alguns exemplos de produtos tecnológicos que dependem da disponibilidade de várias matérias-primas metálicas para o seu desenvolvimento, produção e funcionamento. A Europa é deficitária nestas matérias-primas pois consome entre 25% e 30% dos metais existentes no mundo, mas apenas produz cerca de 3% a 5% desses metais. Assim, torna-se necessário encontrar fontes alternativas para obtenção destes elementos estratégicos.
Neste vídeo, aplicamos uma técnica, o processo electrodialítico, que está a ser desenvolvida pela equipa do laboratório RESOLUTION para recuperar, a partir de um resíduo industrial, um dos elementos que constam da lista de matérias-primas essenciais da CE: o cobalto.

Vê o vídeo e responde às questões apresentadas aqui. 

DCEA_02

DRONES EM ENGENHARIA DO AMBIENTE

Sabias que os drones são uma ferramenta muito útil na Engenharia do Ambiente? As imagens recolhidas pelos drones constituem bases de dados georreferenciadas e originam diferentes produtos (modelos digitais de superfície, modelos 3D, fotografias aéreas, entre outros) que são frequentemente utilizados na monitorização de arribas, litorais baixos e arenosos, sistemas dunares, frentes urbanas e, até mesmo, no controlo das obras de defesa costeira, como os esporões!

Vê o vídeo e depois responde às questões apresentadas aqui. 

DCEA_03

O FUTURO DO PLANETA NAS TUAS MÃOS

Desde a revolução industrial, assistimos ao aumento acelerado do uso de recursos naturais, como recursos energéticos fósseis para produção de eletricidade e combustíveis, área de florestas para agricultura, exploração de minerais e metais para as muitas máquinas que usamos. Este consumo crescente está a resultar na alteração do clima, na perda da biodiversidade e na destruição de ecossistemas importantes para a nossa vida no Planeta.
Quais as soluções para o uso sustentável dos recursos naturais? A Eng. do Ambiente fornece-te as ferramentas para trabalhares para a sustentabilidade do Planeta, seja no âmbito das empresas, de suporte a decisões políticas ou outras organizações.

Vê o vídeo e depois responde às questões apresentadas aqui. 

DCEA_04

POLUIÇÃO E ECOTOXICOLOGIA: VEM CONHECER COMO PODEMOS AVALIAR A PRESENÇA DE POLUENTES NO AMBIENTE E OS SEUS EFEITOS NOS SERES VIVOS

Um Engenheiro do Ambiente da NOVA ficará preparado para analisar, planear e actuar numa situação de desastre ambiental e aconselhar os decisores políticos e a comunidade em geral, como podem monitorizar e proteger o ambiente da contaminação antropogénica.

 

Vê o vídeo e depois responde às questões apresentadas aqui.  

DCEA_05

LABORATÓRIOS VIVOS (LIVING LABS)

Sabias que o envolvimento ativo da comunidade através de metodologias participativas pode ajudar na resolução de problemas ambientais? Os laboratórios vivos são locais de experimentação, cocriação e partilha de conhecimento que permitem o desenvolvimento de soluções coletivas que incluem abordagens formais e não formais de forma a responder às ameaças e desafios da sustentabilidade nos dias de hoje.

Vê o vídeo e depois responde às questões apresentadas aqui.