Início > Departamento de Ciências e Tecnologia da Biomassa

Departamento de Ciências e Tecnologia da Biomassa

01_DCTB

SABES TUDO SOBRE ALIMENTAÇÃO? QUERES SABER MAIS? ESPREITA AQUI ALGUNS MITOS DA ALIMENTAÇÃO!

Em Portugal é possível ter acesso a uma diversidade enorme de géneros alimentícios, sendo que a Cozinha Portuguesa tem sido distinguida pela excelência e mérito e pela imensa variedade de pratos e petiscos. Mas com o crescimento da cultura gastronómica, vão também surgindo mitos e convicções que, muitas vezes, não têm qualquer fundamento científico, nem técnico, nem legal.

Neste vídeo podes tentar verificar se sabes tudo sobre alguns mitos da alimentação.

Vídeo preparado com o apoio da CP do Mestrado em Tecnologia e Segurança Alimentar

 

Sofia Mendes, sa.mendes@campus.fct.unl.pt

Catarina Oliveira, cid.oliveira@campus.fct.unl.pt

DCTB_02

OS EMOJIS DA COUVE ROXA…

Sabias que a couve roxa também cora de acordo com o seu estado “emotivo”? 

Verde, azul, roxo, rosa, vermelho…  A couve roxa contém antocianinas, que são pigmentos responsáveis por uma variedade de cores em frutos, flores e folhas que variam do vermelho ao azul em função do pH da solução em que se encontram. Devido a estas propriedades das antocianinas, é possível utilizar um extrato de couve roxa como indicador do pH (identificando se é ácido, neutro ou alcalino). A sua incorporação em materiais pode resultar num material inteligente (por exemplo, embalagem de alimentos) – que indica o pH.

Vem experimentar e descobrir qual o pH de alguns alimentos e de outras soluções com que lidas diariamente! 

Neste vídeo podes tentar ver o que podes fazer em casa.

João Afonso Pires, jr.pires@campus.fct.unl.pt

Carolina Rodrigues, cpe.rodrigues@campus.fct.unl.pt

DCTB_03

PODE A BIOMASSA CONTRIBUIR PARA A SUSTENTABILIDADE DO PLANETA?

O Departamento de Ciências e Tecnologia da Biomassa tem focado a sua investigação em áreas que se complementam para a contribuição da biomassa no sistema planetário, tais como a valorização de resíduos alimentares ou culturas energéticas. Queres saber se a biomassa é uma alternativa energética sustentável? Queres ficar a conhecer quais as perspetivas do avanço da tecnologia no uso de biomassa residual para a produção de bioplásticos?

Nesta palestra poderás ver respondidas algumas destas questões pertinentes.

Ana Luisa Fernando, Professora no Departamento de Ciências e Tecnologia da Biomassa e Investigadora no Metrics, ala@fct.unl.pt

DCTB_04

PORQUE DEVEMOS COLOCAR AS PILHAS NO PILHÃO?

Metais pesados como o cádmio, o mercúrio e o chumbo, devido ao seu uso extensivo (exemplo da sua utilização em baterias e pilhas), à toxicidade de algumas de suas formas combinadas ou elementares e à sua ampla distribuição no ambiente, têm potencial de causar impacto no ambiente e no Homem. 

Nesta palestra poderás apreender um pouco mais sobre os metais pesados.

Ana Luisa Fernando, Professora no Departamento de Ciências e Tecnologia da Biomassa e Investigadora no Metrics, ala@fct.unl.pt