Início > Departamento de Matemática

Departamento de Matemática

1-01_DQ

EPIDEMIAS: SIMULAR PARA COMPREENDER.

A Matemática revela-se muito útil para descrever a propagação de doenças contagiosas. Vamos ver como! Apresentaremos um simulador de epidemias (https://dm.divulgacao.webhost.fct.unl.pt) que permite compreender melhor os efeitos dos processos de contágio e das medidas de controle a aplicar.

2-01_DQ

MATEMÁTICA 4.0

A Matemática 4.0 foi o título dado a esta sessão para acompanhar os desenvolvimentos societais da revolução 4.0. Cidades inteligentes, internet das coisas, veículos autónomos, automação, são termos correntes hoje em dia para descrever como a Inteligência Artificial vai influenciar o futuro das cidades, das habitações, das viaturas, da agricultura, das fábricas, da medicina, entre muitos outros. Em todos estes novos contextos a Matemática está sempre presente e em particular a Otimização tem um papel preponderante em muitos processos de decisão complexos. Se tivesses que decidir onde colocar serviços essenciais numa cidade, o que farias? Sabias que este é um dos muitos problemas que a otimização trata? Este vídeo de cerca de 15 minutos pode dar-te algumas destas respostas!!

3-01_DQ

O MISTERIOSO DODECAEDRO ROMANO

Nos últimos 300 anos foram encontrados mais de 100 objetos semelhantes em ruínas romanas. Todos dodecaedros e todos com buracos de tamanhos diferentes em cada uma das faces. Incrivelmente ninguém sabe para que serviam, trata-se de um dos maiores mistérios da arqueologia. Será que tu tens uma explicação para o Dodecaedro Romano? 

04-01_DQ

QUE IDADE TEM UMA ESTRELA? UMA COMBINAÇÃO PERFEITA ENTRE MATEMÁTICA E ASTROFÍSICA!

A determinação da idade de uma estrela é relevante em Astrofísica, nomeadamente nas teorias que descrevem a formação dos sistemas planetários e de estrelas e nas teorias que descrevem a evolução química das galáxias. Contudo, para a generalidade das estrelas, o seu cálculo não pode ser feito de forma direta, traduzindo-se num problema de Otimização. Vem conhecer este problema e quais as técnicas matemáticas que podem ser usadas na sua resolução.

05-01_DQ

QUERES UM DESAFIO? VEM DAÍ!

E porque a faculdade não é só estudar, vem conhecer o Núcleo de Matemática!