Início > Departamento de Informática

Departamento de Informática

Olá! Chegaste às atividades ExpoFCT do Departamento de Informática! Juntamente com o nosso laboratório de investigação – o NOVA LINCS – e com os alunos do Núcleo de Informática e do Núcleo de Design e Desenvolvimento de Videojogos, preparámos um conjunto de atividades que te permitirão espreitar algumas das coisas que aprenderás se vieres tirar o curso de Engenharia Informática connosco.

Participa nas várias actividades e habilita-te a ganhar uma coluna bluetooth Ultimate Ears Boom 3. Quanto mais atividades fizeres mais hipóteses tens de ganhar!

PROGRAMAR: O JOGO DA ADIVINHA

Nesta atividade vamos desenvolver um jogo utilizando a popular linguagem de programação Python. O objectivo do nosso programa será descobrir o número em que o utilizador está a pensar. Ainda não sabes programar? Não faz mal. É hoje que vais começar!

 

EXPLORAR: INTERAÇÃO MULTIMODAL

Esta atividade dá a conhecer diversas aplicações desenvolvidas (ou em desenvolvimento) por alunos do Mestrado Integrado em Engenharia Informática (MIEI) que envolvem realidade aumentada, realidade virtual, desenvolvimento de jogos e computação móvel. Para cada aplicação existe um pequeno vídeo que demonstra o seu funcionamento seguido de um questionário sobre o tema e as tecnologias envolvidas na sua implementação.

JOGOS: “HACK KING”

O jogo é impossível de terminar. Achas que consegues alterar o código, terminar o jogo e vencer? Esta atividade, preparada pelo Núcleo de Design e Desenvolvimento de Videojogos, consiste num jogo de plataformas em que é impossível chegar ao final. Pode haver alguma barreira no teu caminho, podes não conseguir saltar suficientemente alto, etc. O que importa é que para poderes passar cada nível vais ter de “hackear” o jogo e mudar o código. Podes passar a saltar mais alto, mudar o valor da gravidade, adicionar ou remover plataformas, etc. As possibilidades são infinitas!

CONHECER: O QUE SÃO REDES NEURONAIS?

As redes neuronais artificiais permitem ensinar o computador a resolver problemas a partir de exemplos, mesmo quando nós não sabemos explicar como se resolve o problema. Assim, as redes neuronais são capazes de aprender a ganhar jogos como Xadrez e Go, a identificar objectos em imagens, a recomendar produtos que possam interessar a um utilizador ou até a gerar imagens, sons e vídeos de aspecto realista. Esta atividade dá uma breve introdução a estes poderosos modelos.

 

DESENVOLVER: PÁGINAS WEB 

Nesta atividade, preparada pelo Núcleo de Informática, iremos criar um website de raíz usando o WordPress, um CMS (Content Management System) que é utilizado por 40% de todos os websites. Começaremos por montar um servidor de desenvolvimento local (offline) e de seguida instalaremos o WordPress e mergulharemos no seu funcionamento.