A investigação realizada na UCIBIO tem como objetivo desenvolver ferramentas de diagnóstico, fármacos, terapias para o cancro e materiais recicláveis a partir de resíduos, assim como ferramentas para assegurar a segurança na saúde e ambiente. Assim, a sua investigação tem impacto na saúde, ambiente e bioeconomia. A UCIBIO é uma Unidade de Investigação que beneficia do potencial da investigação básica e aplicada, na interface entre Química, Biologia e Engenharia permitindo abordar questões ao nível atómico, molecular, sub-celular, celular, interações celulares e dinâmica evolutiva de populações.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Sala: Piso 0
Localização no Campus

A Crio-Microscopia Eletrónica (CryoEM) permite a obtenção de imagens de amostras biológicas a temperaturas muito baixas (-196 ºC), dando informação estrutural e funcional, com detalhe quase atómico, de grandes complexos de proteínas num estado próximo do nativo. Aqui, aprenderás como as estruturas 3D de macromoléculas podem ser obtidas por CryoEM e como esta tecnologia é usada na descoberta de novos fármacos para o tratamento de várias doenças. Vem conhecer o projeto CryoEM@NOVA, do programa ERA Chair do Horizonte Europa, e as oportunidades que oferece para conheceres melhor esta tecnologia.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Sala: 6º Piso
Hora de início: , , , , , , , , ,
Localização no Campus

O ouro em solução não é dourado... Vem descobrir de que cor é! Nesta demonstração vamos ver duas aplicações importantes das nanopartículas de ouro para o diagnóstico de doenças: • Testes de fluxo lateral para detetar doenças infeciosas. Exemplo dos testes de antigénio de SARS-CoV-2 • Testes genéticos para detetar doenças e outras condições médicas.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Sala: 2º Piso (DQ e DCV)
Localização no Campus

As coleções de culturas mantêm, estudam e disponibilizam microrganismos. Têm um papel importante na investigação científica e no apoio às indústrias biotecnológicas. A Coleção Portuguesa de Culturas de Leveduras (PYCC) é a mais antiga coleção Portuguesa e tem mais de 5000 culturas de micróbios de interesse clínico ou industrial.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Sala: 2.15
Hora de início: , , , , , , , , ,
Localização no Campus

Todos os seres vivos armazenam a sua informação genética nas moléculas de ácidos núcleicos, geralmente, no DNA. Apesar de não ser possível observar a estrutura do DNA a olho nu, é possível extraí-lo e observar o aglomerado de moléculas que ele forma, apresentando um aspeto filamentoso. O visitante poderá ver e executar a extração do DNA do morango enquanto descobre um pouco mais sobre a importância desta molécula e a vida académica no Campus da Caparica. (atividade dinamizada pelos alunos Núcleo BCM)
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Sala: Patamar Norte, Piso 2 (entrada para as atividades do DCV)
Hora de início: , , , , , , , , , ,
Localização no Campus

Vem ver e saber das células que te defendem! Queremos que venhas descobrir o mundo complexo e maravilhoso do sistema imunitário. Será que elas conseguem vencer todas as batalhas? Nesta atividade é possível tomar conhecimento do sistema imunitário e através da visualização de leucócitos humanos, e de uma divertida banda desenhada são sensibilizados para conceitos relacionados com a função dos vários leucócitos, a sua relação com patologias e interesse clínico.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Sala: 2.03
Hora de início: , , , , , , , , , ,
Localização no Campus