Gostavas de vir conhecer um núcleo inclusivo e que celebra quem tu és? Vem conhecer o NuPride, o núcleo LGBTQ+ da FCT NOVA. Na nossa banca, poderás ficar a conhecer um pouco mais sobre história LGBTQ+ e quais os momentos que marcaram a nossa comunidade, com o nosso desafio sobre história. Se história não for para ti, temos também um quiz para testar os teus conhecimentos sobre as várias bandeiras da comunidade. Se mesmo assim ainda não te convencemos, podes simplesmente passar na nossa banca e dar uma vista de olhos pelo nosso merchandising, e ficar ainda a conhecer um pouco mais sobre o nosso núcleo!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Relvado da biblioteca
Uma das atividades do Laboratório de e-Learning consiste no registo fotográfico, principalmente para a ilustração de conteúdos educativos. Não obstante por nossa iniciativa ou a pedido registamos muito do que se passa na vida da faculdade. Este mural presta testemunho dessa realidade.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
MARE é um centro de investigação científica que desenvolve as suas atividades de investigação orientadas para os problemas e desafios da sociedade. O MARE tem competências técnicas e científicas para abordar todos os ecossistemas aquáticos, incluindo bacias hidrográficas e áreas adjacentes, estuários, ecossistemas marinhos costeiros e oceânicos.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório de Hidráulica
Conjunto de vídeos ilustrativos de vários projetos que lidam com questões ambientais complexas e assentam na mobilização da sociedade para a persecução dos seus objetivos.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório de Hidráulica
O solo é um recurso não renovável à escala humana, que abriga milhões de organismos. Suporta ecossistemas, fornece alimentos e outros recursos essenciais; filtra a água da chuva e controla cheias e inundações. Tem um papel fundamental no combate às alterações climáticas, capturando e armazenando CO2. Mas a sua degradação pode ocorrer por perda de matéria orgânica, erosão, mudanças de salinidade, contaminação, compactação, deslizamento de terras, perda da biodiversidade. ´É imperativo proteger os solos. Vem aprender sobre o solo, quais os fatores de degradação e como o podemos proteger.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório de Hidráulica
Queres ter um percurso académico diferenciador? Então vem conhecer a In-Nova! A In-Nova é a Júnior Empresa da FCT NOVA, na nossa organização, tens a oportunidade de contactar com o mundo empresarial antes da tua entrada para o mercado de trabalho, o que te permite desenvolver as tuas soft e hard skills ao máximo. Funcionamos como uma empresa real e desenvolvemos projetos na área da robótica e do desenvolvimento web e mobile. Curios@? Vem conhecer-nos e descobre se queres ser Júnior Empresári@!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
A Química é frequentemente vista como aborrecida e difícil de compreender. Contudo, a Química é uma ciência com impacto a TODOS os níveis da sociedade, sendo a ciência responsável pela criação dos materiais que compõem o nosso Mundo, seja na comida que ingerimos, na roupa que vestimos e em todos os objetos que utilizamos! A Química em Ação pretende fazer pequenas demonstrações de processos químicos muito simples, que podem ser explicados de uma maneira divertida e descontraída para todos os visitantes da nossa EXPO!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório 417
O núcleo de Química Aplicada irá oferecer diversas atividades relacionadas com a química. Entre os químicos, poderão ter acesso à vossa própria impressão digital em cartão e descobrir a mensagem invisível. No entanto, o jogo principal será o jogo da memória onde aprenderão diversas novas moléculas e um pequeno quizz, com muitas curiosidades sobre a área. Também poderão conhecer alunos e os diversos trabalhos feitos pelos mesmos durante os 3 anos.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Piso 1
Hora de início: , , , , , , , , , , ,
O plasma é um gás parcialmente ionizado, considerado o 4.º estado da matéria e o mais abundante no universo (99%). Está presente em diferentes fenómenos naturais (relâmpagos, auroras boreais, ...), bem como no dia-a-dia (por exemplo, amonitores de plasma). O plasma foi descoberto em 1879 por William Crookes, que através de um tubo identificou uma matéria que chamou “matéria radiante”. Em 1928 Irving Langmuir designou-o por plasma devido à analogia existente com o plasma sanguíneo. Nesta atividade é demonstrado como utilizar o plasma para desenvolver filmes para aplicações tecnológicas e na medicina.
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Piso 1, lab. 123 C, Laboratório de Plasmas e Aplicações
Hora de início: , , , , , , , ,
Neste laboratório pretende-se estudar reações iniciadas por eletrões em regime de energia até 100 eV. Através da produção de um feixe de eletrões de alta resolução em energia, estudamos padrões de fragmentação de moléculas pela análise de iões formados em função da energia.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: lab 123
- Como se contraem os nossos músculos? - medidas da atividade muscular; - Como avaliar o nosso estado físico? - medidas eletrofisiológicas: respiração, atividade cardíaca e outras; - Sabias que seres humanos irradiam radiação infravermelha com um comprimento de onda de 10 µm? - a termografia pode ser um método complementar para diagnóstico de patologias circulatórias e inflamação.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 1, laboratório de Engenharia Biomédica
Hora de início: , , , , , , , , , ,
As técnicas de espetroscopia permitem-nos conhecer os materiais para além do que o olho humano permite. A espetroscopia Raman permite identificar e diferenciar os materiais com base nos modos como as suas moléculas vibram. Nesta atividade iremos distinguir materiais do quotidiano, de interesse artístico e médico.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Lab 120 – sala Raman
Hora de início: , , , , ,
Há um mundo para além da nossa visão. Tens noção dos efeitos das alterações climáticas e da poluição ao nível microscópico? Então, vem ver ao pormenor.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório de Hidráulica
Fazes ideia da quantidade de organismos com que te podes cruzar numa só ida à praia? Então, vem descobrir!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório de HIdráulica
Biomodel Go: Jogo interativo que te permite descobrir qual o modelo biológico mais adequado ao problema ambiental.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório de Hidráulica
Partibridges é um projeto Erasmus +, em que se trabalha a ideia de que a participação jovem deve ser compreendida de forma ampla e evolutiva, assim como estimulada por pedagogias colaborativas e ativas. Esta atividade proporcionará uma viagem por caminhos da participação jovem ativa, através de um quiz online, na construção coletiva de uma pesca artesanal sustentável.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório de HIdráulica
A pesca artesanal é uma realidade nas localidades costeiras. Diferentes artes de pesca têm acompanhado o processo evolutivo humano enquanto uma profissão milenar, o que mostra a sua grande valia. Com o apoio do MAR 2020, nasce o Projeto Smart Fishing (www.smartfishing.olo.blue/), que se foca no repensar a pesca artesanal com ações em territórios costeiros e ribeirinhos que motivem o pescador a participar nas decisões que afetam a sua profissão, incluindo a sua relação com o meio ambiente. Venham visitar a instalação do Smart Fishing e participar em rodas abertas de discussão!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório de Hidráulica
A atividade “Invasão do Plástico!” irá mostrar todo o processo de amostragem e tratamento das amostras, desde a “caça” dos plásticos na areia, até à identificação dos mesmos na lupa. Porque mesmo quando a areia parece estar limpa, existe um mundo de mini plásticos que o olho nu não vê, mas muitos animais marinhos acabam por ingerir, por exemplo os peixes que confundem os microplásticos com o plâncton, chegando assim à cadeia alimentar humana. Vem saber mais sobre a poluição por plásticos e microplásticos!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório de HIdráulica
A produção e consumo de produtos sem a adequada recuperação dos resíduos gerados, requerem comportamentos e políticas mais sustentáveis para minimizar impactos negativos sobre o ambiente e saúde humana. Para evitar a incineração ou deposição em aterro, o ciclo biológico da economia circular dos resíduos, ou seja, a valorização orgânica através da compostagem ou digestão anaeróbia é uma opção, desde que os resíduos tenham características adequadas. Vamos conhecer o ciclo biológico da economia circular dos resíduos e mostrar exemplos de materiais já no mercado certificados como compostáveis.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório de Hidráulica
A compra de alimentos embalados aumenta a quantidade de resíduos plásticos consumidos. Mas o que acontece às embalagens? As que são recolhidas seletivamente seguem para estações de triagem, onde equipamentos permitem a separação e o encaminhamento dos plásticos para a indústria recicladora. Aí assegura-se a qualidade necessária para transformação em novos produtos. Por norma, estes novos produtos possuem valor inferior ao original (downcycling) muitas vezes associado à contaminação. Existirão soluções que promovam o upcycling (os materiais têm um destino igual ao inicial)?
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório de HIdráulica