Gostavas de vir conhecer um núcleo inclusivo e que celebra quem tu és? Vem conhecer o NuPride, o núcleo LGBTQ+ da FCT NOVA. Na nossa banca, poderás ficar a conhecer um pouco mais sobre história LGBTQ+ e quais os momentos que marcaram a nossa comunidade, com o nosso desafio sobre história. Se história não for para ti, temos também um quiz para testar os teus conhecimentos sobre as várias bandeiras da comunidade. Se mesmo assim ainda não te convencemos, podes simplesmente passar na nossa banca e dar uma vista de olhos pelo nosso merchandising, e ficar ainda a conhecer um pouco mais sobre o nosso núcleo!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Relvado da biblioteca
Uma das atividades do Laboratório de e-Learning consiste no registo fotográfico, principalmente para a ilustração de conteúdos educativos. Não obstante por nossa iniciativa ou a pedido registamos muito do que se passa na vida da faculdade. Este mural presta testemunho dessa realidade.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Na 15.ª edição da EXPO estreamos a 1.ª edição do EXPOtáculo! Não podes perder!
Curiosidades sobre a evolução dos dinossauros, por Octávio Mateus
Os dinossauros evoluíram durante milhões de anos com estratégias evolutivas tão diferentes como curiosas: carnívoros que deram origam às aves, gigantes herbívoros com cauda de chicote, e fósseis portugueses quem contam sobre estes animais viveram.
Game Show "Sotomayor Family Feud"
Com Cristiano Barata, Inês Moreira, Pedro Tavares e João Sotomayor (special guest)
Percurso(s):
Duração: 60 minutos
Local:
Sala: Grande Auditório
Hora de início:
O Campus VR é uma atividade desenvolvida pelo Núcleo de Informática FCT NOVA onde podes ver todo o campus da faculdade em formato virtual! Num ambiente de total imersão virtual, podes caminhar livremente e apreciar a dimensão do Campus da Caparica através da aplicação de realidade virtual, desenvolvida para telemóveis, que foi desenvolvida inteiramente por alunos do Mestrado Integrado e da Licenciatura em Engenharia Informática. Juntamente a esta atividade, membros do Núcleo estarão presentes na sala para falar sobre a realidade da Engenharia Informática na FCT NOVA do ponto de vista do aluno (LEI e MIEI).
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: 117
MARE é um centro de investigação científica que desenvolve as suas atividades de investigação orientadas para os problemas e desafios da sociedade. O MARE tem competências técnicas e científicas para abordar todos os ecossistemas aquáticos, incluindo bacias hidrográficas e áreas adjacentes, estuários, ecossistemas marinhos costeiros e oceânicos.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório de Hidráulica
Está convidado para conversar com o coordenador de curso e com membros da comissão científica de forma a esclarecer todas as dúvidas que possa ter sobre o curso, o seu funcionamento, objetivos e condições de acesso.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: 115
Conjunto de vídeos ilustrativos de vários projetos que lidam com questões ambientais complexas e assentam na mobilização da sociedade para a persecução dos seus objetivos.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório de Hidráulica
Está convidado para conversar com os coordenadores das licenciaturas em Engenharia Física e Engenharia Biomédica e com alguns membros dos núcleos de Engenharia Física (NEFCT) e de Engenharia Biomédica (NBN) para esclarecer todas as dúvidas sobre o seu futuro.
Duração: 60 minutos
Local:
Sala: Auditório Prof. Manuel Laranjeira
Hora de início: ,
A pobreza energética à escala local em Portugal requer soluções que têm sido estudadas em projetos nacionais e europeus em curso pelo FIREFLY LAB, CENSE, DCEA. A pobreza energética é um problema social que afeta o bem-estar e saúde de milhões de pessoas na UE e em Portugal. Calor, frio, refrigeração, iluminação e energia são serviços essenciais para garantir habitações confortáveis e eficientes e a saúde e nível de vida adequado dos cidadãos. As famílias em pobreza energética têm níveis inadequados desses serviços essenciais de energia sendo necessárias soluções para a sua resolução.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório de HIdráulica
O solo é um recurso não renovável à escala humana, que abriga milhões de organismos. Suporta ecossistemas, fornece alimentos e outros recursos essenciais; filtra a água da chuva e controla cheias e inundações. Tem um papel fundamental no combate às alterações climáticas, capturando e armazenando CO2. Mas a sua degradação pode ocorrer por perda de matéria orgânica, erosão, mudanças de salinidade, contaminação, compactação, deslizamento de terras, perda da biodiversidade. ´É imperativo proteger os solos. Vem aprender sobre o solo, quais os fatores de degradação e como o podemos proteger.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório de Hidráulica
Queres ter um percurso académico diferenciador? Então vem conhecer a In-Nova! A In-Nova é a Júnior Empresa da FCT NOVA, na nossa organização, tens a oportunidade de contactar com o mundo empresarial antes da tua entrada para o mercado de trabalho, o que te permite desenvolver as tuas soft e hard skills ao máximo. Funcionamos como uma empresa real e desenvolvemos projetos na área da robótica e do desenvolvimento web e mobile. Curios@? Vem conhecer-nos e descobre se queres ser Júnior Empresári@!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
A Química é frequentemente vista como aborrecida e difícil de compreender. Contudo, a Química é uma ciência com impacto a TODOS os níveis da sociedade, sendo a ciência responsável pela criação dos materiais que compõem o nosso Mundo, seja na comida que ingerimos, na roupa que vestimos e em todos os objetos que utilizamos! A Química em Ação pretende fazer pequenas demonstrações de processos químicos muito simples, que podem ser explicados de uma maneira divertida e descontraída para todos os visitantes da nossa EXPO!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório 417
O plasma é um gás parcialmente ionizado, considerado o 4.º estado da matéria e o mais abundante no universo (99%). Está presente em diferentes fenómenos naturais (relâmpagos, auroras boreais, ...), bem como no dia-a-dia (por exemplo, amonitores de plasma). O plasma foi descoberto em 1879 por William Crookes, que através de um tubo identificou uma matéria que chamou “matéria radiante”. Em 1928 Irving Langmuir designou-o por plasma devido à analogia existente com o plasma sanguíneo. Nesta atividade é demonstrado como utilizar o plasma para desenvolver filmes para aplicações tecnológicas e na medicina.
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Piso 1, lab. 123 C, Laboratório de Plasmas e Aplicações
Hora de início: , , , , , , , ,
Neste laboratório pretende-se estudar reações iniciadas por eletrões em regime de energia até 100 eV. Através da produção de um feixe de eletrões de alta resolução em energia, estudamos padrões de fragmentação de moléculas pela análise de iões formados em função da energia.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: lab 123
- Como se contraem os nossos músculos? - medidas da atividade muscular; - Como avaliar o nosso estado físico? - medidas eletrofisiológicas: respiração, atividade cardíaca e outras; - Sabias que seres humanos irradiam radiação infravermelha com um comprimento de onda de 10 µm? - a termografia pode ser um método complementar para diagnóstico de patologias circulatórias e inflamação.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 1, laboratório de Engenharia Biomédica
Hora de início: , , , , , , , , , ,
Será possível desenvolver, com base em princípios físicos, um comboio sem rodas, eixos, transmissão e linhas aéreas, mantendo a eficiência energética e velocidade? Sim, a levitação por repulsão magnética já não é ficção científica! Atualmente, podemos desenvolver um comboio, equipado com ímanes fortes, de polarização oposta à dos metais que constituem os carris, gerando uma força magnética oposta à força gravítica terrestre, possibilitando, deste modo, uma redução no atrito de contacto. Estás preparado para observar este fenómeno físico, numa demonstração simples e prática?
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Entrada principal do edifício
Hora de início: , , , , , , , ,
A conclusão do Ensino Secundário é particularmente importante para os alunos que pretendem ingressar no Ensino Superior, dado que existem inúmeras possibilidades de escolha relativamente à oferta educativa. Neste contexto, podem surgir algumas questões relacionadas com a distinção entre Engenharia Física e as restantes áreas de Engenharia, constituição do plano curricular, saídas profissionais e outros aspetos da vida académica. Estás convidado para conversar com alguns membros do Núcleo de Engenharia Física, esclarecendo todas as dúvidas sobre o teu futuro!
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: 203
Hora de início: , , , , , , , ,
A impressão 3D permite de uma forma customizada produzir diferentes tipos de materiais: cerâmicos, polímeros e metais. Nesta experiência podes observar a impressão e levitação.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Lab 209