Gostavas de vir conhecer um núcleo inclusivo e que celebra quem tu és? Vem conhecer o NuPride, o núcleo LGBTQ+ da FCT NOVA. Na nossa banca, poderás ficar a conhecer um pouco mais sobre história LGBTQ+ e quais os momentos que marcaram a nossa comunidade, com o nosso desafio sobre história. Se história não for para ti, temos também um quiz para testar os teus conhecimentos sobre as várias bandeiras da comunidade. Se mesmo assim ainda não te convencemos, podes simplesmente passar na nossa banca e dar uma vista de olhos pelo nosso merchandising, e ficar ainda a conhecer um pouco mais sobre o nosso núcleo!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Relvado da biblioteca
Uma das atividades do Laboratório de e-Learning consiste no registo fotográfico, principalmente para a ilustração de conteúdos educativos. Não obstante por nossa iniciativa ou a pedido registamos muito do que se passa na vida da faculdade. Este mural presta testemunho dessa realidade.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Visita a um cockpit virtual, explicando alguns dos instrumentos disponíveis para o piloto aviador virtual, exemplificando nesta aplicação. Recorrendo a modelos matemáticos sofisticados, esta simulação transporta-nos para a experiência de voo e demonstra a potencialidade as potencialidades da mesma em educação. Será que conseguimos aterrar em pleno nevoeiro?
Percurso(s):
Duração: 45 minutos
Local:
Sala: Piso 2, Ala Leste, DCSA - Laboratório 2.1, Rómulo de Carvalho
Hora de início: ,
Preocupas-te com o Ambiente? Costumas reciclar os plásticos? Os plásticos são constituídos por polímeros, compostos com peso molecular muito elevado e conferem propriedades muito interessantes aos materiais. Que polímeros conheces? Sabes os nomes dos plásticos comuns e de borrachas? e de que são feitas as bolas de futebol? Vem fazer este puzzle divertido e aprende muito mais sobre estes materiais!
Duração: 30 minutos
Sala: Sala 3.1
Hora de início: , , , ,
MARE é um centro de investigação científica que desenvolve as suas atividades de investigação orientadas para os problemas e desafios da sociedade. O MARE tem competências técnicas e científicas para abordar todos os ecossistemas aquáticos, incluindo bacias hidrográficas e áreas adjacentes, estuários, ecossistemas marinhos costeiros e oceânicos.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório de Hidráulica
Conjunto de vídeos ilustrativos de vários projetos que lidam com questões ambientais complexas e assentam na mobilização da sociedade para a persecução dos seus objetivos.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório de Hidráulica
O solo é um recurso não renovável à escala humana, que abriga milhões de organismos. Suporta ecossistemas, fornece alimentos e outros recursos essenciais; filtra a água da chuva e controla cheias e inundações. Tem um papel fundamental no combate às alterações climáticas, capturando e armazenando CO2. Mas a sua degradação pode ocorrer por perda de matéria orgânica, erosão, mudanças de salinidade, contaminação, compactação, deslizamento de terras, perda da biodiversidade. ´É imperativo proteger os solos. Vem aprender sobre o solo, quais os fatores de degradação e como o podemos proteger.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório de Hidráulica
Queres ter um percurso académico diferenciador? Então vem conhecer a In-Nova! A In-Nova é a Júnior Empresa da FCT NOVA, na nossa organização, tens a oportunidade de contactar com o mundo empresarial antes da tua entrada para o mercado de trabalho, o que te permite desenvolver as tuas soft e hard skills ao máximo. Funcionamos como uma empresa real e desenvolvemos projetos na área da robótica e do desenvolvimento web e mobile. Curios@? Vem conhecer-nos e descobre se queres ser Júnior Empresári@!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
A Química é frequentemente vista como aborrecida e difícil de compreender. Contudo, a Química é uma ciência com impacto a TODOS os níveis da sociedade, sendo a ciência responsável pela criação dos materiais que compõem o nosso Mundo, seja na comida que ingerimos, na roupa que vestimos e em todos os objetos que utilizamos! A Química em Ação pretende fazer pequenas demonstrações de processos químicos muito simples, que podem ser explicados de uma maneira divertida e descontraída para todos os visitantes da nossa EXPO!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório 417
O núcleo de Química Aplicada irá oferecer diversas atividades relacionadas com a química. Entre os químicos, poderão ter acesso à vossa própria impressão digital em cartão e descobrir a mensagem invisível. No entanto, o jogo principal será o jogo da memória onde aprenderão diversas novas moléculas e um pequeno quizz, com muitas curiosidades sobre a área. Também poderão conhecer alunos e os diversos trabalhos feitos pelos mesmos durante os 3 anos.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Piso 1
Hora de início: , , , , , , , , , , ,
O plasma é um gás parcialmente ionizado, considerado o 4.º estado da matéria e o mais abundante no universo (99%). Está presente em diferentes fenómenos naturais (relâmpagos, auroras boreais, ...), bem como no dia-a-dia (por exemplo, amonitores de plasma). O plasma foi descoberto em 1879 por William Crookes, que através de um tubo identificou uma matéria que chamou “matéria radiante”. Em 1928 Irving Langmuir designou-o por plasma devido à analogia existente com o plasma sanguíneo. Nesta atividade é demonstrado como utilizar o plasma para desenvolver filmes para aplicações tecnológicas e na medicina.
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Piso 1, lab. 123 C, Laboratório de Plasmas e Aplicações
Hora de início: , , , , , , , ,
Neste laboratório pretende-se estudar reações iniciadas por eletrões em regime de energia até 100 eV. Através da produção de um feixe de eletrões de alta resolução em energia, estudamos padrões de fragmentação de moléculas pela análise de iões formados em função da energia.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: lab 123
Exposição de alguns protótipos de startups e desenvolvidos na UC Projeto em Engenharia Biomédica que consistem em dar resposta a uma lacuna em contexto clínico, entre os quais Terapia da Fala em contexto infantil e Intervenção em radiologia. Aplicação de Gestão de Informação de Utentes - há uma dificuldade em gerir a informação de cada utente e pelna partilha da mesma sem comprometer a privacidade. Assim, desenvolveu-se uma aplicação móvel que permite a gestão da informação de utentes. Para tal, utilizou-se a Firebase, incorporada no software Android Studio.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 2, a entrada do Departamento de Física
Hora de início: , , , , , , , , , ,
- Como se contraem os nossos músculos? - medidas da atividade muscular; - Como avaliar o nosso estado físico? - medidas eletrofisiológicas: respiração, atividade cardíaca e outras; - Sabias que seres humanos irradiam radiação infravermelha com um comprimento de onda de 10 µm? - a termografia pode ser um método complementar para diagnóstico de patologias circulatórias e inflamação.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 1, laboratório de Engenharia Biomédica
Hora de início: , , , , , , , , , ,
Os alunos terão a possibilidade de entrar em contacto com as várias vertentes desta área. Teremos um eletrocardiógrafo de baixo custo que permitirá ver, com o auxílio de um osciloscópio e elétrodos, o batimento cardíaco em tempo real – tal como iriam aprender na UC Eletrónica. Além disso, os alunos poderão optar por conhecer mais de outros ramos, como Biofísica, Biomateriais, Anatomia, Eletrofisiologia, Imagem Médica, Biomecânica, Hemodinâmica e Sistemas de Informação Médica - existirá um quiz dinâmico e com curiosidades sobre cada área.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Entrada principal do edifício
Hora de início: , , , , , , , , , ,
A impressão 3D permite de uma forma customizada produzir diferentes tipos de materiais: cerâmicos, polímeros e metais. Nesta experiência podes observar a impressão e levitação.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Lab 209
As técnicas de espetroscopia permitem-nos conhecer os materiais para além do que o olho humano permite. A espetroscopia Raman permite identificar e diferenciar os materiais com base nos modos como as suas moléculas vibram. Nesta atividade iremos distinguir materiais do quotidiano, de interesse artístico e médico.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Lab 120 – sala Raman
Hora de início: , , , , ,
As nanoestruturas possuem um imenso potencial de aplicação na área da saúde. Na Engenharia de Tecidos, que combina células e biomateriais para desenvolver substitutos biológicos para tecidos ou orgãos, as nanoestruturas são usadas como suporte à adesão, migração, proliferação e metabolismo celulares, para encapsular moléculas bioactivas ou como agentes antimicrobianos. Nesta actividade veremos alguns exemplos de produção de nanoestruturas: nanofibras de policaprolactona (um polímero sintético biocompatível e biodegradável) e nanopartículas de prata (um excelente agente antimicrobiano).
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Laboratório 240
Hora de início: , , , , , , , , ,
A impressão 3D tem uma grande aplicação na área da saúde com elevado impacto na reabilitação e na promoção da qualidade de vida. É nesta sequência que surge o 3D Printing Center for Health, criado pelos centros de Investigação LIBPhys e UNIDEMI e pelo Fablab FCT, que tem como objetivo promover, coordenar e aplicar atividades de desenvolvimento tecnológico com impacto social na área da saúde e independência funcional, com recurso à impressão 3D. Nesta atividade os alunos terão oportunidade de perceber como são desenvolvidos os dispositivos, quais os materiais usados na impressão e experimentar.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Lab 107
Hora de início: , , ,
Nesta atividade mostraremos como se cria uma peça mecânica desde a sua conceção, até à sua fabricação. Essa peça será modelada em CAD e depois de analisada será produzida num centro de maquinagem, por fresagem. A programação desta máquina será efetuada automaticamente por um computador (CAM). Será também demonstrado como fabricar uma determinada peça, da qual possuímos um modelo físico, fazendo a sua digitalização 3D, seguindo-se posteriormente a sua fabricação.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: DEMI, Piso 2, Lab de Tecnologia Industrial 2.04
Hora de início: , , ,