Preocupas-te com o Ambiente? Costumas reciclar os plásticos? Os plásticos são constituídos por polímeros, compostos com peso molecular muito elevado e conferem propriedades muito interessantes aos materiais. Que polímeros conheces? Sabes os nomes dos plásticos comuns e de borrachas? e de que são feitas as bolas de futebol? Vem fazer este puzzle divertido e aprende muito mais sobre estes materiais!
Duração: 30 minutos
Sala: Sala 3.1
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MARE é um centro de investigação científica que desenvolve as suas atividades de investigação orientadas para os problemas e desafios da sociedade. O MARE tem competências técnicas e científicas para abordar todos os ecossistemas aquáticos, incluindo bacias hidrográficas e áreas adjacentes, estuários, ecossistemas marinhos costeiros e oceânicos.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório de Hidráulica
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Conjunto de vídeos ilustrativos de vários projetos que lidam com questões ambientais complexas e assentam na mobilização da sociedade para a persecução dos seus objetivos.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório de Hidráulica
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Está convidado para conversar com os coordenadores das licenciaturas em Engenharia Física e Engenharia Biomédica e com alguns membros dos núcleos de Engenharia Física (NEFCT) e de Engenharia Biomédica (NBN) para esclarecer todas as dúvidas sobre o seu futuro.
Duração: 60 minutos
Local:
Sala: Auditório Prof. Manuel Laranjeira
Hora de início: ,
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A pobreza energética à escala local em Portugal requer soluções que têm sido estudadas em projetos nacionais e europeus em curso pelo FIREFLY LAB, CENSE, DCEA. A pobreza energética é um problema social que afeta o bem-estar e saúde de milhões de pessoas na UE e em Portugal. Calor, frio, refrigeração, iluminação e energia são serviços essenciais para garantir habitações confortáveis e eficientes e a saúde e nível de vida adequado dos cidadãos. As famílias em pobreza energética têm níveis inadequados desses serviços essenciais de energia sendo necessárias soluções para a sua resolução.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório de HIdráulica
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O solo é um recurso não renovável à escala humana, que abriga milhões de organismos. Suporta ecossistemas, fornece alimentos e outros recursos essenciais; filtra a água da chuva e controla cheias e inundações. Tem um papel fundamental no combate às alterações climáticas, capturando e armazenando CO2. Mas a sua degradação pode ocorrer por perda de matéria orgânica, erosão, mudanças de salinidade, contaminação, compactação, deslizamento de terras, perda da biodiversidade. ´É imperativo proteger os solos. Vem aprender sobre o solo, quais os fatores de degradação e como o podemos proteger.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório de Hidráulica
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O plasma é um gás parcialmente ionizado, considerado o 4.º estado da matéria e o mais abundante no universo (99%). Está presente em diferentes fenómenos naturais (relâmpagos, auroras boreais, ...), bem como no dia-a-dia (por exemplo, amonitores de plasma). O plasma foi descoberto em 1879 por William Crookes, que através de um tubo identificou uma matéria que chamou “matéria radiante”. Em 1928 Irving Langmuir designou-o por plasma devido à analogia existente com o plasma sanguíneo. Nesta atividade é demonstrado como utilizar o plasma para desenvolver filmes para aplicações tecnológicas e na medicina.
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Piso 1, lab. 123 C, Laboratório de Plasmas e Aplicações
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Neste laboratório pretende-se estudar reações iniciadas por eletrões em regime de energia até 100 eV. Através da produção de um feixe de eletrões de alta resolução em energia, estudamos padrões de fragmentação de moléculas pela análise de iões formados em função da energia.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: lab 123
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Será possível desenvolver, com base em princípios físicos, um comboio sem rodas, eixos, transmissão e linhas aéreas, mantendo a eficiência energética e velocidade? Sim, a levitação por repulsão magnética já não é ficção científica! Atualmente, podemos desenvolver um comboio, equipado com ímanes fortes, de polarização oposta à dos metais que constituem os carris, gerando uma força magnética oposta à força gravítica terrestre, possibilitando, deste modo, uma redução no atrito de contacto. Estás preparado para observar este fenómeno físico, numa demonstração simples e prática?
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Entrada principal do edifício
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A conclusão do Ensino Secundário é particularmente importante para os alunos que pretendem ingressar no Ensino Superior, dado que existem inúmeras possibilidades de escolha relativamente à oferta educativa. Neste contexto, podem surgir algumas questões relacionadas com a distinção entre Engenharia Física e as restantes áreas de Engenharia, constituição do plano curricular, saídas profissionais e outros aspetos da vida académica. Estás convidado para conversar com alguns membros do Núcleo de Engenharia Física, esclarecendo todas as dúvidas sobre o teu futuro!
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: 203
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A impressão 3D permite de uma forma customizada produzir diferentes tipos de materiais: cerâmicos, polímeros e metais. Nesta experiência podes observar a impressão e levitação.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Lab 209
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Dentro deste aparelho encontra-se uma bobina, que consiste num dispositivo eletrónico constituído por um fio condutor, enrolado sobre si mesmo, e que quando percorrido por corrente elétrica permite estabelecer um campo magnético. Não será interessante descobrir porque é que quando ligamos o interruptor, verificamos um fenómeno pouco intuitivo associado ao movimento vertical de anéis de constituição metálica?
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: 203
Hora de início: , , , , , , , ,
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O Globo de Plasma contém uma mistura de gases, composta por Hidrogénio e Árgon, a baixa pressão. No centro deste dispositivo, encontra-se um elétrodo submetido a uma diferença de potencial elevada, responsável pela excitação e ionização da mistura de gases. Ao voltarem ao estado fundamental, estes emitem luz dando origem ao plasma. Sabias que o princípio físico, demonstrado através do funcionamento do Globo de Plasma, está na base de ocorrências de natureza meteorológica, como os relâmpagos?
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: 213
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Desenvolvido inicialmente como um acelerador de partículas em 1929 por Robert J. Van de Graaff, o Gerador de Van de Graaff é um aparelho que produz tensões elétricas muito elevadas, sendo utilizado, em contexto académico, para o estudo de eletrização por atrito, cargas elétricas e rigidez dielétrica. Alguma vez tiveste oportunidade de contactar diretamente com um dispositivo desta natureza, ou semelhante? Vem conhecer os princípios de funcionamento do Gerador de Van de Graaff, com recurso a um protótipo desenvolvido por um antigo aluno do Mestrado Integrado em Engenharia Física!
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: 213
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A afirmação da Física como ciência moderna está intimamente ligada ao desenvolvimento da Mecânica, que consiste no estudo do movimento de corpos, à escala macroscópica, através de relações matemáticas. Sabias que algumas propriedades estudadas no âmbito deste domínio da Física, como a conservação do momento angular, servem de base para a orientação de satélites que orbitam a Terra? Vem descobrir, com uma demonstração simples e interativa, todos estes conceitos!
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: 213
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As técnicas de espetroscopia permitem-nos conhecer os materiais para além do que o olho humano permite. A espetroscopia Raman permite identificar e diferenciar os materiais com base nos modos como as suas moléculas vibram. Nesta atividade iremos distinguir materiais do quotidiano, de interesse artístico e médico.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Lab 120 – sala Raman
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Nesta atividade terás a oportunidade de aprender como funciona o laser, nomeadamente o laser solar, e quais são as suas aplicações. Serão apresentados alguns protótipos para conheceres melhor os seus componentes e poderás ter a oportunidade de assistir à emissão do feixe de laser solar (Laboratório de Laser Solar, atrás do Ed. VII). No caso das condições meteorológicas não permitirem a observação do laser solar em funcionamento, como alternativa poderás assistir ao funcionamento de um laser bombeado eletricamente e à medição de perfil do laser no laboratório 242 (Edifício I).
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Lab. Laser Solar (atrás do Ed. VII)
Hora de início: , , , , ,
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