Gostavas de vir conhecer um núcleo inclusivo e que celebra quem tu és? Vem conhecer o NuPride, o núcleo LGBTQ+ da FCT NOVA. Na nossa banca, poderás ficar a conhecer um pouco mais sobre história LGBTQ+ e quais os momentos que marcaram a nossa comunidade, com o nosso desafio sobre história. Se história não for para ti, temos também um quiz para testar os teus conhecimentos sobre as várias bandeiras da comunidade. Se mesmo assim ainda não te convencemos, podes simplesmente passar na nossa banca e dar uma vista de olhos pelo nosso merchandising, e ficar ainda a conhecer um pouco mais sobre o nosso núcleo!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Relvado da biblioteca
Uma das atividades do Laboratório de e-Learning consiste no registo fotográfico, principalmente para a ilustração de conteúdos educativos. Não obstante por nossa iniciativa ou a pedido registamos muito do que se passa na vida da faculdade. Este mural presta testemunho dessa realidade.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
O Campus VR é uma atividade desenvolvida pelo Núcleo de Informática FCT NOVA onde podes ver todo o campus da faculdade em formato virtual! Num ambiente de total imersão virtual, podes caminhar livremente e apreciar a dimensão do Campus da Caparica através da aplicação de realidade virtual, desenvolvida para telemóveis, que foi desenvolvida inteiramente por alunos do Mestrado Integrado e da Licenciatura em Engenharia Informática. Juntamente a esta atividade, membros do Núcleo estarão presentes na sala para falar sobre a realidade da Engenharia Informática na FCT NOVA do ponto de vista do aluno (LEI e MIEI).
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: 117
MARE é um centro de investigação científica que desenvolve as suas atividades de investigação orientadas para os problemas e desafios da sociedade. O MARE tem competências técnicas e científicas para abordar todos os ecossistemas aquáticos, incluindo bacias hidrográficas e áreas adjacentes, estuários, ecossistemas marinhos costeiros e oceânicos.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório de Hidráulica
Está convidado para conversar com o coordenador de curso e com membros da comissão científica de forma a esclarecer todas as dúvidas que possa ter sobre o curso, o seu funcionamento, objetivos e condições de acesso.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: 115
Conjunto de vídeos ilustrativos de vários projetos que lidam com questões ambientais complexas e assentam na mobilização da sociedade para a persecução dos seus objetivos.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório de Hidráulica
A pobreza energética à escala local em Portugal requer soluções que têm sido estudadas em projetos nacionais e europeus em curso pelo FIREFLY LAB, CENSE, DCEA. A pobreza energética é um problema social que afeta o bem-estar e saúde de milhões de pessoas na UE e em Portugal. Calor, frio, refrigeração, iluminação e energia são serviços essenciais para garantir habitações confortáveis e eficientes e a saúde e nível de vida adequado dos cidadãos. As famílias em pobreza energética têm níveis inadequados desses serviços essenciais de energia sendo necessárias soluções para a sua resolução.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório de HIdráulica
O solo é um recurso não renovável à escala humana, que abriga milhões de organismos. Suporta ecossistemas, fornece alimentos e outros recursos essenciais; filtra a água da chuva e controla cheias e inundações. Tem um papel fundamental no combate às alterações climáticas, capturando e armazenando CO2. Mas a sua degradação pode ocorrer por perda de matéria orgânica, erosão, mudanças de salinidade, contaminação, compactação, deslizamento de terras, perda da biodiversidade. ´É imperativo proteger os solos. Vem aprender sobre o solo, quais os fatores de degradação e como o podemos proteger.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório de Hidráulica
Queres ter um percurso académico diferenciador? Então vem conhecer a In-Nova! A In-Nova é a Júnior Empresa da FCT NOVA, na nossa organização, tens a oportunidade de contactar com o mundo empresarial antes da tua entrada para o mercado de trabalho, o que te permite desenvolver as tuas soft e hard skills ao máximo. Funcionamos como uma empresa real e desenvolvemos projetos na área da robótica e do desenvolvimento web e mobile. Curios@? Vem conhecer-nos e descobre se queres ser Júnior Empresári@!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
A Química é frequentemente vista como aborrecida e difícil de compreender. Contudo, a Química é uma ciência com impacto a TODOS os níveis da sociedade, sendo a ciência responsável pela criação dos materiais que compõem o nosso Mundo, seja na comida que ingerimos, na roupa que vestimos e em todos os objetos que utilizamos! A Química em Ação pretende fazer pequenas demonstrações de processos químicos muito simples, que podem ser explicados de uma maneira divertida e descontraída para todos os visitantes da nossa EXPO!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório 417
Neste laboratório pretende-se estudar reações iniciadas por eletrões em regime de energia até 100 eV. Através da produção de um feixe de eletrões de alta resolução em energia, estudamos padrões de fragmentação de moléculas pela análise de iões formados em função da energia.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: lab 123
Exposição de alguns protótipos de startups e desenvolvidos na UC Projeto em Engenharia Biomédica que consistem em dar resposta a uma lacuna em contexto clínico, entre os quais Terapia da Fala em contexto infantil e Intervenção em radiologia. Aplicação de Gestão de Informação de Utentes - há uma dificuldade em gerir a informação de cada utente e pelna partilha da mesma sem comprometer a privacidade. Assim, desenvolveu-se uma aplicação móvel que permite a gestão da informação de utentes. Para tal, utilizou-se a Firebase, incorporada no software Android Studio.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 2, a entrada do Departamento de Física
Hora de início: , , , , , , , , , ,
- Como se contraem os nossos músculos? - medidas da atividade muscular; - Como avaliar o nosso estado físico? - medidas eletrofisiológicas: respiração, atividade cardíaca e outras; - Sabias que seres humanos irradiam radiação infravermelha com um comprimento de onda de 10 µm? - a termografia pode ser um método complementar para diagnóstico de patologias circulatórias e inflamação.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 1, laboratório de Engenharia Biomédica
Hora de início: , , , , , , , , , ,
Os alunos terão a possibilidade de entrar em contacto com as várias vertentes desta área. Teremos um eletrocardiógrafo de baixo custo que permitirá ver, com o auxílio de um osciloscópio e elétrodos, o batimento cardíaco em tempo real – tal como iriam aprender na UC Eletrónica. Além disso, os alunos poderão optar por conhecer mais de outros ramos, como Biofísica, Biomateriais, Anatomia, Eletrofisiologia, Imagem Médica, Biomecânica, Hemodinâmica e Sistemas de Informação Médica - existirá um quiz dinâmico e com curiosidades sobre cada área.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Entrada principal do edifício
Hora de início: , , , , , , , , , ,
Será possível desenvolver, com base em princípios físicos, um comboio sem rodas, eixos, transmissão e linhas aéreas, mantendo a eficiência energética e velocidade? Sim, a levitação por repulsão magnética já não é ficção científica! Atualmente, podemos desenvolver um comboio, equipado com ímanes fortes, de polarização oposta à dos metais que constituem os carris, gerando uma força magnética oposta à força gravítica terrestre, possibilitando, deste modo, uma redução no atrito de contacto. Estás preparado para observar este fenómeno físico, numa demonstração simples e prática?
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Entrada principal do edifício
Hora de início: , , , , , , , ,
A conclusão do Ensino Secundário é particularmente importante para os alunos que pretendem ingressar no Ensino Superior, dado que existem inúmeras possibilidades de escolha relativamente à oferta educativa. Neste contexto, podem surgir algumas questões relacionadas com a distinção entre Engenharia Física e as restantes áreas de Engenharia, constituição do plano curricular, saídas profissionais e outros aspetos da vida académica. Estás convidado para conversar com alguns membros do Núcleo de Engenharia Física, esclarecendo todas as dúvidas sobre o teu futuro!
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: 203
Hora de início: , , , , , , , ,
A impressão 3D permite de uma forma customizada produzir diferentes tipos de materiais: cerâmicos, polímeros e metais. Nesta experiência podes observar a impressão e levitação.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Lab 209
Dentro deste aparelho encontra-se uma bobina, que consiste num dispositivo eletrónico constituído por um fio condutor, enrolado sobre si mesmo, e que quando percorrido por corrente elétrica permite estabelecer um campo magnético. Não será interessante descobrir porque é que quando ligamos o interruptor, verificamos um fenómeno pouco intuitivo associado ao movimento vertical de anéis de constituição metálica?
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: 203
Hora de início: , , , , , , , ,
O Globo de Plasma contém uma mistura de gases, composta por Hidrogénio e Árgon, a baixa pressão. No centro deste dispositivo, encontra-se um elétrodo submetido a uma diferença de potencial elevada, responsável pela excitação e ionização da mistura de gases. Ao voltarem ao estado fundamental, estes emitem luz dando origem ao plasma. Sabias que o princípio físico, demonstrado através do funcionamento do Globo de Plasma, está na base de ocorrências de natureza meteorológica, como os relâmpagos?
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: 213
Hora de início: , , , , , , , ,
Desenvolvido inicialmente como um acelerador de partículas em 1929 por Robert J. Van de Graaff, o Gerador de Van de Graaff é um aparelho que produz tensões elétricas muito elevadas, sendo utilizado, em contexto académico, para o estudo de eletrização por atrito, cargas elétricas e rigidez dielétrica. Alguma vez tiveste oportunidade de contactar diretamente com um dispositivo desta natureza, ou semelhante? Vem conhecer os princípios de funcionamento do Gerador de Van de Graaff, com recurso a um protótipo desenvolvido por um antigo aluno do Mestrado Integrado em Engenharia Física!
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: 213
Hora de início: , , , , , , , ,