Vem aprender connosco a produzir teus vídeos interactivos de forma simples, rápida e gratuita. Com a plataforma H5P podes inserir perguntas, imagens, links e outros elementos em vídeos disponíveis no YouTube (teus ou de outras pessoas) para criar vídeos e interações que cativarão ainda mais ao público. Cria e apresenta teus trabalhos escolares num formato surpreendente!
Percurso(s): ,
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: Piso 2, Ala Leste, DCSA - Laboratório 2.1, Rómulo de Carvalho
Hora de início: ,
Localização no Campus

Visita a um cockpit virtual, explicando alguns dos instrumentos disponíveis para o piloto aviador virtual, exemplificando nesta aplicação. Recorrendo a modelos matemáticos sofisticados, esta simulação transporta-nos para a experiência de voo e demonstra a potencialidade as potencialidades da mesma em educação. Será que conseguimos aterrar em pleno nevoeiro?
Percurso(s):
Duração: 45 minutos
Local:
Sala: Piso 2, Ala Leste, DCSA - Laboratório 2.1, Rómulo de Carvalho
Hora de início: ,
Localização no Campus

Apresentamos esta exposição fotográfica do projecto “Hi-BicLab. Laboratório de História para as Mobilidades Urbanas Sustentáveis: Políticas Cicláveis de Lisboa” e da antropóloga e cineasta Charlotte Seegers, que promove um olhar comparativo entre o passado e o presente, através de fotografias antigas (do Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico) e actuais. Convidamos a pensar que mudanças são perceptíveis na cidade nas formas de socialização e de mobilidade, em prol de quais sujeitos a cidade está construída e, por fim, que cidade queremos no presente e para o futuro.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: Piso 2, Ala Leste, DCSA - Laboratório 2.1, Rómulo de Carvalho
Hora de início: ,
Localização no Campus

Preocupas-te com o Ambiente? Costumas reciclar os plásticos? Os plásticos são constituídos por polímeros, compostos com peso molecular muito elevado e conferem propriedades muito interessantes aos materiais. Que polímeros conheces? Sabes os nomes dos plásticos comuns e de borrachas? e de que são feitas as bolas de futebol? Vem fazer este puzzle divertido e aprende muito mais sobre estes materiais!
Duração: 30 minutos
Sala: Sala 3.1
Hora de início: , , , ,
Localização no Campus

Está convidado para conversar com os coordenadores das licenciaturas em Engenharia Física e Engenharia Biomédica e com alguns membros dos núcleos de Engenharia Física (NEFCT) e de Engenharia Biomédica (NBN) para esclarecer todas as dúvidas sobre o seu futuro.
Duração: 60 minutos
Local:
Sala: Auditório Prof. Manuel Laranjeira
Hora de início: ,
Localização no Campus

O plasma é um gás parcialmente ionizado, considerado o 4.º estado da matéria e o mais abundante no universo (99%). Está presente em diferentes fenómenos naturais (relâmpagos, auroras boreais, ...), bem como no dia-a-dia (por exemplo, amonitores de plasma). O plasma foi descoberto em 1879 por William Crookes, que através de um tubo identificou uma matéria que chamou “matéria radiante”. Em 1928 Irving Langmuir designou-o por plasma devido à analogia existente com o plasma sanguíneo. Nesta atividade é demonstrado como utilizar o plasma para desenvolver filmes para aplicações tecnológicas e na medicina.
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Piso 1, lab. 123 C, Laboratório de Plasmas e Aplicações
Hora de início: , , , , , , , ,
Localização no Campus

Exposição de alguns protótipos de startups e desenvolvidos na UC Projeto em Engenharia Biomédica que consistem em dar resposta a uma lacuna em contexto clínico, entre os quais Terapia da Fala em contexto infantil e Intervenção em radiologia. Aplicação de Gestão de Informação de Utentes - há uma dificuldade em gerir a informação de cada utente e pelna partilha da mesma sem comprometer a privacidade. Assim, desenvolveu-se uma aplicação móvel que permite a gestão da informação de utentes. Para tal, utilizou-se a Firebase, incorporada no software Android Studio.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 2, a entrada do Departamento de Física
Hora de início: , , , , , , , , , ,
Localização no Campus

- Como se contraem os nossos músculos? - medidas da atividade muscular; - Como avaliar o nosso estado físico? - medidas eletrofisiológicas: respiração, atividade cardíaca e outras; - Sabias que seres humanos irradiam radiação infravermelha com um comprimento de onda de 10 µm? - a termografia pode ser um método complementar para diagnóstico de patologias circulatórias e inflamação.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 1, laboratório de Engenharia Biomédica
Hora de início: , , , , , , , , , ,
Localização no Campus

Os alunos terão a possibilidade de entrar em contacto com as várias vertentes desta área. Teremos um eletrocardiógrafo de baixo custo que permitirá ver, com o auxílio de um osciloscópio e elétrodos, o batimento cardíaco em tempo real – tal como iriam aprender na UC Eletrónica. Além disso, os alunos poderão optar por conhecer mais de outros ramos, como Biofísica, Biomateriais, Anatomia, Eletrofisiologia, Imagem Médica, Biomecânica, Hemodinâmica e Sistemas de Informação Médica - existirá um quiz dinâmico e com curiosidades sobre cada área.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Entrada principal do edifício
Hora de início: , , , , , , , , , ,
Localização no Campus

As nanoestruturas possuem um imenso potencial de aplicação na área da saúde. Na Engenharia de Tecidos, que combina células e biomateriais para desenvolver substitutos biológicos para tecidos ou orgãos, as nanoestruturas são usadas como suporte à adesão, migração, proliferação e metabolismo celulares, para encapsular moléculas bioactivas ou como agentes antimicrobianos. Nesta actividade veremos alguns exemplos de produção de nanoestruturas: nanofibras de policaprolactona (um polímero sintético biocompatível e biodegradável) e nanopartículas de prata (um excelente agente antimicrobiano).
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Laboratório 240
Hora de início: , , , , , , , , ,
Localização no Campus

A impressão 3D tem uma grande aplicação na área da saúde com elevado impacto na reabilitação e na promoção da qualidade de vida. É nesta sequência que surge o 3D Printing Center for Health, criado pelos centros de Investigação LIBPhys e UNIDEMI e pelo Fablab FCT, que tem como objetivo promover, coordenar e aplicar atividades de desenvolvimento tecnológico com impacto social na área da saúde e independência funcional, com recurso à impressão 3D. Nesta atividade os alunos terão oportunidade de perceber como são desenvolvidos os dispositivos, quais os materiais usados na impressão e experimentar.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Lab 107
Hora de início: , , ,
Localização no Campus

Nesta atividade terás a oportunidade de aprender como funciona o laser, nomeadamente o laser solar, e quais são as suas aplicações. Serão apresentados alguns protótipos para conheceres melhor os seus componentes e poderás ter a oportunidade de assistir à emissão do feixe de laser solar (Laboratório de Laser Solar, atrás do Ed. VII). No caso das condições meteorológicas não permitirem a observação do laser solar em funcionamento, como alternativa poderás assistir ao funcionamento de um laser bombeado eletricamente e à medição de perfil do laser no laboratório 242 (Edifício I).
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Lab. Laser Solar (atrás do Ed. VII)
Hora de início: , , , , ,
Localização no Campus

Para leres um mapa precisas de saber alguns conceitos de matemática, como o de ângulo entre dois vetores, sistemas de coordenadas e curvas de nível. Sabes usar uma bússola e um mapa para calcular o desvio magnético, os desníveis e áreas?
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 1, átrio
Localização no Campus

Considera as sequências formadas com os números naturais de 1 a n. Uma sequência tem a inversão i se o número i+1 se encontra à esquerda do número i. Por exemplo, a sequência 41352 tem as inversões: 2 e 3. Outra sequência com exatamente as mesmas inversões é 14532. Há mais sequências? O caso das sequências de comprimento 5 é fácil! Aprende a resolver este problema para sequências de qualquer comprimento usando técnicas de contagem, como por exemplo o princípio de inclusão-exclusão e o cálculo de combinações sem repetição, e responde: Qual o número de sequências que têm as mesmas inversões?
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 1, Sala 1.17
Hora de início: , , ,
Localização no Campus

Os sistemas ópticos estão hoje onipresentes na sociedade moderna, com um número cada vez maior de aplicações cobrindo as ciências médicas (tecnologias de visão, cirurgia, imagem), exploração do espaço (telescópios, lentes, espetrómetros), telecomunicações (fibra óptica), processamento de informação, indústria (corte, soldadura, metrologia), para citar apenas alguns exemplos. Além disso, as tecnologias subjacentes às sondas baseadas em luz, fornecem ferramentas fundamentais de análise, essenciais para a realização de investigação e desenvolvimento aplicadas em áreas do conhecimento.
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: Lab. 101 B
Hora de início: , , , , , , , ,
Localização no Campus

Vamos ver como as bases de engenharia biomédica nos pode ajudar a medir os nossos biossinais e, a partir da eletrónica e novos materiais, concluir se temos algum problema com algoritmos de inteligência artificial. A monitorização de biossinais é feita através de sensores em wearables, como simplesmente através do uso do telemóvel de cada um de nós. Através destes sensores podemos caracterizar as nossas respostas psicofisiológicas e motoras relativamente à nossa interação com o meio envolvente. Esta atividade permitirá adquirir biossinais e visualizar alterações após um evento emotivo!
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 2, Sala 215, Biosignals Lab
Hora de início: , , , , , , ,
Localização no Campus

Encontrar o percurso mais curto que passe uma única vez por cada cidade de uma certa zona é conhecido como o problema do caixeiro viajante. Este problema é muito relevante na distribuição de produtos, no reposicionamento de telescópios espaciais ou mesmo no mapa do genoma humano. Apesar deste problema estar a ser investigado desde os anos 50, o seu estudo não está concluído. A sua importância é tal que há um prémio de 1 milhão de dólares para quem conseguir produzir um algoritmo muito eficiente. Queres descobrir o melhor percurso para ver 15 atividades ExpoFCT espalhadas pelo campus?
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Piso 2, sala 2.5
Hora de início: , , , ,
Localização no Campus