Está convidado para conversar com os coordenadores das licenciaturas em Engenharia Física e Engenharia Biomédica e com alguns membros dos núcleos de Engenharia Física (NEFCT) e de Engenharia Biomédica (NBN) para esclarecer todas as dúvidas sobre o seu futuro.
Duração: 60 minutos
Local:
Sala: Auditório Prof. Manuel Laranjeira
Hora de início: ,
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O plasma é um gás parcialmente ionizado, considerado o 4.º estado da matéria e o mais abundante no universo (99%). Está presente em diferentes fenómenos naturais (relâmpagos, auroras boreais, ...), bem como no dia-a-dia (por exemplo, amonitores de plasma). O plasma foi descoberto em 1879 por William Crookes, que através de um tubo identificou uma matéria que chamou “matéria radiante”. Em 1928 Irving Langmuir designou-o por plasma devido à analogia existente com o plasma sanguíneo. Nesta atividade é demonstrado como utilizar o plasma para desenvolver filmes para aplicações tecnológicas e na medicina.
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Piso 1, lab. 123 C, Laboratório de Plasmas e Aplicações
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Neste laboratório pretende-se estudar reações iniciadas por eletrões em regime de energia até 100 eV. Através da produção de um feixe de eletrões de alta resolução em energia, estudamos padrões de fragmentação de moléculas pela análise de iões formados em função da energia.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: lab 123
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Será possível desenvolver, com base em princípios físicos, um comboio sem rodas, eixos, transmissão e linhas aéreas, mantendo a eficiência energética e velocidade? Sim, a levitação por repulsão magnética já não é ficção científica! Atualmente, podemos desenvolver um comboio, equipado com ímanes fortes, de polarização oposta à dos metais que constituem os carris, gerando uma força magnética oposta à força gravítica terrestre, possibilitando, deste modo, uma redução no atrito de contacto. Estás preparado para observar este fenómeno físico, numa demonstração simples e prática?
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Entrada principal do edifício
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A conclusão do Ensino Secundário é particularmente importante para os alunos que pretendem ingressar no Ensino Superior, dado que existem inúmeras possibilidades de escolha relativamente à oferta educativa. Neste contexto, podem surgir algumas questões relacionadas com a distinção entre Engenharia Física e as restantes áreas de Engenharia, constituição do plano curricular, saídas profissionais e outros aspetos da vida académica. Estás convidado para conversar com alguns membros do Núcleo de Engenharia Física, esclarecendo todas as dúvidas sobre o teu futuro!
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: 203
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Dentro deste aparelho encontra-se uma bobina, que consiste num dispositivo eletrónico constituído por um fio condutor, enrolado sobre si mesmo, e que quando percorrido por corrente elétrica permite estabelecer um campo magnético. Não será interessante descobrir porque é que quando ligamos o interruptor, verificamos um fenómeno pouco intuitivo associado ao movimento vertical de anéis de constituição metálica?
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: 203
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O Globo de Plasma contém uma mistura de gases, composta por Hidrogénio e Árgon, a baixa pressão. No centro deste dispositivo, encontra-se um elétrodo submetido a uma diferença de potencial elevada, responsável pela excitação e ionização da mistura de gases. Ao voltarem ao estado fundamental, estes emitem luz dando origem ao plasma. Sabias que o princípio físico, demonstrado através do funcionamento do Globo de Plasma, está na base de ocorrências de natureza meteorológica, como os relâmpagos?
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: 213
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Desenvolvido inicialmente como um acelerador de partículas em 1929 por Robert J. Van de Graaff, o Gerador de Van de Graaff é um aparelho que produz tensões elétricas muito elevadas, sendo utilizado, em contexto académico, para o estudo de eletrização por atrito, cargas elétricas e rigidez dielétrica. Alguma vez tiveste oportunidade de contactar diretamente com um dispositivo desta natureza, ou semelhante? Vem conhecer os princípios de funcionamento do Gerador de Van de Graaff, com recurso a um protótipo desenvolvido por um antigo aluno do Mestrado Integrado em Engenharia Física!
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: 213
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A afirmação da Física como ciência moderna está intimamente ligada ao desenvolvimento da Mecânica, que consiste no estudo do movimento de corpos, à escala macroscópica, através de relações matemáticas. Sabias que algumas propriedades estudadas no âmbito deste domínio da Física, como a conservação do momento angular, servem de base para a orientação de satélites que orbitam a Terra? Vem descobrir, com uma demonstração simples e interativa, todos estes conceitos!
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: 213
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As técnicas de espetroscopia permitem-nos conhecer os materiais para além do que o olho humano permite. A espetroscopia Raman permite identificar e diferenciar os materiais com base nos modos como as suas moléculas vibram. Nesta atividade iremos distinguir materiais do quotidiano, de interesse artístico e médico.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Lab 120 – sala Raman
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Nesta atividade terás a oportunidade de aprender como funciona o laser, nomeadamente o laser solar, e quais são as suas aplicações. Serão apresentados alguns protótipos para conheceres melhor os seus componentes e poderás ter a oportunidade de assistir à emissão do feixe de laser solar (Laboratório de Laser Solar, atrás do Ed. VII). No caso das condições meteorológicas não permitirem a observação do laser solar em funcionamento, como alternativa poderás assistir ao funcionamento de um laser bombeado eletricamente e à medição de perfil do laser no laboratório 242 (Edifício I).
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Lab. Laser Solar (atrás do Ed. VII)
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A Criogenia, i.e. a tecnologia das muito baixas temperaturas, é utilizada em muitos domínios “High Tech” da nossa sociedade como a “eletrónica quântica” (computadores quânticos, magnetoencefalografia, …), a “supercondutividade” (construção de bobinas de campos magnéticos utilizadas para as imagens médicas), ou ainda o arrefecimento nos satélites de detetores infravermelhos utilizados para a observação da terra ou em astronomia. Neste laboratório, mostraremos alguns exemplos e efeitos espetaculares ligados ao mundo estranho das baixas temperaturas.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: sala 124
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A radioatividade natural permite datar a Terra e o Sistema Solar, e tem mantido o nosso planeta quente ao longo destes 4500 milhões de anos!! A radiação ionizante rodeia-nos, apesar de não a vermos a olho nú e só em casos extremos a sentirmos. Entretanto, o homem desenvolveu tecnologia que permite visualizar e quantificar esta radiação, os chamados detectores de radiação. Nesta actividade, estarão expostos vários destes detectores em funcionamento e a informação que se pode tirar será explicada.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Laboratório 101
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Os sistemas ópticos estão hoje onipresentes na sociedade moderna, com um número cada vez maior de aplicações cobrindo as ciências médicas (tecnologias de visão, cirurgia, imagem), exploração do espaço (telescópios, lentes, espetrómetros), telecomunicações (fibra óptica), processamento de informação, indústria (corte, soldadura, metrologia), para citar apenas alguns exemplos. Além disso, as tecnologias subjacentes às sondas baseadas em luz, fornecem ferramentas fundamentais de análise, essenciais para a realização de investigação e desenvolvimento aplicadas em áreas do conhecimento.
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: Lab. 101 B
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