Vem descobrir como documentar e fotografar obras de arte. Nesta atividade vais aprender a importância de foto-documentar obras de arte, em especial obras fotográficas, com diferentes regiões do espectro electromagnético (do ultravioleta ao infravermelho) e como este registo nos permite conhecer em profundidade as técnicas dos artistas.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Sala: Piso 0, Sala 039 (Sala Reuniões DCR)
Hora de início: , , , , , , , , ,
Vem descobrir de que é feita uma fotografia e porque é importante preservar este património. Nesta atividade vais aprender a olhar e a identificar diferentes tipos de fotografias e perceber como essa informação é útil para a preservação das coleções. Durante a atividade vamos realizar um processo fotográfico antigo e perceber como se forma a imagem.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Sala: Piso 0, Sala 039 (Sala Reuniões DCR)
Hora de início: , , , , , , , , ,
Os participantes irão aprender a fazer um pequeno caderno costurado manualmente e nele escrever com pena e tinta ferrogálica. Irão também observar diferentes modelos de encadernação utilizados ao longo da história de forma a perceber a sua evolução e o seu impacto na conservação dos documentos.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Sala: Piso 0, Sala 039 (Sala Reuniões DCR)
Hora de início: , , , , , , , , ,
Vem descobrir as coleções de moda nos museus! Porque são importantes de preservar? Quais os seus desafios? O que pode o conservador-restaurador fazer? Nesta atividade vais aprender a olhar macro e microscopicamente para os materiais sintéticos mais usados em moda e em como usar essa informação para lidar com os seus desafios e desvendar os seus segredos.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Sala: Piso 0, Sala 039 (Sala Reuniões DCR)
Hora de início: , , , , , , , , ,
Experiências com materiais que mudam de cor por efeito da luz, temperatura e campo elétrico designados como materiais inteligentes (smart materials). Serão apresentadas as seguintes experiências: 1) Fotocrómicos: Mudança de cor por efeito de luz visível e luz ultravioleta; 2) Termocrómicos: Tintas que mudam de cor por efeito da temperatura; 3) Electrocrómicos: Dispositivos que mudam de cor por efeito do potencial elétrico; 4) Luminescentes: Soluções e materiais fluorescentes (incluindo uso de notas e cartões).
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Piso 4, Laboratório 423
A cor é indicativa da forma e tamanho no mundo nanoscópico. A prata, o ouro, ou o ferro mudam de cor no mundo nano. Que cor pensas que têm? Vamos ver como uma solução incolora fica azul quando agitada e quando assenta torna-se incolora novamente. Este ciclo pode ser repetido muitas vezes. O segredo está num ingrediente que vem de fora da solução: Qual? Veremos como uma solução azul a diferentes pHs muda para verde, amarelo e laranja quando agitada. Qual é o ativador de este semáforo molecular?
Percurso(s): ,
Duração: 30 minutos
Sala: Piso 3, Hall
Nesta atividade poderás descobrir a mecanoquímica, uma metodologia sintética, considerada pela IUPAC como uma das 10 mais promissoras tecnologias emergentes em química. Esta baseia-se em reações no estado sólido cumprindo assim os princípios da Química Verde, apresentando inúmeras vantagens sobre a síntese convencional em solução (melhores rendimentos, eficiência energética, etc). Também terás contacto com a cristalografia de raios-X, um ramo da ciência que estuda cristais, permite determinar a estrutura 3D das moléculas, visualizar e estudar as propriedades destas em benefício da sociedade.
Percurso(s): ,
Duração: 30 minutos
Sala: Piso 4, Laboratório 412
Nesta atividade vão ser separadas misturas de azeite, hexano, diclorometano, água e areia, com demonstração das técnicas seguintes: 1. Filtração – remoção de impurezas sólidas. 2. Decantação - separação de líquidos imiscíveis. 3. Destilação simples - separação de soluções ou líquidos miscíveis com pontos de ebulição muito diferentes. 4. Destilação fracionada - separação de líquidos miscíveis com pontos de ebulição próximos.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Lab 327/ Piso 3
A espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) é uma técnica analítica usada para estudar a estrutura e dinâmica da matéria, através da irradiação de núcleos atómicos num campo magnético com ondas de rádio, sendo uma técnica muito valiosa para elucidar a estrutura e atividade de moléculas. Sabias que o RMN também te permite criar música? É o que propomos explorar com esta atividade, tal como as frequências das cordas de uma guitarra servem para construir música, as radiofrequências dos núcleos atómicos podem ser vistas como ficheiros áudio cujo som é único para cada molécula.
Percurso(s): ,
Duração: 15 minutos
Sala: Piso 1, sala 106
Esta atividade vai apresentar as principais estratégias utilizadas para a reutilização do CO2 como matéria-prima ou como solvente alternativo em processos químicos, trazendo o carbono de volta à cadeia de valor e, assim, contribuindo para uma economia circular. Isso permite não apenas a valorização do CO2, mas também a substituição parcial de matérias-primas de origem fóssil. Esta atividade pretende demostrar que o CO2 é muito mais que um gás poluente e que na realidade pode ser muito útil no desenvolvimento de novas tecnologias no âmbito da química verde. Pergunta-nos COMO!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Sala: Laboratórios 508, 510 e 512
As bactérias produzem plástico biodegradável e muitos outros biopolímeros com interessantes aplicações na indústria farmacêutica, alimentar, cosmética, biomedicina, embalagens, etc. E conseguem produzir estes biopolímeros a partir de resíduos industriais, que de outro modo teriam de ser tratados ou incinerados. Deste modo contribui-se para o desenvolvimento de processos sustentáveis que se encaixam num modelo de economia circular. Nesta atividade será explicada a forma como estes biopolímeros são produzidos, serão mostrados diferentes exemplos de biopolímeros e as suas aplicações.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Sala: Laboratório 521
Nesta atividade os alunos usam computadores para aprender a a) desenhar estruturas moleculares de compostos orgânicos, b) aceder a bases de dados de macromoléculas e c) gravar as moléculas em ficheiros com formatos químicos. As moléculas obtidas são usadas para a simulação da interação entre um fármaco e uma proteína. Os resultados são analisados através de visualização das geometrias obtidas e das energias de interação. Para além disso são apresentados os conceitos gerais associados à representação de moléculas no computador. INSCRIÇÕES: aj.barbosa@fct.unl.pt
Percurso(s): ,
Duração: 60 minutos
Sala: Sala 525
Hora de início: ,
Os medicamentos biológicos têm a sua origem muitas vezes em proteínas. Antes de chegarem até ti, estes medicamentos têm que ser produzidos e purificados. Vamos apresentar-te como funciona a purificação de um biofármaco e como torná-la mais sustentável.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Sala: Hall piso 5
Sabias que os aminoácidos são a base de qualquer tipo de proteína? As proteínas são estruturas compostas por aminoácidos que se encontram presentes em todos os seres vivos. Existem inúmeras proteínas pelo mundo com as mais variadas funções e há muitas mais por descobrir. Vamos dar-te a conhecer algumas das proteínas com funções diferentes entre elas.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Sala: Hall piso 5
Sabias que uma aplicação das gelatinas e cristais líquidos (presentes nos aparelhos eletrónicos) é o desenvolvimento de novos sensores para deteção de gases? No Grupo de Engenharia Biomolecular, desenvolvemos um nariz eletrónico com essa capacidade. Vem conhecer o nosso nariz eletrónico (e-nose) e ver como deteta odores provenientes de várias fontes. Sabias que até as bactérias têm odor? O nosso objetivo é que o e-nose venha ajudar os médicos a diagnosticar doenças bacterianas em diferentes contextos e podem ainda ser usados para detetar a frescura dos alimentos, os poluentes no ar e o café!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Sala: Hall piso 5
Sabias que os gases fluorados, que todos usamos em frigoríficos e em equipamentos de ar condicionado, contribuem para o aquecimento global? 90% destes gases perigosos vão para a atmosfera. Mas o que podemos fazer? O mais importante é reduzir a sua utilização, mas também temos de assegurar que são devidamente tratados. Com o objetivo de desenvolver tecnologias para recuperar e reciclar estes gases, o projeto Europeu KET4F-Gas desenvolveu tecnologias para a separação e recuperação destes gases. Agora, LIFE-4-Fgases vai implementar as tecnologias numa gestora de resíduos para tratarem estes gases.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Sala: Sala 3.3
Hora de início: , , , ,
Um jogo de questões, semelhante ao concurso Family Feud. O grupo será dividido ao meio e à vez um membro de cada metade terá de responder a uma pergunta num formato de Face Off. As questões estariam relacionadas com o ambiente e sustentabilidade. Por cada pergunta certa será atribuído um ponto, a equipa com mais pontos ganha, se ainda restar tempo as duas pessoas com mais pontos podem disputar o título de Environmentalist da Wish onde estes dois participantes entrarão numa lightning round, uma série de perguntas de resposta curta num curto espaço de tempo.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Garagem de Hidráulica
Diminuir o impacto dos solventes tem sido um desafio constante em engenharia química. Desde o início da década de 90, quando foram estabelecidos os princípios da química verde, que os cientistas tentam desenvolver solventes alternativos, biodegradáveis e menos tóxicos. O açúcar que queria ser líquido vai mostrar como combinações de diferentes tipos de açúcares em pó podem ser líquidos se os combinarmos corretamente. A partir de uma mera curiosidade científica, os NADES são agora vistos como solventes de nova geração e vão certamente dar um contributo importante para um desenvolvimento industrial.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Sala: Laboratório 521
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