Quais os sensores que estão montados num veículo autónomo? Para que servem e que informação enviam para o centro de comando? Como podemos ter veículos a tomar decisões autónomas para atingir uma missão? Vem descobrir a área de Controlo de veículos.
O circuito integrado é o novo aço do mundo contemporâneo. Sem ele, viveríamos certamente numa realidade diversa. No espaço exposição sobre a eletrónica, mostramos as várias etapas de projeto e teste de circuitos eletrónicos integrados. Para além destes elementos de micro e nano eletrónica avançada para a conversão de sinal do mundo analógico para o digital, o visitante poderá interagir com diversos demonstradores resultantes de trabalhos utilizados na nossa atividade letiva, nomeadamente, amplificador de áudio, sistema de comunicação sem fios, entre outros.
Como o mundo animal responde às ameaças ambientais globais?
1) Biomodel Go - Jogo interativo que te permite descobrir qual o modelo biológico mais adequado ao problema ambiental.
2) Quem é quem na tua praia? Fazes ideia da quantidade de organismos com que te podes cruzar numa só ida à praia? Então, vem descobrir!
3) Vem ampliar a tua visão e saber os efeitos da poluição! Há um mundo para além da nossa visão. Tens noção dos efeitos das alterações climáticas e da poluição ao nível microscópico? Então, vem ver ao pormenor.
Na internet encontra-se disponível uma enorme quantidade de informação assim como serviços facilitam o acesso à mesma. Nesta atividade iremos construir uma página web, acessível através de um navegador web (e.g.: Chrome ou Firefox) que agrega informação proveniente de vários sítios e a exibe ao utilizador.
Todos os seres vivos armazenam a sua informação genética nas moléculas de ácidos núcleicos, geralmente, no DNA. Apesar de não ser possível observar a estrutura do DNA a olho nu, é possível extraí-lo e observar o aglomerado de moléculas que ele forma, apresentando um aspeto filamentoso. Os alunos poderão ver e executar a extração do DNA do morango enquanto descobrem um pouco mais sobre a importância desta molécula.
O FabLab é um espaço onde podes fazer (quase) tudo utilizando impressoras 3D, máquinas de corte a laser e de vinil, fresadoras, equipamentos eletrónicos e a imaginação.
Vem conhecer o espaço e os equipamentos disponíveis
Procura-nos também na net @fctfablab
A Biblioteca da FCT tem 6500 m2. Cá dentro cabem: 5 salas de leitura, 4.400 m de estantes, 72.450 livros, 432 lugares de leitura, 40 gabinetes individuais de trabalho, 8 gabinetes de trabalho de grupo. 1 “preguiçódromo”, 1 bar (com bolo de chocolate de comer e chorar por mais!), 3 salas de exposições.
Aqui podes:
- participar em palestras
- assistir a concertos, cinema e teatro
- aproveitar o programa de formação que contribui para o teu sucesso académico.
- tudo isto e muito mais… vem saber como.
Vem conhecer-nos
Procura-nos também na net @bibliotecafctnova
Experiências com materiais que mudam de cor por efeito da luz, temperatura e campo elétrico designados como materiais inteligentes (smart materials). Serão apresentadas as seguintes experiências:
1) Fotocrómicos: Mudança de cor por efeito de luz visível e luz ultravioleta
2) Termocrómicos: Tintas que mudam de cor por efeito da temperatura
3) Electrocrómicos: Dispositivos que mudam de cor por efeito do potencial elétrico
4) Luminescentes: Soluções e materiais fluorescentes (incluindo uso de notas e cartões).
A tecnologia não é boa, não é má e também não é neutra” (primeira “lei” da História da Tecnologia, segundo Melvin Kranzberg)
Como é que na FCT NOVA contribuímos para formar pessoas em engenharia e em ciência para um pensamento crítico, abrangente e autónomo?
Procuramos sensibilizar essas pessoas para refletirem sobre como as decisões técnicas têm um impacto social e ambiental, aprofundando essa reflexão através do que conhecemos da história.
Vamos dar exemplos de como certos grupos sociais se opuseram a determinadas soluções tecnológicas!
Vem conversar connosco!
O projecto Hi-BicLab. Laboratório de História para Mobilidades Urbanas Sustentáveis: Políticas cicláveis de Lisboa visa mobilizar a história para envolver diferentes públicos na identificação de factores-chave que moldaram a mobilidade (e imobilidade) de pessoas.
Pretendemos mostrar como a utilização do espaço público é uma construção histórica, e como as representações culturais e as práticas de mobilidade podem ser pensadas e planeadas para promover mobilidades urbanas mais sustentáveis no presente, para que diferentes futuros possam ser imaginados!
Queremos saber as vossas opiniões!
A atividade consiste na breve explicação do conceito de otimização, exemplificando com um exercício lecionado em Engenharia e Gestão Industrial. Este exercício tem como base o algoritmo Ford-Fulkerson onde se analisa a capacidade de uma rede de fluxo. No fim da exemplificação é deixado aos estudantes um desafio que consiste na resolução de um exercício.
A atividade consiste na apresentação de uma folha de Excel que tem alguns cursos da faculdade e alguns critérios como: Circuitos, Cuidar do Ambiente, Programar, entre outros. Os alunos devem atribuir uma pontuação a cada critério – 1,3,5,9 – de onde sai o resultado automático do curso recomendado para o mesmo (Aplicação do Método AHP e TOPSIS).
Apresentação da faculdade, do curso, do núcleo, saídas profissionais, aplicações, mestrado e licenciatura. Compreende ainda um momento destinado ao esclarecimento de dúvidas dos estudantes do secundário.
O Campus VR é uma atividade desenvolvida pelo Núcleo de Informática FCT NOVA onde podes ver todo o campus da faculdade em formato virtual! Num ambiente de total imersão virtual, podes caminhar livremente e apreciar a dimensão do Campus da Caparica através da aplicação de realidade virtual, desenvolvida para telemóveis, que foi desenvolvida inteiramente por alunos do Mestrado Integrado em Engenharia Informática, no Departamento de Informática.
Há quem diga que o mundo está a ficar cada vez mais "smart". Dos carros aos óculos, passando por casas inteiras e roupa interior, um número crescente de dispositivos regista e analisa os dados que produzimos constantemente. Mas até que ponto chega a recolha dos "nossos" dados? Trata-se apenas de "sci-fi"? Quais são os objetivos e impactos? E quem é que ganha? Cada uma das perguntas do Quiz apresenta uma diferente aplicação da análise de dados. É verdadeira ou falsa? Além de pôr à prova os teus conhecimentos, o Quiz introduz algumas das grandes questões do presente sobre as tecnologias digitais