Este é o starter kit de um engenheiro eletrotécnico: como funciona uma breadboard e como funcionam os vários componentes eletrónicos. Monta o teu primeiro circuito e desafiamos-te a conseguir acender o LED.
O Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrónica, com objetivo de permitir o desenvolvimento de controlo de sistemas interativos. Vem aprender os básicos do Arduino, e como emitir sons usando um buzzer e o Arduino, utilizando diferentes frequências para emitir sons diferentes. Conhece mais pequenos projetos que podes fazer em casa!
Nesta atividade poderás experimentar 3 jogos desenvolvidos por alunos que exploram tecnologias como Visão por Computador, Realidade Aumentada Colaborativa e Tapetes tácteis interativos.
Desafia os teus colegas e venham jogar connosco.
PONG é o nome do primeiro jogo comercial do mercado. Foi lançado em 1972 pela ATARI. Depois do êxito nas edições anteriores da EXPO FCT, vamos novamente recriar o PONG nas salas do Departamento de Informática. Colocamos as audiências de dois anfiteatros a jogarem uma contra a outra. Cada sala comanda uma raquete... e que ganhem os melhores! Apresentamos também a Engenharia Informática e como os conhecimentos desta área foram usados pelos alunos do curso na construção deste PONG.
Os computadores, como os smartphones que usamos no dia a dia, usam circuitos eletrónicos, mas podem fazer-se computadores com base em tecnologias muito diferentes. Os primeiros computadores eram mecânicos, mais tarde apareceram computadores eletromecânicos, depois eletrónicos, digitais ou analógicos, e também é possível atualmente construir computadores com células biológicas. Atualmente começam a construir-se computadores que exploram partículas sub-atómicas individuais (fotões ou eletrões), para processar informação no "estranho mundo" da física quântica. Vem conhecer este "estranho mundo"
Certamente, muitos de vós conhecem o clássico jogo de computador "Os Sims". Portanto, não será novidade a possibilidade de controlar de forma limitada personagens em mundos virtuais. Mas, que tal subir um patamar no nível de ambição? Que tal ser capaz de criar novos mundos de raiz e de descrever com grande liberdade o comportamento e a interação entre os personagens presentes? Este objetivo está verdadeiramente ao alcance de leigos em matéria de programação de computadores. Venham aprender um pouco de pensamento computacional e alguns princípios da programação no contexto do sensacional progra
Vamos ensinar um conjunto de caixas de fósforos a saber jogar de forma inteligente e ganhar contra humanos utilizando técnicas de aprendizagem automática.
Estes jogos simples ilustram conceitos importantes da Inteligência Artificial. De um modo divertido, poderás aprender o que são algoritmos, pesquisa local e otimização, processamento de restrições e até a criar um programa capaz de jogar o jogo do galo. Dá um primeiro passo nesta área fascinante da informática.
Vem espreitar o incrível mundo da aprendizagem automática e diverte-te construindo e treinando o teu próprio modelo de reconhecimento visual. Ainda te dizemos quem é o teu alter ego. Tens curiosidade? Vem descobrir!
Nesta atividade os visitantes vão ter a oportunidade de aprender a programar um micro robô (ozobot), sendo propostos diversos desafios com diferentes níveis de dificuldade. A atividade destina-se a mostrar alguns dos conceitos básicos de programação através de uma linguagem de blocos muito simples e divertida.
O que faz andar os computadores não é a eletricidade, nem as pastas para portáteis. São conceitos e algoritmos mais ou menos complexos que resolvem problemas, desde o cálculo, a ordenação de dados, até ao encaminhamento de uma chamada telefónica para o nosso telemóvel.
Os vegetais com cores fortes, como o espinafre, contêm uma mistura de pigmentos entre os quais a clorofila-a, a clorofila-b e o β-caroteno.
A clorofila-a é verde escuro, a clorofila-b verde claro e o β-caroteno é amarelo alaranjado.
Mas há mais pigmentos numa folha verde. Iremos extrai-los diretamente das folhas por dois métodos diferentes e posteriormente separar e detetar por cromatografia.
É proposto nesta experiência o ensaio da extração dos pigmentos de folhas verdes (espinafres) por dois métodos: envolvendo extração continua com aquecimento; e de maceração à temperatura ambiente.
Venham experimentar um shooter multijogador no browser onde podem enfrentar os vossos amigos (e até jogar em casa). Na EXPO FCT vamos dar-vos a experimentar um jogo para o browser desenvolvido por um aluno de Engenharia Informática no DI. Este jogo usa tecnologia desenvolvida no departamento (por um aluno de Doutoramento) que permite a vários jogadores (cada um controlando um pequeno quadrado capaz de disparar em todas as direções) jogarem coletivamente através do seu browser. Depois dos jogos vão ainda ficar a perceber como é que a tecnologia peer-to-peer foi usada para construir este jogo.
A atividade oferece aos participantes a oportunidade de aprender como construir, de forma divertida, pequenos programas que comandam os personagens de um jogo. A atividade é uma introdução simples à programação e transmite os conceitos básicos de raciocínio computacional, capacidade de decompor e resolver problemas e os primeiros conhecimentos de como criar um programa. Tudo isto no contexto de um divertido jogo. Mais informação em codingfest.org
This exposition will domnstrate Machine Learning based image recognition capabilities that can be used for automated waste segragation in waste management facilities.
O que é a Química Verde? Como nasceu? O que transformou na academia e na indústria? Quais são os princípios da Química Verde e da Engenharia Verde? Conseguimos medir, conseguimos quantificar a Química e a Engenharia Verdes? O que é a economia de átomos (AE%)? O quer é o fator E (E FACTOR)?
Como é que a Química contribui para o desenvolvimento sustentável?
É a questões como estas que vamos tentar responder, percorrendo o caminho que a Química tem vindo a traçar desde a década de 90....
Os medicamentos biológicos têm a sua origem muitas vezes em proteínas. Antes de chegarem até ti, estes medicamentos têm que ser produzidos e purificados. Vamos apresentar-te como funciona a purificação de um biofármaco e como torná-la mais sustentável.
Sabias que os aminoácidos são a base de qualquer tipo de proteína? As proteínas são estruturas compostas por aminoácidos que se encontram presentes em todos os seres vivos. Existem inúmeras proteínas pelo mundo com as mais variadas funções e há muitas mais por descobrir. Vamos dar-te a conhecer algumas das proteínas com funções diferentes entre elas.
Porque a Química é uma ciência fascinante, neste laboratório vais poder ver algumas demonstrações sobre o que há de mais divertido e espetacular na Química: espumas que crescem sozinhas graças à dismutação do peróxido de hidrogénio, formação de polímeros, mais ou menos flexíveis, azoto líquido que congela tudo em poucos segundos, gelo seco a sublimar, poções coloridas borbulhantes, pólvora e explosões coloridas. As visitas em grupo duram cerca de 15 minutos e são feitas com bata e óculos de segurança. É possível tirar fotos.