A Física e a Matemática do Bungee-Jumping

O Bungee-jumping é um desporto de Aventura relativamente popular, que proporciona alguns “sustos e quebras de respiração” aos praticantes… Nesta sessão, terás oportunidade de criar um modelo de um salto em bungee-jumping, utilizando um boneco, um elástico e... uma folha de cálculo para explorar e investigar o que se passa num salto e quais devem ser as propriedades da corda elástica para não colidir com o chão ou a água. Destina-se aos alunos de 10.º a 12.º ano Máximo: 30 alunos. Pede-se aos interessados para trazerem o seu computador. Foto: Steve Byles, CC-by
Duração: 45 minutos
Local:
Sala: Piso 2, Laboratório Rómulo de Carvalho
Hora de início: 10h00, 14h00
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Tudo vibra. Há mal nisso?

Vem ao Laboratório de Mecânica Estrutural e percebe o que é e de que depende a forma como estruturas e equipamentos vibram, por vezes até demais. Esta atividade tem como objetivo sensibilizar para o carácter multidisciplinar da Engenharia Mecânica e das suas aplicações, tendo como ponto de partida as vibrações mecânicas.
Duração: 15 minutos
Sala: Laboratório de Mecânica Estrutural, Piso 1
Hora de início: 10h15, 11h00, 11h45, 12h30, 14h15, 15h00, 15h45
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Visita guiada à exposição “Criando paisagens antropogénicas: o caminho de ferro em fotografias”

Visita guiada e comentada pelo curador da exposição "Criando paisagens antropogénicas: o caminho de ferro em fotografias", com ênfase sobre o papel da fotografia e da tecnologia na criação de paisagens e na construção sociotécnica da tecnologia. (marcação prévia: hjs.pereira@fct.unl.pt)
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Sala Multi-usos
Hora de início: 10h00, 11h00, 13h00, 14h00, 15h00
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Microalgas: um futuro verde?

Vem ver o que são microalgas e como se produzem estes microrganismos. Vem também aprender como as microalgas podem ser utilizadas como agentes de biorremediação, agentes de captação de CO2, bioestimulantes, biofertilizantes e componentes alimentares. Vem observar ao microscópio culturas de microalgas e ver o seu efeito na germinação de diferentes plantas.
Duração: 30 minutos
Sala: Edifício departamental ala do ambiente, no átrio de entrada ao pé da porta que dá para as lagoas (onde está colocada a tela do DCTB)
Hora de início: 10h00, 11h00, 12h00, 13h00, 14h00, 15h00
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Licenciatura em Engenharia Química e Biológica

Se quiseres saber mais sobre o curso de Engenharia Química e Biológica vem falar connosco! Esperamos por ti no 4º piso do Edifício Departamental.
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Piso 4, sala 4.3
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00
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Como (des)controlar drones?

O que está abordo de um drone? Como é que esses dispositivos sentem o meio envolvente? Que "magia" tem de acontecer, entre o mundo da matemática e da física, para que o drone siga uma trajetória? E se quisermos que não siga a trajetória programada? Vem saber um pouco mais sobre estas questões e de como a Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pode ajudar.
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Sala 2.4
Hora de início: 10h45, 11h15, 11h45, 12h15, 13h45, 14h15, 14h45, 15h15, 15h45
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Resistência Antimicrobiana em Bactérias Patogénicas

N. gonorrhoeae, E. coli e S. aureus são consideradas OMS como ameaças urgentes à saúde e patógenos de alta prioridade para o desenvolvimento de novos antibióticos. O Lab de Stress Microbiano e o Lab de Química de Coordenação e Organometálica têm desenvolvido compostos com potencial antimicrobiano. Vem falar conosco sobre esta problemática e fica a saber quais as técnicas que usamos no estudo e desenvolvimento das novas drogas.
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório 623, 6º Piso Edifício Departamental
Hora de início: 10h00, 11h00, 14h00, 15h00
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Nanopartículas de ouro em biossensores de doenças

O ouro em solução não é dourado...vem descobrir de que cor é! Nesta demonstração vamos ver duas aplicações importantes das nanopartículas de ouro para o diagnóstico de doenças: 1) Testes de fluxo lateral em que para detetar doenças infeciosas. Exemplo dos testes de antigénio de SARS-CoV-2 2) Testes genéticos para detetar doenças e outras condições médicas. Atividade no âmbito da Bioquímica e das Ciências da Vida. Colaboração DQ + DCV
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Átrio 1º Piso, Ed. Departamental
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00
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DETECÇÃO DE DROGAS ILÍCITAS

Testes Presuntivos São testes fáceis de realizar de baixo custo os quais fornecem mudanças de cor exactas e reprodutíveis pela adição de ragentes específicos a certas classes de drogas. Tesultados positivos de testes de cor são apenas indicações presuntivas da possível presença de droga. Desvantagens: não identificam definitivamente qual a substância de uma classe particular de droga que está presente. Ex. Teste de Marquis para anfetaminas, teste de Mecke’s para LSD, tiocianato de cobalto para cocaína.
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório 327
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00
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Materiais Auxéticos – Formas incomuns

Os materiais auxéticos deformam-se de modo diferente dos restantes materiais, e são capazes de assumir geometrias impossíveis para os mesmos - Curvatura sinclástica - o que os torna interessantes para aplicações em calçado desportivo, blindagens, próteses, etc. Esta experiência procura ilustrar as particularidades dos materiais auxéticos. Capacidade: 6 alunos
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 1 - Lab 106II
Hora de início: 10h30, 11h30, 12h30, 13h30, 14h30, 15h30
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A segunda pele do Homem-Aranha

A atividade visa a produção de fibras usando a técnica de eletrofiação. Tal como o nome indica, esta técnica usa campos elétricos para produzir fibras a partir de diversos polímeros. As fibras produzidas possuem dimensões que vão desde as dezenas de nanómetro até alguns micrómetros e com aplicação em medicina, para regeneração de tecidos. Capacidade: 6 alunos
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 1 - Lab 211
Hora de início: 10h30, 11h30, 12h30, 13h30, 14h30, 15h30
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No meio está a virtude: Materiais com propriedades dos cristais e dos líquidos

Existem materiais que têm simultaneamente propriedades óticas dos cristais (anisotropia) e as propriedades mecânicas oos líquidos (fluidez) , são os cristais líquidos ou materiais mesomorfos. Os materiais líquido-cristalinos estão presentes no nosso dia-a-dia em mostradores, ecrãs planos de televisão e computador (LCDs “Liquid Crystal Displays”), janelas de transparência regulável, “shampoo”, gel de banho e também nos sistemas biológicos. Capacidade: 6 alunos
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 0 - Lab 107
Hora de início: 10h00, 11h00, 12h00, 13h00, 14h00, 15h00, 16h00
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Cerâmicos Mágicos

Poderá um tijolo ser como uma esponja? Esta experiência permite verificar que nem sempre os sólidos são tão sólidos como parecem. Todos sabemos que o algodão arde. Mas por vezes as aparências enganam, e este algodão pode ser um aliado para combater o fogo. Capacidade: 6 alunos
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 0 - Lab 104
Hora de início: 10h00, 11h00, 12h00, 13h00, 14h00, 15h00, 16h00
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Nem tudo o que luz é ouro

Alteração da cor de metais com recurso a processos eletroquímicos e físicos superficiais. Veja uma moeda de cobre (avermelhada) passar a prateada e depois a dourada. Capacidade: 6 alunos
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 0 - Lab 101 D
Hora de início: 10h00, 11h00, 12h00, 13h00, 14h00, 15h00, 16h00
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Desenho Mecânico – Identifica as peças!

Os alunos são convidados a retirar de uma caixa, sem ver, uma das peças disponíveis. De seguida, tem de associar corretamente a peça ao respetivo desenho mecânico.
Duração: 15 minutos
Sala: Laboratório de Máquinas, Edifício VIII, Piso 2
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45
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Energia, Potência e Rendimento

Através de experiências com roldanas vem perceber os significados de energia de potência e de rendimento em sistemas mecânicos. Poderás também verificar que em sistemas com roldanas a elevação de grandes cargas, aplicando pequenas forças, requer grandes deslocamentos da força aplicada.
Duração: 15 minutos
Sala: Ed. VIII, Piso 2, Laboratório de Máquinas
Hora de início: 10h00, 10h45, 11h30, 12h15, 14h00, 14h45, 15h30
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Ensaios Não Destrutivos

Os ensaios não destrutivos consistem na ciência de determinar a condição de um objeto sem o danificar. Para tal, existe um amplo conjunto de técnicas de análise que se baseiam na aplicação de fenómenos físicos como ação capilar (líquidos penetrantes), a radiação electromagnética (raios X, micro-ondas, terahertz e termografia), electromagnetismo (correntes induzidas) e ultrasons. Nesta atividade serão apresentadas e demonstradas experimentalmente algumas das principais técnicas utilizadas na indústria e âmbito de investigação no departamento.
Duração: 30 minutos
Sala: DEMI, piso 2, Lab 2.01
Hora de início: 10h00, 11h00, 14h00, 15h00, 16h00
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O açúcar que queria ser líquido

O açúcar que queria ser liquido vai mostrar como combinações de diferentes tipos de açúcares em pó podem ser líquidos se os combinarmos numa proporção particular. Isto deve-se à diminuição da temperatura de fusão dos compostos que se tornam líquidos à temperatura ambiente. Estes sistemas são chamados de “Natural Deep Eutectic Solvents – NADES”. A partir de uma mera curiosidade científica, os NADES são agora vistos como solventes de nova geração e esta nova classe de solventes vai certamente dar um contributo importante para um desenvolvimento mais sustentável.
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório 521
Hora de início: 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 12h00, 12h30, 13h00, 13h30, 14h00, 14h30, 15h00, 15h30, 16h00
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ERGONOMIA: O teu corpo e o teu trabalho dão-se bem?

Nesta atividade vão realizar-se simulações e exercícios práticos demonstrando como as posturas corporais, o ruído e a iluminação influenciam o rendimento, a qualidade do trabalho e a saúde do trabalhador.
Duração: 30 minutos
Sala: Edifício VIII, Piso 4, Lab. Ergonomia (sala 4.02)
Hora de início: 10h30, 11h30, 14h00, 15h00
Localização no Campus