Tem dúvidas? Fale com um professor de Bioquímica da FCT

Se tiveres dúvidas sobre o curso de Bioquímica, ou outras questões sobre a Bioquímica vem falar connosco! Esperamos por ti no sexto piso do Edifício Departamental.
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Sala 627, 6ºPiso Edificio Departamental
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00
Localização no Campus

Deteção de aromas com o nariz eletrónico

Sabias que uma possível aplicação das gelatinas e cristais líquidos (presentes nos aparelhos eletrónicos) é o desenvolvimento de novos sensores para a deteção de gases? No Grupo de Engenharia Biomolecular, desenvolvemos um nariz eletrónico com essa capacidade. Vem conhecer o nosso nariz eletrónico (e-nose) e ver como deteta rapidamente odores provenientes de várias fontes. Sabias que até as bactérias têm odor? O nosso objetivo é que este nariz venha um dia ajudar os médicos a diagnosticar rapidamente doenças bacterianas em diferentes contextos e até para detetar a frescura de alimentos.
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Hall piso 5
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00
Localização no Campus

Conceção e fabricação de componentes em metal

Nesta atividade mostraremos como se cria uma peça mecânica desde a sua conceção, até à sua fabricação. Essa peça será modelada em CAD e depois de analisada será produzida num centro de maquinagem, por fresagem. A programação desta máquina será efetuada automaticamente por um computador (CAM). Será também demonstrado como fabricar uma determinada peça, da qual possuímos um modelo físico, fazendo a sua digitalização 3D, seguindo-se posteriormente a sua fabricação.
Duração: 15 minutos
Sala: Edifício VIII, Piso 2, Laboratório de Tecnologia Industrial 2.04
Hora de início: 10h30, 11h30, 13h30, 14h30, 15h30, 16h00
Localização no Campus

Micro-fábrica

Atividade a ser desenvolvida no Laboratório de Produção Integrada por Computador com a apresentação do funcionamento de vários equipamentos existentes na produção de uma fábrica.
Duração: 15 minutos
Sala: LAB PIC, 4º Piso
Hora de início: 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30
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Simulador de marcha humana e modelação de osso em computador

Esta actividade tem como objectivo sensibilizar os alunos para a interligação que pode existir entre áreas tão diversas como as áreas da Engenharia Mecânica e da Medicina.
Duração: 15 minutos
Sala: Laboratório de Mecânica Estrutural - Ed. VIII – Piso 1
Hora de início: 10h00, 10h45, 11h30, 12h15, 14h00, 14h45, 15h30, 16h00
Localização no Campus

Diálogo com Comunidade Estudantil

A conclusão do Ensino Secundário é particularmente importante para os alunos que pretendem ingressar no Ensino Superior, uma vez que existem inúmeras possibilidades de escolha relativamente à oferta educativa,bem como,posterior prática profissional. Neste contexto, podem surgir algumas questões relacionadas com a distinção entre Engenharia Física e as restantes áreas de Engenharia, constituição do plano curricular,saídas profissionais e outros aspetos da vida académica.Estás convidado para conversar com alguns membros do NEFCT,esclarecendo todas as dúvidas sobre o teu futuro.Aceitas o convite!
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Sala 203
Hora de início: 10h30, 11h30, 14h30, 15h30
Localização no Campus

Comboio Levitador

Será possível desenvolver, com base em princípios físicos, um comboio sem rodas, eixos, transmissão e linhas aéreas, mantendo a eficiência energética e velocidade? Sim, a levitação por repulsão magnética já não é ficção científica! Atualmente, podemos desenvolver um comboio, equipado com ímanes fortes, de polarização oposta à dos metais que constituem os carris, gerando uma força magnética oposta à força gravítica terrestre, possibilitando, deste modo, uma redução no atrito de contacto. Estás preparado para observar este fenómeno físico, numa demonstração simples e prática?
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Sala 203
Hora de início: 10h30, 11h30, 14h30, 15h30
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Globo de Plasma

O Globo de Plasma contém uma mistura de gases, composta por Hidrogénio e Árgon, a baixa pressão. No centro, encontra-se um elétrodo a alta tensão, responsável pela excitação e ionização dos gases que, ao voltarem ao estado fundamental, emitem luz, dando origem ao plasma. Sabias que o princípio físico, demonstrado através do funcionamento deste dispositivo está na base de ocorrências de natureza meteorológica, como os relâmpagos?
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Sala 203
Hora de início: 10h30, 11h30, 14h30, 15h30
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A natureza da Luz

Os sistemas ópticos estão hoje omnipresentes na sociedade moderna, com um número cada vez maior de aplicações cobrindo as ciências médicas (tecnologias de visão, cirurgia, imagem), exploração do espaço (telescópios, lentes, espetrómetros), telecomunicações (fibra óptica), processamento de informação, indústria (corte, soldadura, metrologia), para citar apenas alguns exemplos. Além disso, as tecnologias subjacentes às sondas baseadas em luz, fornecem ferramentas fundamentais de análise, essenciais para a realização de investigação e desenvolvimento aplicadas em áreas do conhecimento.
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: 101B
Hora de início: 10h00, 10h30, 11h00, 11h30, 12h00, 12h30, 14h00, 14h30, 15h00, 15h30, 16h00
Localização no Campus

Diálogo com Comunidade Estudantil

A conclusão do Ensino Secundário é particularmente importante para os alunos que pretendem ingressar no Ensino Superior, uma vez que existem inúmeras possibilidades de escolha relativamente à oferta educativa,bem como,posterior prática profissional. Neste contexto, podem surgir algumas questões relacionadas com a distinção entre Engenharia Física e as restantes áreas de Engenharia, constituição do plano curricular,saídas profissionais e outros aspetos da vida académica.Estás convidado para conversar com alguns membros do NEFCT,esclarecendo todas as dúvidas sobre o teu futuro.Aceitas o convite!
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Sala 213
Hora de início: 10h00, 11h00, 14h00, 15h00, 16h00
Localização no Campus

Os emojis da Couve Roxa…

Sabias que a couve roxa cora de acordo com o seu estado “emotivo”? Verde, azul, roxo, rosa, vermelho... A couve roxa contém antocianinas, que são pigmentos responsáveis por uma variedade de cores em frutos, flores e folhas que variam do vermelho ao azul em função do pH em que se encontram. Assim, é possível utilizar um extrato de couve roxa como indicador do pH (identificando se é ácido, neutro ou alcalino). A sua incorporação em materiais pode resultar num material inteligente (por exemplo, embalagem de alimentos) – que indica o pH. Vem experimentar e descobrir qual o pH de alguns alimentos
Duração: 15 minutos
Sala: Edifício departamental ala do ambiente, no átrio de entrada ao pé da porta que dá para as lagoas (onde está colocada a tela do DCTB)
Hora de início: 10h00, 10h15, 10h30, 10h45, 11h00, 11h15, 11h30, 11h45, 12h00, 12h15, 12h30, 12h45, 13h00, 13h15, 13h30, 13h45, 14h00, 14h15, 14h30, 14h45, 15h00, 15h15, 15h30, 15h45, 16h00
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Gerador de Van de Graaf

Desenvolvido inicialmente como um acelerador de partículas em 1929 por Robert J. Van de Graaff, o Gerador de Van de Graaff é um aparelho que produz tensões elétricas muito elevadas, sendo utilizado, em contexto académico, para o estudo de eletrização por atrito, cargas elétricas e rigidez dielétrica. Alguma vez tiveste oportunidade de contactar diretamente com um dispositivo desta natureza, ou semelhante? Vem conhecer os princípios de funcionamento do Gerador de Van de Graaf, com recurso a um protótipo desenvolvido por um antigo aluno do Mestrado Integrado em Engenharia Física!
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Sala 213
Hora de início: 10h00, 11h00, 14h00, 15h00, 16h00
Localização no Campus

Movimento de Rotação + Conservação do Momento Angular

A afirmação da Física como ciência moderna está intimamente ligada ao desenvolvimento da Mecânica, que consiste no estudo do movimento de corpos, à escala macroscópica, através de relações matemáticas. Sabias que algumas propriedades estudadas no âmbito deste domínio da Física, como a conservação do momento angular, servem de base para a orientação de satélites que orbitam a Terra? Vem descobrir, com uma demonstração simples e interativa, todos estes conceitos!
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Sala 213
Hora de início: 10h00, 11h00, 14h00, 15h00, 16h00
Localização no Campus

Cinema Smart Fishing – Repensando a nossa relação com o oceano

A pesca artesanal é uma realidade nas localidades costeiras. Diferentes artes de pesca têm acompanhado o processo evolutivo humano enquanto uma profissão milenar, o que mostra a sua grande valia. Com o apoio do MAR 2020, nasce o Projeto Smart Fishing (www.smartfishing.olo.blue/), que se foca no repensar a pesca artesanal com ações em territórios costeiros e ribeirinhos que motivem o pescador a participar nas decisões que afetam a sua profissão, incluindo a sua relação com o meio ambiente. Venham visitar a instalação do Smart Fishing e participar em rodas abertas de discussão!
Duração: 15 minutos
Sala: Sala 114
Localização no Campus