Vem aprender connosco a produzir teus vídeos interactivos de forma simples, rápida e gratuita. Com a plataforma H5P podes inserir perguntas, imagens, links e outros elementos em vídeos disponíveis no YouTube (teus ou de outras pessoas) para criar vídeos e interações que cativarão ainda mais ao público. Cria e apresenta teus trabalhos escolares num formato surpreendente!
Percurso(s): ,
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: Piso 2, Ala Leste, DCSA - Laboratório 2.1, Rómulo de Carvalho
Hora de início: ,
Visita a um cockpit virtual, explicando alguns dos instrumentos disponíveis para o piloto aviador virtual, exemplificando nesta aplicação. Recorrendo a modelos matemáticos sofisticados, esta simulação transporta-nos para a experiência de voo e demonstra a potencialidade as potencialidades da mesma em educação. Será que conseguimos aterrar em pleno nevoeiro?
Percurso(s):
Duração: 45 minutos
Local:
Sala: Piso 2, Ala Leste, DCSA - Laboratório 2.1, Rómulo de Carvalho
Hora de início: ,
Apresentamos esta exposição fotográfica do projecto “Hi-BicLab. Laboratório de História para as Mobilidades Urbanas Sustentáveis: Políticas Cicláveis de Lisboa” e da antropóloga e cineasta Charlotte Seegers, que promove um olhar comparativo entre o passado e o presente, através de fotografias antigas (do Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico) e actuais. Convidamos a pensar que mudanças são perceptíveis na cidade nas formas de socialização e de mobilidade, em prol de quais sujeitos a cidade está construída e, por fim, que cidade queremos no presente e para o futuro.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: Piso 2, Ala Leste, DCSA - Laboratório 2.1, Rómulo de Carvalho
Hora de início: ,
Nesta atividade terás a oportunidade de aprender como funciona o laser, nomeadamente o laser solar, e quais são as suas aplicações. Serão apresentados alguns protótipos para conheceres melhor os seus componentes e poderás ter a oportunidade de assistir à emissão do feixe de laser solar (Laboratório de Laser Solar, atrás do Ed. VII). No caso das condições meteorológicas não permitirem a observação do laser solar em funcionamento, como alternativa poderás assistir ao funcionamento de um laser bombeado eletricamente e à medição de perfil do laser no laboratório 242 (Edifício I).
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Lab. Laser Solar (atrás do Ed. VII)
Hora de início: , , , , ,
Considera as sequências formadas com os números naturais de 1 a n. Uma sequência tem a inversão i se o número i+1 se encontra à esquerda do número i. Por exemplo, a sequência 41352 tem as inversões: 2 e 3. Outra sequência com exatamente as mesmas inversões é 14532. Há mais sequências? O caso das sequências de comprimento 5 é fácil! Aprende a resolver este problema para sequências de qualquer comprimento usando técnicas de contagem, como por exemplo o princípio de inclusão-exclusão e o cálculo de combinações sem repetição, e responde: Qual o número de sequências que têm as mesmas inversões?
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 1, Sala 1.17
Hora de início: , , ,
Encontrar o percurso mais curto que passe uma única vez por cada cidade de uma certa zona é conhecido como o problema do caixeiro viajante. Este problema é muito relevante na distribuição de produtos, no reposicionamento de telescópios espaciais ou mesmo no mapa do genoma humano. Apesar deste problema estar a ser investigado desde os anos 50, o seu estudo não está concluído. A sua importância é tal que há um prémio de 1 milhão de dólares para quem conseguir produzir um algoritmo muito eficiente. Queres descobrir o melhor percurso para ver 15 atividades ExpoFCT espalhadas pelo campus?
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Piso 2, sala 2.5
Hora de início: , , , ,
"O que é um atuário?" - Eis uma questão que todos os atuários já tiveram que responder alguma vez na vida, quando dizem qual a sua profissão. Em termos muito gerais, um atuário é um matemático, é um estatístico e um analista de risco. Nesta palestra, abordaremos em que consiste a profissão de atuário, quais as funções desempenhadas e as possíveis saídas profissionais. Através de um pequeno exemplo, calcularemos probabilidades de morte e de sobrevivência de acordo com a Tabela de Mortalidade Portuguesa (INE 2018-2020).
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: Piso 2, sala de seminários
Hora de início:
Existe a profissão Matemático? Será possível trabalhar em Matemática dando contributos importantes para o Saber e para a Sociedade? Se pretendes respostas a estas questões ou apenas ouvir testemunhos de quem ama o seu trabalho vem assistir à Palestra.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 2, sala de seminários
Hora de início:
Nesta palestra falaremos de ciências dos dados e de algumas particularidades da informação a que hoje se chama big data. A expressão big data pode genericamente ser entendida como referente a conjuntos de dados de grande volume, variedade/tipo e/ou velocidade de produção, de tal forma que as aplicações tradicionais de processamento de dados deixam de ser adequadas e/ou passíveis de ser usadas. Este tipo de dados e os conceitos envolvidos estão a transformar o modo de processamento e análise de informação em todos os domínios científicos, e.g., da engenharia às ciências biomédicas.
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: Piso 2, sala de seminários
Hora de início:
Em condições ideais de visibilidade realizar-se-á uma experiência ilustrativa do conceito de escala, sendo efetuada a comparação dos tamanhos relativos do Sol e da Terra e respetiva distância, utilizando um modelo à escala.
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Entrada do edifício, exterior
Sabias que para fazer certos "exercícios" de matemática, além de usares a cabeça, também podes usar os pés?
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Piso 1, átrio
Diferentes análises estatísticas de factos de saúde podem resultar em conclusões diferentes, até opostas. Como é que isso é possível? Só para quem não percebe o que está a fazer. Nesta atividade fornecem-se as explicações no âmbito de casos reais.
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: Piso 1, Sala 1.17
Hora de início: , ,
As pessoas conseguem, desde crianças, reconhecer objetos em imagens. O ser humano aprende vendo exemplos. Tens ideia de como criar uma função matemática ou um programa de computador que aprenda, com exemplos, a identificar objetos em imagens?
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 2, Laboratório 2.5
Hora de início: , , , ,
Quem já não ouviu: - "Se eu comer um frango e o meu amigo não comer nenhum, em média comemos ambos meio frango e ficamos todos sem fome!"... - "Os dados, se bem "martelados" confessam sempre"... - "Há mentiras e há... estatística!" Tal como há ilusões ópticas também há quem manipule dados para nos enganar. Como não cair no engano? Vem desmistificar o desconhecimento!
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: Piso 2, Sala 2.5
Hora de início: , , ,
Imagina que és engenheiro e trabalhas numa empresa cuja tecnologia depende do petróleo. Esta matéria prima está sujeita a grandes variações de preços. O risco de mercado associado às oscilações das taxas de juro, taxas de câmbio ou dos preços das matérias primas pode ser reduzido com derivados financeiros (como por exemplo as opções). Sabes qual é o preço justo a pagar (hoje) pela opção (mas não a obrigação) de comprar um barril de petróleo em junho de 2023 por 85 USD?
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: Piso 2, Laboratório 2.6
Hora de início: , , ,
Uma das tarefas em Logística consiste em fazer a distribuição de produtos entre os fornecedores e os clientes de uma forma eficiente. Será que a Matemática pode ajudar? Nesta atividade vais encontrar resposta para esta e outras questões.
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: Piso 2, Laboratório 2.2
Hora de início: , ,