Encontrar o percurso mais curto que passe uma única vez por cada cidade de uma certa zona é conhecido como o problema do caixeiro viajante. Este problema é muito relevante na distribuição de produtos, no reposicionamento de telescópios espaciais ou mesmo no mapa do genoma humano. Apesar deste problema estar a ser investigado desde os anos 50, o seu estudo não está concluído. A sua importância é tal que há um prémio de 1 milhão de dólares para quem conseguir produzir um algoritmo muito eficiente. Queres descobrir o melhor percurso para ver 15 atividades ExpoFCT espalhadas pelo campus?
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Piso 2, sala 2.5
Hora de início: , , , ,
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"O que é um atuário?" - Eis uma questão que todos os atuários já tiveram que responder alguma vez na vida, quando dizem qual a sua profissão. Em termos muito gerais, um atuário é um matemático, é um estatístico e um analista de risco. Nesta palestra, abordaremos em que consiste a profissão de atuário, quais as funções desempenhadas e as possíveis saídas profissionais. Através de um pequeno exemplo, calcularemos probabilidades de morte e de sobrevivência de acordo com a Tabela de Mortalidade Portuguesa (INE 2018-2020).
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: Piso 2, sala de seminários
Hora de início:
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Nesta palestra falaremos de ciências dos dados e de algumas particularidades da informação a que hoje se chama big data. A expressão big data pode genericamente ser entendida como referente a conjuntos de dados de grande volume, variedade/tipo e/ou velocidade de produção, de tal forma que as aplicações tradicionais de processamento de dados deixam de ser adequadas e/ou passíveis de ser usadas. Este tipo de dados e os conceitos envolvidos estão a transformar o modo de processamento e análise de informação em todos os domínios científicos, e.g., da engenharia às ciências biomédicas.
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: Piso 2, sala de seminários
Hora de início:
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Em condições ideais de visibilidade realizar-se-á uma experiência ilustrativa do conceito de escala, sendo efetuada a comparação dos tamanhos relativos do Sol e da Terra e respetiva distância, utilizando um modelo à escala.
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Entrada do edifício, exterior
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Descobre se é possível atravessar todas as pontes sem repetir nenhuma!
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Piso 1, átrio
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Sabias que para fazer certos "exercícios" de matemática, além de usares a cabeça, também podes usar os pés?
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Piso 1, átrio
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Diferentes análises estatísticas de factos de saúde podem resultar em conclusões diferentes, até opostas. Como é que isso é possível? Só para quem não percebe o que está a fazer. Nesta atividade fornecem-se as explicações no âmbito de casos reais.
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: Piso 1, Sala 1.17
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Quem já não ouviu: - "Se eu comer um frango e o meu amigo não comer nenhum, em média comemos ambos meio frango e ficamos todos sem fome!"... - "Os dados, se bem "martelados" confessam sempre"... - "Há mentiras e há... estatística!" Tal como há ilusões ópticas também há quem manipule dados para nos enganar. Como não cair no engano? Vem desmistificar o desconhecimento!
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: Piso 2, Sala 2.5
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Imagina que és engenheiro e trabalhas numa empresa cuja tecnologia depende do petróleo. Esta matéria prima está sujeita a grandes variações de preços. O risco de mercado associado às oscilações das taxas de juro, taxas de câmbio ou dos preços das matérias primas pode ser reduzido com derivados financeiros (como por exemplo as opções). Sabes qual é o preço justo a pagar (hoje) pela opção (mas não a obrigação) de comprar um barril de petróleo em junho de 2023 por 85 USD?
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: Piso 2, Laboratório 2.6
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Uma das tarefas em Logística consiste em fazer a distribuição de produtos entre os fornecedores e os clientes de uma forma eficiente. Será que a Matemática pode ajudar? Nesta atividade vais encontrar resposta para esta e outras questões.
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: Piso 2, Laboratório 2.2
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Num computador está disponível uma interface que permite manipular os parâmetros (potencial de transmissão e cobertura vacinal) de um modelo matemático estocástico para a transmissão de COVID-19. Os alunos são convidados a explorar os parâmetros de forma a perceberem o seu efeito no resultado final (quarentena, uso de máscara, vacinação). Com base nas observações pode-se explorar como construir um modelo matemático determinístico para a descrição da transmissão de uma doença e como incluir medidas de controlo.
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Piso 1, átrio
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Este conhecido jogo é simplesmente uma enorme diversão! Junta-te em equipa ou vem descobrir sozinho como te podes divertir com a Matemática!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Hall de entrada
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Nesta adaptação de um concurso de televisão, será que mudas a tua escolha inicial? Quais são as tuas probabilidades de ganhares um magnífico carro? Vens descobrir neste Problema de Monty Hall!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Hall de entrada
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Neste jenga matemático vais poder jogar e resolver desafios que são um máximo! Garantimos diversão e muitos números!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Hall de entrada
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Nesta roleta matemática, os participantes giram e consoante o número que sai têm uma pergunta associada. Se tiverem uma participação fantástica, poderão receber um prémio único... Vem descobrir e aprender sobre algumas curiosidades matemáticas. Quando somos pequenos, uma das primeiras coisas que nos ensinam é a contar portanto os números fazem parte das nossas vidas. Como cada um de nós, cada número é especial à sua maneira! Vem descobri-los!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Hall de entrada
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