Para leres um mapa precisas de saber alguns conceitos de matemática, como o de ângulo entre dois vetores, sistemas de coordenadas e curvas de nível. Sabes usar uma bússola e um mapa para calcular o desvio magnético, os desníveis e áreas?
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 1, átrio
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Considera as sequências formadas com os números naturais de 1 a n. Uma sequência tem a inversão i se o número i+1 se encontra à esquerda do número i. Por exemplo, a sequência 41352 tem as inversões: 2 e 3. Outra sequência com exatamente as mesmas inversões é 14532. Há mais sequências? O caso das sequências de comprimento 5 é fácil! Aprende a resolver este problema para sequências de qualquer comprimento usando técnicas de contagem, como por exemplo o princípio de inclusão-exclusão e o cálculo de combinações sem repetição, e responde: Qual o número de sequências que têm as mesmas inversões?
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 1, Sala 1.17
Hora de início: , , ,
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Encontrar o percurso mais curto que passe uma única vez por cada cidade de uma certa zona é conhecido como o problema do caixeiro viajante. Este problema é muito relevante na distribuição de produtos, no reposicionamento de telescópios espaciais ou mesmo no mapa do genoma humano. Apesar deste problema estar a ser investigado desde os anos 50, o seu estudo não está concluído. A sua importância é tal que há um prémio de 1 milhão de dólares para quem conseguir produzir um algoritmo muito eficiente. Queres descobrir o melhor percurso para ver 15 atividades ExpoFCT espalhadas pelo campus?
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Piso 2, sala 2.5
Hora de início: , , , ,
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Existe a profissão Matemático? Será possível trabalhar em Matemática dando contributos importantes para o Saber e para a Sociedade? Se pretendes respostas a estas questões ou apenas ouvir testemunhos de quem ama o seu trabalho vem assistir à Palestra.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 2, sala de seminários
Hora de início:
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Nesta palestra falaremos de ciências dos dados e de algumas particularidades da informação a que hoje se chama big data. A expressão big data pode genericamente ser entendida como referente a conjuntos de dados de grande volume, variedade/tipo e/ou velocidade de produção, de tal forma que as aplicações tradicionais de processamento de dados deixam de ser adequadas e/ou passíveis de ser usadas. Este tipo de dados e os conceitos envolvidos estão a transformar o modo de processamento e análise de informação em todos os domínios científicos, e.g., da engenharia às ciências biomédicas.
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: Piso 2, sala de seminários
Hora de início:
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Em condições ideais de visibilidade realizar-se-á uma experiência ilustrativa do conceito de escala, sendo efetuada a comparação dos tamanhos relativos do Sol e da Terra e respetiva distância, utilizando um modelo à escala.
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Entrada do edifício, exterior
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Descobre se é possível atravessar todas as pontes sem repetir nenhuma!
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Piso 1, átrio
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Sabias que para fazer certos "exercícios" de matemática, além de usares a cabeça, também podes usar os pés?
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Piso 1, átrio
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Diferentes análises estatísticas de factos de saúde podem resultar em conclusões diferentes, até opostas. Como é que isso é possível? Só para quem não percebe o que está a fazer. Nesta atividade fornecem-se as explicações no âmbito de casos reais.
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: Piso 1, Sala 1.17
Hora de início: , ,
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Quem já não ouviu: - "Se eu comer um frango e o meu amigo não comer nenhum, em média comemos ambos meio frango e ficamos todos sem fome!"... - "Os dados, se bem "martelados" confessam sempre"... - "Há mentiras e há... estatística!" Tal como há ilusões ópticas também há quem manipule dados para nos enganar. Como não cair no engano? Vem desmistificar o desconhecimento!
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: Piso 2, Sala 2.5
Hora de início: , , ,
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Uma das tarefas em Logística consiste em fazer a distribuição de produtos entre os fornecedores e os clientes de uma forma eficiente. Será que a Matemática pode ajudar? Nesta atividade vais encontrar resposta para esta e outras questões.
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: Piso 2, Laboratório 2.2
Hora de início: , ,
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Num computador está disponível uma interface que permite manipular os parâmetros (potencial de transmissão e cobertura vacinal) de um modelo matemático estocástico para a transmissão de COVID-19. Os alunos são convidados a explorar os parâmetros de forma a perceberem o seu efeito no resultado final (quarentena, uso de máscara, vacinação). Com base nas observações pode-se explorar como construir um modelo matemático determinístico para a descrição da transmissão de uma doença e como incluir medidas de controlo.
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Piso 1, átrio
Hora de início: , , , , , , , , , ,
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A criptografia, ou a arte de escrever em código, surgiu com a própria escrita. Ao longo dos tempos manteve-se associada a impérios, reis, guerras, poder militar e hoje usamo-la todos os dias, sempre que acedemos à internet. Nesta sessão vamos viajar pelos principais sistemas criptográficos que fizeram a história desta ciência. Até já!
Percurso(s):
Duração: 45 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 2, Sala 2.1
Hora de início: , ,
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Este conhecido jogo é simplesmente uma enorme diversão! Junta-te em equipa ou vem descobrir sozinho como te podes divertir com a Matemática!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Hall de entrada
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Nesta adaptação de um concurso de televisão, será que mudas a tua escolha inicial? Quais são as tuas probabilidades de ganhares um magnífico carro? Vens descobrir neste Problema de Monty Hall!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Hall de entrada
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Neste jenga matemático vais poder jogar e resolver desafios que são um máximo! Garantimos diversão e muitos números!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Hall de entrada
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Nesta roleta matemática, os participantes giram e consoante o número que sai têm uma pergunta associada. Se tiverem uma participação fantástica, poderão receber um prémio único... Vem descobrir e aprender sobre algumas curiosidades matemáticas. Quando somos pequenos, uma das primeiras coisas que nos ensinam é a contar portanto os números fazem parte das nossas vidas. Como cada um de nós, cada número é especial à sua maneira! Vem descobri-los!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Hall de entrada
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