Telemóveis, baterias e bicicletas são exemplos de bens que requerem matérias-primas essenciais para a sua produção. Algumas destas matérias-primas apresentam atualmente elevado valor económico e risco de escassez na EU - a Europa consome entre 25% e 30% dos metais existentes no mundo, mas produz apenas 5% das suas necessidades. Para encontrar outras fontes destes elementos estratégicos a equipa do RESOLUTION LAB está a desenvolver uma técnica para os recuperar a partir de recursos secundários resultantes de processos industriais e da atividade mineira. Veremos como se recupera cobalto e lítio.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório de HIdráulica
Vem conhecer como se monitoriza a qualidade do ar e os principais problemas associados à poluição atmosférica! Vamos falar das principais fontes de poluição do ar, mas também de lareiras e poeiras dos desertos do Norte de África, dos seus efeitos na saúde humana, do que devemos fazer em caso de episódios de poluição e onde consultar informação atualizada sobre este tema.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Na entrada do Laboratório de Hidráulica
Os pinheiros são árvores muito importantes do ponto de vista económico e ecológico. Sabias que há mais de 100 espécies de pinheiros? E que a maior parte se encontra na América do Norte e Central? Vem descobrir porquê. Vem conhecer algumas espécies de pinheiros que têm diferentes estratégias de vida e formam florestas que oferecem diferentes bens e serviços.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório de Hidráulica
Uma viagem pela história da fotografia guiada por apoio visual feito através da visualização das fotografias mais icónicas de todos os tempos. Esta atividade é conduzida através de um pequeno Quizz cuja dificuldade se encontra na identificação do momento captado pelas fotografias selecionadas. Para além disso, decorrerá um desafio durante o dia da EXPO FCT que consiste na premiação da fotografia de grupo mais original e icónica, utilizando a moldura do NuFoto.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Relvado entre o Tanto Faz e o Edifício I
Estes jogos simples ilustram conceitos importantes da Inteligência Artificial. De um modo divertido, poderás aprender o que são algoritmos, pesquisa local e otimização, processamento de restrições, criar um programa capaz de jogar o jogo do galo, e até treinar o teu próprio modelo de reconhecimento visual. Dá um primeiro passo nesta área fascinante da informática. Ainda te dizemos quem é o teu alter ego. Tens curiosidade? Vem descobrir!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: 119
Vamos ver como as bases de engenharia biomédica nos pode ajudar a medir os nossos biossinais e, a partir da eletrónica e novos materiais, concluir se temos algum problema com algoritmos de inteligência artificial. A monitorização de biossinais é feita através de sensores em wearables, como simplesmente através do uso do telemóvel de cada um de nós. Através destes sensores podemos caracterizar as nossas respostas psicofisiológicas e motoras relativamente à nossa interação com o meio envolvente. Esta atividade permitirá adquirir biossinais e visualizar alterações após um evento emotivo!
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 2, Sala 215, Biosignals Lab
Hora de início: , , , , , , ,
Vamos ver como é possível aprender as regras de jogos de forma automática utilizando técnicas de Inteligência Artificial em duas vertentes: uma atividade interativa (sem PC) para vários jogadores e outra (com Computador) onde uma IA aprende a jogar o jogo do galo. Vem experimentar para ver se consegues vencer uma máquina que aprende a dominar as regras dos jogos.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: 122
Nesta atividade poderás conhecer como funciona uma das maiores organizações internacionais estudantis da Europa e de que forma pode apostar no teu futuro através de soft skills e hard skills. Conhecerás os departamentos e equipas fundamentais para atingir um número elevado de stakeholders e imensas oportunidades para cursos internacionais por preços acessíveis a todos!
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: BEST Almada, ao lado da Biblioteca FCT/UNL
És amante de corridas? Vem experimentar a nossa com um pouco de ciência à mistura. Desafia os teus amigos e escolhe a tua pista de microfluídica. Esperemos que não fiques para trás!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Entrada
Nesta atividade, podes descobrir que afinal o papel também tem sentimentos. Utiliza um multímetro e mede a tensão dos terminais de cada um dos sensores, os resultados vão ser surpreendentes.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Entrada
As árvores conservam informação acerca do meio ambiente em que vivem. O tronco das árvores mostra uma série de anéis concêntricos uns escuros, outros claros. Algumas pessoas dizem que esses anéis são como partituras. Às vezes as árvores têm vidas “felizes” e isso traduz-se em anéis regulares, ou seja, numa “música harmoniosa”. No entanto, às vezes as árvores ficam sujeitas a acontecimentos stressantes e o seu tronco revela, então, uma “música dissonante”. A dendrocronologia é a ciência que tenta decifrar estas partituras e descobrir a vida passada das árvores.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório de Hidráulica
Aprende que compromissos podemos ter no nosso quotidiano para contribuir para um mundo mais sustentável! Para além disso, poderás desafiar os teus amigos num jogo de EcoPong, onde receberás pontos pela tua pontaria e por acertares em questões relacionadas com a sustentabilidade.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Piso 0, Laboratório de hidráulica
Vem conhecer o Núcleo de Desenvolvimento de Videojogos da FCT! Na nossa atividade poderás jogar um jogo com níveis impossíveis, para os passares, terás de hackear o código de forma a adquirires qualquer habilidade que consigas imaginar (super velocidade, teletransporte, antigravidade, ...). Junto da atividade estarão presentes membros do núcleo que te irão ajudar com esta tarefa, aos quais poderás colocar qualquer questão que tenhas sobre desenvolvimento de videojogos e a experiência universitária.
Percurso(s): ,
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: 124
Nesta atividade poderás medir alguns sinais elétricos do teu corpo. Vem ver o teu sinal muscular e cardíaco e testar os novos elétrodos flexíveis feitos no CENIMAT. Sabias que podemos usar um laser para os fabricar?
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Lab 2
Nesta atividade vais poder ver como funciona um microscópio eletrónico de varrimento, onde se usa um feixe de eletrões para conseguir ampliações de 1 milhão de vezes. Mais, vais ver que no mesmo microscópio pode usar-se um feixe de iões para remover e depositar materiais à nanoescala, por exemplo para fazer nanotransístores ou simplesmente assinares o teu nome numa única fibra de papel, mais fina que um dos teus cabelos.
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Lab 5
Nesta atividade vais poder ver como imprimir pistas condutoras e resistências em cima de papel para formar um circuito de modo a acender um LED. Esses circuitos podem ser também usados para criar etiquetas inteligentes integrando sensores de temperatura e mostradores electrocrómicos.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Lab 1.09 - CEMO/UNINOVA Ed II
O ouro em solução não é dourado... Vem descobrir de que cor é! Nesta demonstração vamos ver duas aplicações importantes das nanopartículas de ouro para o diagnóstico de doenças: • Testes de fluxo lateral para detetar doenças infeciosas. Exemplo dos testes de antigénio de SARS-CoV-2 • Testes genéticos para detetar doenças e outras condições médicas.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Sala: 2º Piso (DQ e DCV)
Vem conhecer o mundo das Artes Cénicas! Olá, somos o Novo Núcleo de Teatro, NNT, a nossa atividade consiste num jogo de mimica, no qual poderás interagir com membros do núcleo e utilizar adereços e figurinos do nossos espetáculos.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Ao aplicar a tecnologia utilizada nos cartões multibanco, com recurso a um arduino e um motor servo, vais aprender a fazer uma fechadura controlada por um cartão!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: 2.5
A atividade oferece aos participantes a oportunidade de aprender como construir, de forma divertida, pequenos programas que comandam os personagens de um jogo. A atividade é uma introdução simples à programação e transmite os conceitos básicos de raciocínio computacional, capacidade de decompor e resolver problemas e os primeiros conhecimentos de como criar um programa. Tudo isto no contexto de um divertido jogo. Mais informação em codingfest.org
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: 110