Poderá um tijolo ser como uma esponja? Esta experiência permite verificar que nem sempre os sólidos são tão sólidos como parecem. Todos sabemos que o algodão arde. Mas por vezes as aparências enganam, e este algodão pode ser um aliado para combater o fogo.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Lab 104
A impressão 3D permite de uma forma customizada produzir diferentes tipos de materiais: cerâmicos, polímeros e metais. Nesta experiência podes observar a impressão e levitação de super condutores e ainda outros materiais como ossos, implantes, entre outros.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Lab 2013
Alteração da cor de metais com recurso a processos eletroquímicos e físicos superficiais. Veja uma moeda de cobre (avermelhada) passar a prateada e depois a dourada.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Lab 101D
Nesta atividade poderás medir alguns sinais elétricos do teu corpo. Vem ver o teu sinal muscular e cardíaco e testar os novos elétrodos flexíveis feitos no CENIMAT. Sabias que podemos usar um laser para os fabricar?
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Lab 2
Nesta atividade vais poder ver como funciona um microscópio eletrónico de varrimento, onde se usa um feixe de eletrões para conseguir ampliações de 1 milhão de vezes. Mais, vais ver que no mesmo microscópio pode usar-se um feixe de iões para remover e depositar materiais à nanoescala, por exemplo para fazer nanotransístores ou simplesmente assinares o teu nome numa única fibra de papel, mais fina que um dos teus cabelos.
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Lab 5
Nesta atividade vais poder ver como imprimir pistas condutoras e resistências em cima de papel para formar um circuito de modo a acender um LED. Esses circuitos podem ser também usados para criar etiquetas inteligentes integrando sensores de temperatura e mostradores electrocrómicos.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Lab 1.09 - CEMO/UNINOVA Ed II
Já imaginaste como seria incrível todas as superfícies poderem incorporar eletrónica de forma totalmente invisível? Nesta atividade vais ver para que servem os materiais condutores e transparentes e como os podemos utilizar de uma forma smart.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: 1.03 - CEMOP/UNINOVA Ed II
O ouro em solução não é dourado... Vem descobrir de que cor é! Nesta demonstração vamos ver duas aplicações importantes das nanopartículas de ouro para o diagnóstico de doenças: • Testes de fluxo lateral para detetar doenças infeciosas. Exemplo dos testes de antigénio de SARS-CoV-2 • Testes genéticos para detetar doenças e outras condições médicas.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Sala: 2º Piso (DQ e DCV)
Vem conhecer o mundo das Artes Cénicas! Olá, somos o Novo Núcleo de Teatro, NNT, a nossa atividade consiste num jogo de mimica, no qual poderás interagir com membros do núcleo e utilizar adereços e figurinos do nossos espetáculos.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Ao aplicar a tecnologia utilizada nos cartões multibanco, com recurso a um arduino e um motor servo, vais aprender a fazer uma fechadura controlada por um cartão!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: 2.5
A atividade oferece aos participantes a oportunidade de aprender como construir, de forma divertida, pequenos programas que comandam os personagens de um jogo. A atividade é uma introdução simples à programação e transmite os conceitos básicos de raciocínio computacional, capacidade de decompor e resolver problemas e os primeiros conhecimentos de como criar um programa. Tudo isto no contexto de um divertido jogo. Mais informação em codingfest.org
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: 110
Com esta atividade poderás ter o teu primeiro contacto com a eletrónica. No nosso curso, terás uma forte componente prática em design de circuitos eletrónicos. É uma vantagem já saberes utilizar uma breadboard!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: 2.5
Todos os seres vivos armazenam a sua informação genética nas moléculas de ácidos núcleicos, geralmente, no DNA. Apesar de não ser possível observar a estrutura do DNA a olho nu, é possível extraí-lo e observar o aglomerado de moléculas que ele forma, apresentando um aspeto filamentoso. O visitante poderá ver e executar a extração do DNA do morango enquanto descobre um pouco mais sobre a importância desta molécula e a vida académica no Campus da Caparica. (atividade dinamizada pelos alunos Núcleo BCM)
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Sala: Patamar Norte, Piso 2 (entrada para as atividades do DCV)
Hora de início: , , , , , , , , , ,
Atividade que mostra a importância das matérias-primas no contexto do Património Cultural, desde a sua mineração até à sua utilização, no âmbito dos projectos RM@Schools4.0 e MineHeritage, financiados pelo EIT Raw Materials.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Vem experimentar ser Conservador Restaurador e fazer o diagnóstico a objectos em Vidro e Cerâmica. Vem conhecer as matérias-primas com que se fazem os vidros e as cerâmicas!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
O jogo de mímica é jogado a partir de cartões com o título e nome do autor de um livro. O jogador a quem for entregue o cartão terá de explicar aos outros jogadores, através de mímica, qual a obra referida. Vem jogar connosco!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Entrada
RECEÇÃO AOS PROFESSORES E ESTUDANTES. A Engenharia Geológica é uma especialidade de engenharia que inclui três áreas principais de atividade: os Georrecursos, a Geotecnia e o Geoambiente. Atua no sentido da aplicação dos conhecimentos em geologia a problemas de engenharia muito diversos, estabelecendo a ligação entre outras especialidades de engenharia como civil, de minas e do ambiente. Vem descobrir mais sobre a formação e o exercício da profissão de Engenheiro Geólogo!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Sala 3.30, Piso 3 (Departamento de Ciências da Terra)
Vem descubrir um mundo de jogos de tabuleiro e hobbies como nunca viste! De jogos casuais, competitívos, clássicos, sociais ou de estratégia, junta-te a esta comunidade diversa!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Entrada
Experiências com materiais que mudam de cor por efeito da luz, temperatura e campo elétrico designados como materiais inteligentes (smart materials). Serão apresentadas as seguintes experiências: 1) Fotocrómicos: Mudança de cor por efeito de luz visível e luz ultravioleta; 2) Termocrómicos: Tintas que mudam de cor por efeito da temperatura; 3) Electrocrómicos: Dispositivos que mudam de cor por efeito do potencial elétrico; 4) Luminescentes: Soluções e materiais fluorescentes (incluindo uso de notas e cartões).
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Piso 4, Laboratório 423
Os participantes vão ter de colocar as suas mãos dentro de uma caixa parcialmente selada, de modo a não ser possível visualizar o seu conteúdo. O objetivo é conseguir identificar os diferentes materiais dentro da caixa utilizando apenas o tacto.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Perto da entrada principal do edifício