Nesta atividade poderás visualizar a execução de um mapeamento 3D com drone de alta precisão, com recurso à mais recente tecnologia de levantamentos tridimensionais, bem como a observação dos resultados finais e as suas aplicações em Engenharia Civil e demais. | Apoio: ARROW4D / NIOTANTEK - Consultores de Engenharia e Geofísica, Lda
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Exterior do Ed. IX
Hora de início: , , , , , , ,
Questionário de escolha múltipla com 10 perguntas sobre Ambiente/ Economia circular/ Resíduos. A atividade é realizada em grupo, com o objetivo de responder ao máximo de perguntas corretas. Nesta atividade não se perde, acerta-se as respostas e/ou aumenta-se o conhecimento sobre Ambiente, Resíduos e Engenharia do Ambiente na NOVA.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório de Hidráulica
A ÁGUA é um recurso essencial à vida que necessita ser preservado. É por isso muito importante garantir o adequado tratamento de águas residuais e assim proteger os ecossistemas aquáticos contra várias formas de poluição. Acresce que, face à escassez da ÁGUA a nível global é cada vez mais importante estudar novos métodos de tratamento que permitam a reutilização segura de água residual. Nesta atividade são apresentadas algumas soluções para tratamentos aplicados à água para consumo e à água residual, para reutilização, assim como os desafios futuros que a disponibilidade de Água nos coloca.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório de Hidráulica
O projeto CitySelfy (https://cityselfy.webhost.fct.unl.pt) foca o estudo sobre a sustentabilidade ambiental associado ao sistema água-energia-alimento à escala municipal. A atividade tem duas partes principais: na primeira, abordam-se conceitos sobre os sistemas energético e de abastecimento de água locais e a sua relação com as nossas ações diárias, através de uma sessão interativa de perguntas e respostas (plataforma Kahoot.it). Na segunda componente são comparados hábitos alimentares típicos com a Planetary Health Diet, com base em questionários desenvolvidos no serviço mentimeter.com.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório de Hidráulica
Telemóveis, baterias e bicicletas são exemplos de bens que requerem matérias-primas essenciais para a sua produção. Algumas destas matérias-primas apresentam atualmente elevado valor económico e risco de escassez na EU - a Europa consome entre 25% e 30% dos metais existentes no mundo, mas produz apenas 5% das suas necessidades. Para encontrar outras fontes destes elementos estratégicos a equipa do RESOLUTION LAB está a desenvolver uma técnica para os recuperar a partir de recursos secundários resultantes de processos industriais e da atividade mineira. Veremos como se recupera cobalto e lítio.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório de HIdráulica
Vem conhecer como se monitoriza a qualidade do ar e os principais problemas associados à poluição atmosférica! Vamos falar das principais fontes de poluição do ar, mas também de lareiras e poeiras dos desertos do Norte de África, dos seus efeitos na saúde humana, do que devemos fazer em caso de episódios de poluição e onde consultar informação atualizada sobre este tema.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Na entrada do Laboratório de Hidráulica
Os pinheiros são árvores muito importantes do ponto de vista económico e ecológico. Sabias que há mais de 100 espécies de pinheiros? E que a maior parte se encontra na América do Norte e Central? Vem descobrir porquê. Vem conhecer algumas espécies de pinheiros que têm diferentes estratégias de vida e formam florestas que oferecem diferentes bens e serviços.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório de Hidráulica
A internet é um enorme universo de informação e nós podemos aproveitá-la para criar páginas web incríveis! Nesta atividade vamos ensinar-te como construir uma página web que integra diferentes serviços para criar uma aplicação complexa. Por exemplo, criar uma página para saberes quando os teus artistas favoritos do Spotify vão dar concertos na tua cidade. Tudo isto sem precisar de conhecimentos avançados em programação! Se queres aprender como criar uma aplicação que integra informações de diferentes websites, inscreve-te agora!
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: Edif II - 121
Uma viagem pela história da fotografia guiada por apoio visual feito através da visualização das fotografias mais icónicas de todos os tempos. Esta atividade é conduzida através de um pequeno Quizz cuja dificuldade se encontra na identificação do momento captado pelas fotografias selecionadas. Para além disso, decorrerá um desafio durante o dia da EXPO FCT que consiste na premiação da fotografia de grupo mais original e icónica, utilizando a moldura do NuFoto.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Relvado entre o Tanto Faz e o Edifício I
Já pensaste em transformar um tipo de arte noutra? É comum transformar um poema numa música ou um desenho numa escultura, mas achas que consegues representar visualmente uma melodia ou ilustrar um poema? O Núcleo de Música, Arte e Cultura (NuMAC) propõe-te este desafio, vem pegar numa das obras de arte que trouxemos e traduz a sua essência em algo completamente diferente, dá asas à imaginação, trabalha com diferentes materiais ou até instrumentos e joga com as palavras para criar algo único. Vem conhecer obras de artistas aqui da faculdade criadas no ambiente que poderás vivenciar no futuro!
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Relvado em frente à cantina e convívio
Capacetes de Realidade Virtual! Jogos com wii balance boards! Jogos com tapetes de dança! Telemóveis com Realidade Aumentada! Vem experimentar, mexer, jogar e aprender como os alunos de Engª Informática desenvolvem aplicações multimédia interativas! Temos jogos 3D, Ambientes em Realidade Virtual e aplicações para indústria em Realidade Aumentada.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: 114
Estes jogos simples ilustram conceitos importantes da Inteligência Artificial. De um modo divertido, poderás aprender o que são algoritmos, pesquisa local e otimização, processamento de restrições, criar um programa capaz de jogar o jogo do galo, e até treinar o teu próprio modelo de reconhecimento visual. Dá um primeiro passo nesta área fascinante da informática. Ainda te dizemos quem é o teu alter ego. Tens curiosidade? Vem descobrir!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: 119
Muitas tarefas podem agora usar assistentes como a Amazon Alexa e a Apple Siri. Marcar férias, fazer compras, pesquisar informação, são algumas das muitas atividades que este tipo de assistentes já realiza. A próxima geração de assistentes é já capaz de nos guiar passo a passo em trabalhos manuais e a seguir receitas, usando algoritmos de IA cada vez mais sofisticados. Vem experimentar o TWIZ, o bot desenvolvido pela nossa equipa que te permite escolher receitas ou tarefas e segui-las passo a passo de forma simples e interativa, com recurso a voz e imagem. Esperamos por ti!
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: 120
E se vos desafiasse para encontrarem uma bandeira escondida nesta universidade, contando uma história e fornecendo pistas que vos levasse ao local onde se encontra? Isso seria muito cansativo… :) Então, escondemos bandeiras em vários desafios informáticos, permitindo desvendar problemas comuns em cibersegurança. Perante um problema, os Capture the Flag são desafios de cibersegurança no qual os concorrentes tentam explorar uma vulnerabilidade. Prontos para resolver desafios nas categorias de hacking? Se não perdes um desafio e estás interessado em aprender mais sobre esses tópicos, aparece!
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: 123