A Criogenia, i.e. a tecnologia das muito baixas temperaturas, é utilizada em muitos domínios “High Tech” da nossa sociedade como a “eletrónica quântica” (computadores quânticos, magnetoencefalografia, …), a “supercondutividade” (construção de bobinas de campos magnéticos utilizadas para as imagens médicas), ou ainda o arrefecimento nos satélites de detetores infravermelhos utilizados para a observação da terra ou em astronomia. Neste laboratório, mostraremos alguns exemplos e efeitos espetaculares ligados ao mundo estranho das baixas temperaturas.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: sala 124
Hora de início: , , , ,
Os sistemas ópticos estão hoje onipresentes na sociedade moderna, com um número cada vez maior de aplicações cobrindo as ciências médicas (tecnologias de visão, cirurgia, imagem), exploração do espaço (telescópios, lentes, espetrómetros), telecomunicações (fibra óptica), processamento de informação, indústria (corte, soldadura, metrologia), para citar apenas alguns exemplos. Além disso, as tecnologias subjacentes às sondas baseadas em luz, fornecem ferramentas fundamentais de análise, essenciais para a realização de investigação e desenvolvimento aplicadas em áreas do conhecimento.
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: Lab. 101 B
Hora de início: , , , , , , , ,
Vamos ver como é possível aprender as regras de jogos de forma automática utilizando técnicas de Inteligência Artificial em duas vertentes: uma atividade interativa (sem PC) para vários jogadores e outra (com Computador) onde uma IA aprende a jogar o jogo do galo. Vem experimentar para ver se consegues vencer uma máquina que aprende a dominar as regras dos jogos.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: 122
Nesta palestra falaremos de ciências dos dados e de algumas particularidades da informação a que hoje se chama big data. A expressão big data pode genericamente ser entendida como referente a conjuntos de dados de grande volume, variedade/tipo e/ou velocidade de produção, de tal forma que as aplicações tradicionais de processamento de dados deixam de ser adequadas e/ou passíveis de ser usadas. Este tipo de dados e os conceitos envolvidos estão a transformar o modo de processamento e análise de informação em todos os domínios científicos, e.g., da engenharia às ciências biomédicas.
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: Piso 2, sala de seminários
Hora de início:
Em condições ideais de visibilidade realizar-se-á uma experiência ilustrativa do conceito de escala, sendo efetuada a comparação dos tamanhos relativos do Sol e da Terra e respetiva distância, utilizando um modelo à escala.
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Entrada do edifício, exterior
Será a impressão 3D com metais sustentável? Esta tecnologia cria protótipos funcionais e peças de produção em algumas horas ou dias Descobre se imprimir em 3D com metal deixa uma pegada menor ou maior que a produção convencional. E será mais rentável? Vem e descobre.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Sala: Sala 4.06, ed.VIII DEMI
Hora de início: , , , , , , , , , ,
Sabias que para fazer certos "exercícios" de matemática, além de usares a cabeça, também podes usar os pés?
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Piso 1, átrio
Apresentação da faculdade, do curso, do núcleo, saídas profissionais, aplicações, mestrado e licenciatura. Compreende ainda um momento destinado ao esclarecimento de dúvidas dos estudantes do secundário.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Sala: Sala 3.09 Edifício VIII
A atividade consiste na apresentação de uma folha de Excel que tem alguns cursos da faculdade e alguns critérios como: Circuitos, Cuidar do Ambiente, Programar, entre outros. Os alunos devem atribuir uma pontuação a cada critério – 1,3,5,9 – de onde sai o resultado automático do curso recomendado para o mesmo (Aplicação do Método AHP e TOPSIS).
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Sala: Lab. Polivalente - do Edifício VIII
A atividade consiste na breve explicação do conceito de otimização, exemplificando com um exercício lecionado em Engenharia e Gestão Industrial. Este exercício tem como base o algoritmo Ford-Fulkerson onde se analisa a capacidade de uma rede de fluxo. No fim da exemplificação é deixado aos estudantes um desafio que consiste na resolução de um exercício.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Sala: Sala 3.02 do Edifício VIII com Projetor
Uma bicicleta elétrica projetada e construída pelo Núcleo de Engenharia Mecânica! Poderás conhecer o processo de como este projeto ganhou forma e ver ao vivo o progresso da equipa. Neste projeto multidisciplinar a equipa desenvolveu-se para dar resposta a todos os desafios, como projetar componentes estruturais, a desenvolver sistemas eletrônicos!
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório de Máquinas
Nesta atividade poderás conhecer como funciona uma das maiores organizações internacionais estudantis da Europa e de que forma pode apostar no teu futuro através de soft skills e hard skills. Conhecerás os departamentos e equipas fundamentais para atingir um número elevado de stakeholders e imensas oportunidades para cursos internacionais por preços acessíveis a todos!
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: BEST Almada, ao lado da Biblioteca FCT/UNL
A atividade consiste num quiz de perguntas feitas aos participantes sobre as diferentes temáticas da engenharia geológica. Antes de ser feita cada pergunta, os alunos serão divididos em duas equipas, em que terão de completar um desafio, e só depois de o completarem, terão oportunidade de responder a uma pergunta. A primeira equipa a conseguir responder a cinco perguntas acertadamente, ganhará um prémio.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 1, Sala 3.30