A conclusão do Ensino Secundário é particularmente importante para os alunos que pretendem ingressar no Ensino Superior, dado que existem inúmeras possibilidades de escolha relativamente à oferta educativa. Neste contexto, podem surgir algumas questões relacionadas com a distinção entre Engenharia Física e as restantes áreas de Engenharia, constituição do plano curricular, saídas profissionais e outros aspetos da vida académica. Estás convidado para conversar com alguns membros do Núcleo de Engenharia Física, esclarecendo todas as dúvidas sobre o teu futuro!
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: 203
Hora de início: , , , , , , , ,
A impressão 3D permite de uma forma customizada produzir diferentes tipos de materiais: cerâmicos, polímeros e metais. Nesta experiência podes observar a impressão e levitação.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Lab 209
Dentro deste aparelho encontra-se uma bobina, que consiste num dispositivo eletrónico constituído por um fio condutor, enrolado sobre si mesmo, e que quando percorrido por corrente elétrica permite estabelecer um campo magnético. Não será interessante descobrir porque é que quando ligamos o interruptor, verificamos um fenómeno pouco intuitivo associado ao movimento vertical de anéis de constituição metálica?
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: 203
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O Globo de Plasma contém uma mistura de gases, composta por Hidrogénio e Árgon, a baixa pressão. No centro deste dispositivo, encontra-se um elétrodo submetido a uma diferença de potencial elevada, responsável pela excitação e ionização da mistura de gases. Ao voltarem ao estado fundamental, estes emitem luz dando origem ao plasma. Sabias que o princípio físico, demonstrado através do funcionamento do Globo de Plasma, está na base de ocorrências de natureza meteorológica, como os relâmpagos?
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: 213
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Desenvolvido inicialmente como um acelerador de partículas em 1929 por Robert J. Van de Graaff, o Gerador de Van de Graaff é um aparelho que produz tensões elétricas muito elevadas, sendo utilizado, em contexto académico, para o estudo de eletrização por atrito, cargas elétricas e rigidez dielétrica. Alguma vez tiveste oportunidade de contactar diretamente com um dispositivo desta natureza, ou semelhante? Vem conhecer os princípios de funcionamento do Gerador de Van de Graaff, com recurso a um protótipo desenvolvido por um antigo aluno do Mestrado Integrado em Engenharia Física!
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: 213
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A afirmação da Física como ciência moderna está intimamente ligada ao desenvolvimento da Mecânica, que consiste no estudo do movimento de corpos, à escala macroscópica, através de relações matemáticas. Sabias que algumas propriedades estudadas no âmbito deste domínio da Física, como a conservação do momento angular, servem de base para a orientação de satélites que orbitam a Terra? Vem descobrir, com uma demonstração simples e interativa, todos estes conceitos!
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: 213
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As técnicas de espetroscopia permitem-nos conhecer os materiais para além do que o olho humano permite. A espetroscopia Raman permite identificar e diferenciar os materiais com base nos modos como as suas moléculas vibram. Nesta atividade iremos distinguir materiais do quotidiano, de interesse artístico e médico.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Lab 120 – sala Raman
Hora de início: , , , , ,
As nanoestruturas possuem um imenso potencial de aplicação na área da saúde. Na Engenharia de Tecidos, que combina células e biomateriais para desenvolver substitutos biológicos para tecidos ou orgãos, as nanoestruturas são usadas como suporte à adesão, migração, proliferação e metabolismo celulares, para encapsular moléculas bioactivas ou como agentes antimicrobianos. Nesta actividade veremos alguns exemplos de produção de nanoestruturas: nanofibras de policaprolactona (um polímero sintético biocompatível e biodegradável) e nanopartículas de prata (um excelente agente antimicrobiano).
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Laboratório 240
Hora de início: , , , , , , , , ,
Nesta atividade terás a oportunidade de aprender como funciona o laser, nomeadamente o laser solar, e quais são as suas aplicações. Serão apresentados alguns protótipos para conheceres melhor os seus componentes e poderás ter a oportunidade de assistir à emissão do feixe de laser solar (Laboratório de Laser Solar, atrás do Ed. VII). No caso das condições meteorológicas não permitirem a observação do laser solar em funcionamento, como alternativa poderás assistir ao funcionamento de um laser bombeado eletricamente e à medição de perfil do laser no laboratório 242 (Edifício I).
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Lab. Laser Solar (atrás do Ed. VII)
Hora de início: , , , , ,
Nesta atividade vais encontrar vários processos industriais totalmente automatizados ou robotizados e também sistemas ciberfísicos onde robôs, computadores e humanos trabalham como se fossem um só. Vais conhecer os componentes que dão vida a uma máquina automática e ensinar um robô a fazer uma tarefa.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Sala: DEMI, Piso 3, Lab de Fabrico Digital Avançado 3.01
Hora de início: , ,
Há um mundo para além da nossa visão. Tens noção dos efeitos das alterações climáticas e da poluição ao nível microscópico? Então, vem ver ao pormenor.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório de Hidráulica
Fazes ideia da quantidade de organismos com que te podes cruzar numa só ida à praia? Então, vem descobrir!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório de HIdráulica
Biomodel Go: Jogo interativo que te permite descobrir qual o modelo biológico mais adequado ao problema ambiental.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório de Hidráulica
Partibridges é um projeto Erasmus +, em que se trabalha a ideia de que a participação jovem deve ser compreendida de forma ampla e evolutiva, assim como estimulada por pedagogias colaborativas e ativas. Esta atividade proporcionará uma viagem por caminhos da participação jovem ativa, através de um quiz online, na construção coletiva de uma pesca artesanal sustentável.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório de HIdráulica
A pesca artesanal é uma realidade nas localidades costeiras. Diferentes artes de pesca têm acompanhado o processo evolutivo humano enquanto uma profissão milenar, o que mostra a sua grande valia. Com o apoio do MAR 2020, nasce o Projeto Smart Fishing (www.smartfishing.olo.blue/), que se foca no repensar a pesca artesanal com ações em territórios costeiros e ribeirinhos que motivem o pescador a participar nas decisões que afetam a sua profissão, incluindo a sua relação com o meio ambiente. Venham visitar a instalação do Smart Fishing e participar em rodas abertas de discussão!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório de Hidráulica
A atividade “Invasão do Plástico!” irá mostrar todo o processo de amostragem e tratamento das amostras, desde a “caça” dos plásticos na areia, até à identificação dos mesmos na lupa. Porque mesmo quando a areia parece estar limpa, existe um mundo de mini plásticos que o olho nu não vê, mas muitos animais marinhos acabam por ingerir, por exemplo os peixes que confundem os microplásticos com o plâncton, chegando assim à cadeia alimentar humana. Vem saber mais sobre a poluição por plásticos e microplásticos!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório de HIdráulica
A produção e consumo de produtos sem a adequada recuperação dos resíduos gerados, requerem comportamentos e políticas mais sustentáveis para minimizar impactos negativos sobre o ambiente e saúde humana. Para evitar a incineração ou deposição em aterro, o ciclo biológico da economia circular dos resíduos, ou seja, a valorização orgânica através da compostagem ou digestão anaeróbia é uma opção, desde que os resíduos tenham características adequadas. Vamos conhecer o ciclo biológico da economia circular dos resíduos e mostrar exemplos de materiais já no mercado certificados como compostáveis.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório de Hidráulica