Nesta atividade poderás conhecer como funciona uma das maiores organizações internacionais estudantis da Europa e de que forma pode apostar no teu futuro através de soft skills e hard skills. Conhecerás os departamentos e equipas fundamentais para atingir um número elevado de stakeholders e imensas oportunidades para cursos internacionais por preços acessíveis a todos!
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: BEST Almada, ao lado da Biblioteca FCT/UNL
A atividade consiste num quiz de perguntas feitas aos participantes sobre as diferentes temáticas da engenharia geológica. Antes de ser feita cada pergunta, os alunos serão divididos em duas equipas, em que terão de completar um desafio, e só depois de o completarem, terão oportunidade de responder a uma pergunta. A primeira equipa a conseguir responder a cinco perguntas acertadamente, ganhará um prémio.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 1, Sala 3.30
És amante de corridas? Vem experimentar a nossa com um pouco de ciência à mistura. Desafia os teus amigos e escolhe a tua pista de microfluídica. Esperemos que não fiques para trás!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Entrada
Vem aprender a fazer a tua cerveja, numa demonstração ao vivo de uma produção de mosto de cerveja, onde os nossos especialistas irão dar te a conhecer o mundo da cerveja artesanal e explicar todo o processo do princípio ao fim.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Sala: 1º andar, Instalação Piloto
Nesta atividade, podes descobrir que afinal o papel também tem sentimentos. Utiliza um multímetro e mede a tensão dos terminais de cada um dos sensores, os resultados vão ser surpreendentes.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Entrada
Quem já não ouviu: - "Se eu comer um frango e o meu amigo não comer nenhum, em média comemos ambos meio frango e ficamos todos sem fome!"... - "Os dados, se bem "martelados" confessam sempre"... - "Há mentiras e há... estatística!" Tal como há ilusões ópticas também há quem manipule dados para nos enganar. Como não cair no engano? Vem desmistificar o desconhecimento!
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: Piso 2, Sala 2.5
Hora de início: , , ,
As árvores conservam informação acerca do meio ambiente em que vivem. O tronco das árvores mostra uma série de anéis concêntricos uns escuros, outros claros. Algumas pessoas dizem que esses anéis são como partituras. Às vezes as árvores têm vidas “felizes” e isso traduz-se em anéis regulares, ou seja, numa “música harmoniosa”. No entanto, às vezes as árvores ficam sujeitas a acontecimentos stressantes e o seu tronco revela, então, uma “música dissonante”. A dendrocronologia é a ciência que tenta decifrar estas partituras e descobrir a vida passada das árvores.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório de Hidráulica
O Hidrogénio Verde tem sido alvo de muito interesse como uma fonte de energia alternativa e sustentável. Mas o que é Hidrogénio verde? Nesta atividade podem descobrir o que é e como é produzido o Hidrogénio Verde (Electroquímica) e conhecer outras formas de produção biológica através de enzimas, nomeadamente… Hidrogenase.
Duração: 15 minutos
Sala: 6º Piso
Hora de início: , , , , , , , , , ,
Aprende que compromissos podemos ter no nosso quotidiano para contribuir para um mundo mais sustentável! Para além disso, poderás desafiar os teus amigos num jogo de EcoPong, onde receberás pontos pela tua pontaria e por acertares em questões relacionadas com a sustentabilidade.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Piso 0, Laboratório de hidráulica
Vem conhecer o Núcleo de Desenvolvimento de Videojogos da FCT! Na nossa atividade poderás jogar um jogo com níveis impossíveis, para os passares, terás de hackear o código de forma a adquirires qualquer habilidade que consigas imaginar (super velocidade, teletransporte, antigravidade, ...). Junto da atividade estarão presentes membros do núcleo que te irão ajudar com esta tarefa, aos quais poderás colocar qualquer questão que tenhas sobre desenvolvimento de videojogos e a experiência universitária.
Percurso(s): ,
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: 124
Num computador está disponível uma interface que permite manipular os parâmetros (potencial de transmissão e cobertura vacinal) de um modelo matemático estocástico para a transmissão de COVID-19. Os alunos são convidados a explorar os parâmetros de forma a perceberem o seu efeito no resultado final (quarentena, uso de máscara, vacinação). Com base nas observações pode-se explorar como construir um modelo matemático determinístico para a descrição da transmissão de uma doença e como incluir medidas de controlo.
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Piso 1, átrio
Hora de início: , , , , , , , , , ,
Nesta atividade poderás medir alguns sinais elétricos do teu corpo. Vem ver o teu sinal muscular e cardíaco e testar os novos elétrodos flexíveis feitos no CENIMAT. Sabias que podemos usar um laser para os fabricar?
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Lab 2
Nesta atividade vais poder ver como funciona um microscópio eletrónico de varrimento, onde se usa um feixe de eletrões para conseguir ampliações de 1 milhão de vezes. Mais, vais ver que no mesmo microscópio pode usar-se um feixe de iões para remover e depositar materiais à nanoescala, por exemplo para fazer nanotransístores ou simplesmente assinares o teu nome numa única fibra de papel, mais fina que um dos teus cabelos.
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Lab 5
Nesta atividade vais poder ver como imprimir pistas condutoras e resistências em cima de papel para formar um circuito de modo a acender um LED. Esses circuitos podem ser também usados para criar etiquetas inteligentes integrando sensores de temperatura e mostradores electrocrómicos.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Lab 1.09 - CEMO/UNINOVA Ed II