Vem descobrir de que é feita uma fotografia e porque é importante preservar este património. Nesta atividade vais aprender a olhar e a identificar diferentes tipos de fotografias e perceber como essa informação é útil para a preservação das coleções. Durante a atividade vamos realizar um processo fotográfico antigo e perceber como se forma a imagem.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Sala: Piso 0, Sala 039 (Sala Reuniões DCR)
Hora de início: , , , , , , , , ,
Os participantes irão aprender a fazer um pequeno caderno costurado manualmente e nele escrever com pena e tinta ferrogálica. Irão também observar diferentes modelos de encadernação utilizados ao longo da história de forma a perceber a sua evolução e o seu impacto na conservação dos documentos.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Sala: Piso 0, Sala 039 (Sala Reuniões DCR)
Hora de início: , , , , , , , , ,
Vem descobrir as coleções de moda nos museus! Porque são importantes de preservar? Quais os seus desafios? O que pode o conservador-restaurador fazer? Nesta atividade vais aprender a olhar macro e microscopicamente para os materiais sintéticos mais usados em moda e em como usar essa informação para lidar com os seus desafios e desvendar os seus segredos.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Sala: Piso 0, Sala 039 (Sala Reuniões DCR)
Hora de início: , , , , , , , , ,
Atividade que mostra a importância das matérias-primas no contexto do Património Cultural, desde a sua mineração até à sua utilização, no âmbito dos projectos RM@Schools4.0 e MineHeritage, financiados pelo EIT Raw Materials.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Vem experimentar ser Conservador Restaurador e fazer o diagnóstico a objectos em Vidro e Cerâmica. Vem conhecer as matérias-primas com que se fazem os vidros e as cerâmicas!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Com base na tipologia dos contaminantes no solo, vem investigar qual a atividade responsável por essa contaminação, identificada com Lupa binocular e Fotoionizador de ultravioleta. Vem, igualmente, experimentar como a corrente elétrica pode ser usada para detetar plumas de contaminação nos solos.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 3, Lab. 3.31 (Departamento de Ciências da Terra)
Hora de início: , , , , , , , , , , ,
O jogo de mímica é jogado a partir de cartões com o título e nome do autor de um livro. O jogador a quem for entregue o cartão terá de explicar aos outros jogadores, através de mímica, qual a obra referida. Vem jogar connosco!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Entrada
Faz uma viagem ao passado geológico através dos fósseis pois estes são testemunhos de importantes episódios da história da Terra. Podes observar e identificar macrofósseis em amostras de mão. Depois, com a informação e interpretação dos fósseis, podemos ajudar-te a supor o que aconteceu naquele tempo, fazer reconstituições sobre os ambientes que existiram no passado, conhecer as idades e saber onde estas se incluem na Escala Geocronológica.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 3, Lab. 3.34 (Departamento de Ciências da Terra)
Hora de início: , , , , , , , , , , ,
O mundo dos minerais e das rochas, quando observados ao microscópio petrográfico, é fascinante! Vais poder observar as suas cores, brilho, bem como outras propriedades numa dimensão macroscópica e microscópica. De um modo descontraído poderás manusear amostras de rochas e minerais, determinar algumas propriedades e ficar a conhecer a importância destes no nosso dia-a-dia. Num concurso muito simples, vais rapidamente conseguir identificar minerais!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 3, Lab. 3.33 (Departamento de Ciências da Terra)
RECEÇÃO AOS PROFESSORES E ESTUDANTES. A Engenharia Geológica é uma especialidade de engenharia que inclui três áreas principais de atividade: os Georrecursos, a Geotecnia e o Geoambiente. Atua no sentido da aplicação dos conhecimentos em geologia a problemas de engenharia muito diversos, estabelecendo a ligação entre outras especialidades de engenharia como civil, de minas e do ambiente. Vem descobrir mais sobre a formação e o exercício da profissão de Engenheiro Geólogo!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Sala 3.30, Piso 3 (Departamento de Ciências da Terra)
Vem descubrir um mundo de jogos de tabuleiro e hobbies como nunca viste! De jogos casuais, competitívos, clássicos, sociais ou de estratégia, junta-te a esta comunidade diversa!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Entrada
Experiências com materiais que mudam de cor por efeito da luz, temperatura e campo elétrico designados como materiais inteligentes (smart materials). Serão apresentadas as seguintes experiências: 1) Fotocrómicos: Mudança de cor por efeito de luz visível e luz ultravioleta; 2) Termocrómicos: Tintas que mudam de cor por efeito da temperatura; 3) Electrocrómicos: Dispositivos que mudam de cor por efeito do potencial elétrico; 4) Luminescentes: Soluções e materiais fluorescentes (incluindo uso de notas e cartões).
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Piso 4, Laboratório 423
O circuito integrado é o novo aço do mundo contemporâneo. Sem ele, viveríamos certamente numa realidade diversa. No espaço de exposição sobre a eletrónica, mostramos as várias etapas de projeto e teste de circuitos eletrónicos integrados. Para além destes elementos de micro e nano eletrónica avançada para a conversão de sinal do mundo analógico para o digital, o visitante poderá interagir com diversos demonstradores resultantes de trabalhos utilizados na nossa atividade letiva, nomeadamente, amplificador de áudio, sistema de comunicação sem fios, entre outros.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: 3.1
A cor é indicativa da forma e tamanho no mundo nanoscópico. A prata, o ouro, ou o ferro mudam de cor no mundo nano. Que cor pensas que têm? Vamos ver como uma solução incolora fica azul quando agitada e quando assenta torna-se incolora novamente. Este ciclo pode ser repetido muitas vezes. O segredo está num ingrediente que vem de fora da solução: Qual? Veremos como uma solução azul a diferentes pHs muda para verde, amarelo e laranja quando agitada. Qual é o ativador de este semáforo molecular?
Percurso(s): ,
Duração: 30 minutos
Sala: Piso 3, Hall
Nesta atividade poderás descobrir a mecanoquímica, uma metodologia sintética, considerada pela IUPAC como uma das 10 mais promissoras tecnologias emergentes em química. Esta baseia-se em reações no estado sólido cumprindo assim os princípios da Química Verde, apresentando inúmeras vantagens sobre a síntese convencional em solução (melhores rendimentos, eficiência energética, etc). Também terás contacto com a cristalografia de raios-X, um ramo da ciência que estuda cristais, permite determinar a estrutura 3D das moléculas, visualizar e estudar as propriedades destas em benefício da sociedade.
Percurso(s): ,
Duração: 30 minutos
Sala: Piso 4, Laboratório 412
Vem conhecer um veleiro autónomo desenvolvido na FCT. Neste veleiro foi instalado um GPS, uma bússola, um catavento e um Arduino. O Arduino recebe informação com as coordenadas GPS dos locais de destino e assegura navegação autónoma, controlando o leme e a vela.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: 2.1
Nesta atividade vão ser separadas misturas de azeite, hexano, diclorometano, água e areia, com demonstração das técnicas seguintes: 1. Filtração – remoção de impurezas sólidas. 2. Decantação - separação de líquidos imiscíveis. 3. Destilação simples - separação de soluções ou líquidos miscíveis com pontos de ebulição muito diferentes. 4. Destilação fracionada - separação de líquidos miscíveis com pontos de ebulição próximos.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Lab 327/ Piso 3
A espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) é uma técnica analítica usada para estudar a estrutura e dinâmica da matéria, através da irradiação de núcleos atómicos num campo magnético com ondas de rádio, sendo uma técnica muito valiosa para elucidar a estrutura e atividade de moléculas. Sabias que o RMN também te permite criar música? É o que propomos explorar com esta atividade, tal como as frequências das cordas de uma guitarra servem para construir música, as radiofrequências dos núcleos atómicos podem ser vistas como ficheiros áudio cujo som é único para cada molécula.
Percurso(s): ,
Duração: 15 minutos
Sala: Piso 1, sala 106
Esta atividade vai apresentar as principais estratégias utilizadas para a reutilização do CO2 como matéria-prima ou como solvente alternativo em processos químicos, trazendo o carbono de volta à cadeia de valor e, assim, contribuindo para uma economia circular. Isso permite não apenas a valorização do CO2, mas também a substituição parcial de matérias-primas de origem fóssil. Esta atividade pretende demostrar que o CO2 é muito mais que um gás poluente e que na realidade pode ser muito útil no desenvolvimento de novas tecnologias no âmbito da química verde. Pergunta-nos COMO!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Sala: Laboratórios 508, 510 e 512