Ao aplicar a tecnologia utilizada nos cartões multibanco, com recurso a um arduino e um motor servo, vais aprender a fazer uma fechadura controlada por um cartão!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: 2.5
A atividade oferece aos participantes a oportunidade de aprender como construir, de forma divertida, pequenos programas que comandam os personagens de um jogo. A atividade é uma introdução simples à programação e transmite os conceitos básicos de raciocínio computacional, capacidade de decompor e resolver problemas e os primeiros conhecimentos de como criar um programa. Tudo isto no contexto de um divertido jogo. Mais informação em codingfest.org
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: 110
Com esta atividade poderás ter o teu primeiro contacto com a eletrónica. No nosso curso, terás uma forte componente prática em design de circuitos eletrónicos. É uma vantagem já saberes utilizar uma breadboard!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: 2.5
Todos os seres vivos armazenam a sua informação genética nas moléculas de ácidos núcleicos, geralmente, no DNA. Apesar de não ser possível observar a estrutura do DNA a olho nu, é possível extraí-lo e observar o aglomerado de moléculas que ele forma, apresentando um aspeto filamentoso. O visitante poderá ver e executar a extração do DNA do morango enquanto descobre um pouco mais sobre a importância desta molécula e a vida académica no Campus da Caparica. (atividade dinamizada pelos alunos Núcleo BCM)
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Sala: Patamar Norte, Piso 2 (entrada para as atividades do DCV)
Hora de início: , , , , , , , , , ,
Atividade que mostra a importância das matérias-primas no contexto do Património Cultural, desde a sua mineração até à sua utilização, no âmbito dos projectos RM@Schools4.0 e MineHeritage, financiados pelo EIT Raw Materials.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Vem experimentar ser Conservador Restaurador e fazer o diagnóstico a objectos em Vidro e Cerâmica. Vem conhecer as matérias-primas com que se fazem os vidros e as cerâmicas!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
O jogo de mímica é jogado a partir de cartões com o título e nome do autor de um livro. O jogador a quem for entregue o cartão terá de explicar aos outros jogadores, através de mímica, qual a obra referida. Vem jogar connosco!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Entrada
O mundo dos minerais e das rochas, quando observados ao microscópio petrográfico, é fascinante! Vais poder observar as suas cores, brilho, bem como outras propriedades numa dimensão macroscópica e microscópica. De um modo descontraído poderás manusear amostras de rochas e minerais, determinar algumas propriedades e ficar a conhecer a importância destes no nosso dia-a-dia. Num concurso muito simples, vais rapidamente conseguir identificar minerais!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 3, Lab. 3.33 (Departamento de Ciências da Terra)
RECEÇÃO AOS PROFESSORES E ESTUDANTES. A Engenharia Geológica é uma especialidade de engenharia que inclui três áreas principais de atividade: os Georrecursos, a Geotecnia e o Geoambiente. Atua no sentido da aplicação dos conhecimentos em geologia a problemas de engenharia muito diversos, estabelecendo a ligação entre outras especialidades de engenharia como civil, de minas e do ambiente. Vem descobrir mais sobre a formação e o exercício da profissão de Engenheiro Geólogo!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Sala 3.30, Piso 3 (Departamento de Ciências da Terra)
Vem descubrir um mundo de jogos de tabuleiro e hobbies como nunca viste! De jogos casuais, competitívos, clássicos, sociais ou de estratégia, junta-te a esta comunidade diversa!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Entrada
Experiências com materiais que mudam de cor por efeito da luz, temperatura e campo elétrico designados como materiais inteligentes (smart materials). Serão apresentadas as seguintes experiências: 1) Fotocrómicos: Mudança de cor por efeito de luz visível e luz ultravioleta; 2) Termocrómicos: Tintas que mudam de cor por efeito da temperatura; 3) Electrocrómicos: Dispositivos que mudam de cor por efeito do potencial elétrico; 4) Luminescentes: Soluções e materiais fluorescentes (incluindo uso de notas e cartões).
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Piso 4, Laboratório 423
O que está abordo de um drone? Como é que esses dispositivos sentem o meio envolvente? Que "magia" tem de acontecer, entre o mundo da matemática e da física, para que o drone siga uma trajetória? E se quisermos que não siga a trajetória programada? Vem saber um pouco mais sobre estas questões e de como a Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pode ajudar.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: 2.4
Hora de início: , , , , , , , ,
Os participantes vão ter de colocar as suas mãos dentro de uma caixa parcialmente selada, de modo a não ser possível visualizar o seu conteúdo. O objetivo é conseguir identificar os diferentes materiais dentro da caixa utilizando apenas o tacto.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Perto da entrada principal do edifício
Nesta atividade vão ser separadas misturas de azeite, hexano, diclorometano, água e areia, com demonstração das técnicas seguintes: 1. Filtração – remoção de impurezas sólidas. 2. Decantação - separação de líquidos imiscíveis. 3. Destilação simples - separação de soluções ou líquidos miscíveis com pontos de ebulição muito diferentes. 4. Destilação fracionada - separação de líquidos miscíveis com pontos de ebulição próximos.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Lab 327/ Piso 3
A espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) é uma técnica analítica usada para estudar a estrutura e dinâmica da matéria, através da irradiação de núcleos atómicos num campo magnético com ondas de rádio, sendo uma técnica muito valiosa para elucidar a estrutura e atividade de moléculas. Sabias que o RMN também te permite criar música? É o que propomos explorar com esta atividade, tal como as frequências das cordas de uma guitarra servem para construir música, as radiofrequências dos núcleos atómicos podem ser vistas como ficheiros áudio cujo som é único para cada molécula.
Percurso(s): ,
Duração: 15 minutos
Sala: Piso 1, sala 106
Esta atividade vai apresentar as principais estratégias utilizadas para a reutilização do CO2 como matéria-prima ou como solvente alternativo em processos químicos, trazendo o carbono de volta à cadeia de valor e, assim, contribuindo para uma economia circular. Isso permite não apenas a valorização do CO2, mas também a substituição parcial de matérias-primas de origem fóssil. Esta atividade pretende demostrar que o CO2 é muito mais que um gás poluente e que na realidade pode ser muito útil no desenvolvimento de novas tecnologias no âmbito da química verde. Pergunta-nos COMO!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Sala: Laboratórios 508, 510 e 512
Os medicamentos biológicos têm a sua origem muitas vezes em proteínas. Antes de chegarem até ti, estes medicamentos têm que ser produzidos e purificados. Vamos apresentar-te como funciona a purificação de um biofármaco e como torná-la mais sustentável.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Sala: Hall piso 5
Sabias que os aminoácidos são a base de qualquer tipo de proteína? As proteínas são estruturas compostas por aminoácidos que se encontram presentes em todos os seres vivos. Existem inúmeras proteínas pelo mundo com as mais variadas funções e há muitas mais por descobrir. Vamos dar-te a conhecer algumas das proteínas com funções diferentes entre elas.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Sala: Hall piso 5
Sabias que uma aplicação das gelatinas e cristais líquidos (presentes nos aparelhos eletrónicos) é o desenvolvimento de novos sensores para deteção de gases? No Grupo de Engenharia Biomolecular, desenvolvemos um nariz eletrónico com essa capacidade. Vem conhecer o nosso nariz eletrónico (e-nose) e ver como deteta odores provenientes de várias fontes. Sabias que até as bactérias têm odor? O nosso objetivo é que o e-nose venha ajudar os médicos a diagnosticar doenças bacterianas em diferentes contextos e podem ainda ser usados para detetar a frescura dos alimentos, os poluentes no ar e o café!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Sala: Hall piso 5
Um jogo de questões, semelhante ao concurso Family Feud. O grupo será dividido ao meio e à vez um membro de cada metade terá de responder a uma pergunta num formato de Face Off. As questões estariam relacionadas com o ambiente e sustentabilidade. Por cada pergunta certa será atribuído um ponto, a equipa com mais pontos ganha, se ainda restar tempo as duas pessoas com mais pontos podem disputar o título de Environmentalist da Wish onde estes dois participantes entrarão numa lightning round, uma série de perguntas de resposta curta num curto espaço de tempo.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Garagem de Hidráulica