A atividade “Invasão do Plástico!” irá mostrar todo o processo de amostragem e tratamento das amostras, desde a “caça” dos plásticos na areia, até à identificação dos mesmos na lupa. Porque mesmo quando a areia parece estar limpa, existe um mundo de mini plásticos que o olho nu não vê, mas muitos animais marinhos acabam por ingerir, por exemplo os peixes que confundem os microplásticos com o plâncton, chegando assim à cadeia alimentar humana. Vem saber mais sobre a poluição por plásticos e microplásticos!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório de HIdráulica
A produção e consumo de produtos sem a adequada recuperação dos resíduos gerados, requerem comportamentos e políticas mais sustentáveis para minimizar impactos negativos sobre o ambiente e saúde humana. Para evitar a incineração ou deposição em aterro, o ciclo biológico da economia circular dos resíduos, ou seja, a valorização orgânica através da compostagem ou digestão anaeróbia é uma opção, desde que os resíduos tenham características adequadas. Vamos conhecer o ciclo biológico da economia circular dos resíduos e mostrar exemplos de materiais já no mercado certificados como compostáveis.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório de Hidráulica
A compra de alimentos embalados aumenta a quantidade de resíduos plásticos consumidos. Mas o que acontece às embalagens? As que são recolhidas seletivamente seguem para estações de triagem, onde equipamentos permitem a separação e o encaminhamento dos plásticos para a indústria recicladora. Aí assegura-se a qualidade necessária para transformação em novos produtos. Por norma, estes novos produtos possuem valor inferior ao original (downcycling) muitas vezes associado à contaminação. Existirão soluções que promovam o upcycling (os materiais têm um destino igual ao inicial)?
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório de HIdráulica
Questionário de escolha múltipla com 10 perguntas sobre Ambiente/ Economia circular/ Resíduos. A atividade é realizada em grupo, com o objetivo de responder ao máximo de perguntas corretas. Nesta atividade não se perde, acerta-se as respostas e/ou aumenta-se o conhecimento sobre Ambiente, Resíduos e Engenharia do Ambiente na NOVA.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório de Hidráulica
A ÁGUA é um recurso essencial à vida que necessita ser preservado. É por isso muito importante garantir o adequado tratamento de águas residuais e assim proteger os ecossistemas aquáticos contra várias formas de poluição. Acresce que, face à escassez da ÁGUA a nível global é cada vez mais importante estudar novos métodos de tratamento que permitam a reutilização segura de água residual. Nesta atividade são apresentadas algumas soluções para tratamentos aplicados à água para consumo e à água residual, para reutilização, assim como os desafios futuros que a disponibilidade de Água nos coloca.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório de Hidráulica
O projeto CitySelfy (https://cityselfy.webhost.fct.unl.pt) foca o estudo sobre a sustentabilidade ambiental associado ao sistema água-energia-alimento à escala municipal. A atividade tem duas partes principais: na primeira, abordam-se conceitos sobre os sistemas energético e de abastecimento de água locais e a sua relação com as nossas ações diárias, através de uma sessão interativa de perguntas e respostas (plataforma Kahoot.it). Na segunda componente são comparados hábitos alimentares típicos com a Planetary Health Diet, com base em questionários desenvolvidos no serviço mentimeter.com.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório de Hidráulica
Telemóveis, baterias e bicicletas são exemplos de bens que requerem matérias-primas essenciais para a sua produção. Algumas destas matérias-primas apresentam atualmente elevado valor económico e risco de escassez na EU - a Europa consome entre 25% e 30% dos metais existentes no mundo, mas produz apenas 5% das suas necessidades. Para encontrar outras fontes destes elementos estratégicos a equipa do RESOLUTION LAB está a desenvolver uma técnica para os recuperar a partir de recursos secundários resultantes de processos industriais e da atividade mineira. Veremos como se recupera cobalto e lítio.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório de HIdráulica
Vem conhecer como se monitoriza a qualidade do ar e os principais problemas associados à poluição atmosférica! Vamos falar das principais fontes de poluição do ar, mas também de lareiras e poeiras dos desertos do Norte de África, dos seus efeitos na saúde humana, do que devemos fazer em caso de episódios de poluição e onde consultar informação atualizada sobre este tema.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Na entrada do Laboratório de Hidráulica
Os pinheiros são árvores muito importantes do ponto de vista económico e ecológico. Sabias que há mais de 100 espécies de pinheiros? E que a maior parte se encontra na América do Norte e Central? Vem descobrir porquê. Vem conhecer algumas espécies de pinheiros que têm diferentes estratégias de vida e formam florestas que oferecem diferentes bens e serviços.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório de Hidráulica
Uma viagem pela história da fotografia guiada por apoio visual feito através da visualização das fotografias mais icónicas de todos os tempos. Esta atividade é conduzida através de um pequeno Quizz cuja dificuldade se encontra na identificação do momento captado pelas fotografias selecionadas. Para além disso, decorrerá um desafio durante o dia da EXPO FCT que consiste na premiação da fotografia de grupo mais original e icónica, utilizando a moldura do NuFoto.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Relvado entre o Tanto Faz e o Edifício I
Nesta atividade os visitantes vão ter a oportunidade de aprender a programar um micro robô (ozobot), sendo propostos diversos desafios com diferentes níveis de dificuldade. A atividade destina-se a mostrar alguns dos conceitos básicos de programação através de uma linguagem de blocos muito simples e divertida.
Percurso(s):
Duração: 45 minutos
Local:
Sala: Edif II - 116
Hora de início: , , , , , , , ,
Estes jogos simples ilustram conceitos importantes da Inteligência Artificial. De um modo divertido, poderás aprender o que são algoritmos, pesquisa local e otimização, processamento de restrições, criar um programa capaz de jogar o jogo do galo, e até treinar o teu próprio modelo de reconhecimento visual. Dá um primeiro passo nesta área fascinante da informática. Ainda te dizemos quem é o teu alter ego. Tens curiosidade? Vem descobrir!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: 119
Vamos ver como as bases de engenharia biomédica nos pode ajudar a medir os nossos biossinais e, a partir da eletrónica e novos materiais, concluir se temos algum problema com algoritmos de inteligência artificial. A monitorização de biossinais é feita através de sensores em wearables, como simplesmente através do uso do telemóvel de cada um de nós. Através destes sensores podemos caracterizar as nossas respostas psicofisiológicas e motoras relativamente à nossa interação com o meio envolvente. Esta atividade permitirá adquirir biossinais e visualizar alterações após um evento emotivo!
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 2, Sala 215, Biosignals Lab
Hora de início: , , , , , , ,
Vamos ver como é possível aprender as regras de jogos de forma automática utilizando técnicas de Inteligência Artificial em duas vertentes: uma atividade interativa (sem PC) para vários jogadores e outra (com Computador) onde uma IA aprende a jogar o jogo do galo. Vem experimentar para ver se consegues vencer uma máquina que aprende a dominar as regras dos jogos.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: 122
Em condições ideais de visibilidade realizar-se-á uma experiência ilustrativa do conceito de escala, sendo efetuada a comparação dos tamanhos relativos do Sol e da Terra e respetiva distância, utilizando um modelo à escala.
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Entrada do edifício, exterior
Atividade a ser desenvolvida no Laboratório de Produção Integrada por Computador com a apresentação do funcionamento de uma fábrica, com diferentes áreas: (1) Área do armazém, (2) Área de multi-processamento com forno, (3) Linha de distribuição e (4) Receção de produto acabado. Serão ilustrados diferentes fluxos de materiais numa fábrica.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Sala: Laboratório de Produção Integrada por Computador (sala 4.09, ed.VIII)
Hora de início: , , , , , , ,
Sabias que para fazer certos "exercícios" de matemática, além de usares a cabeça, também podes usar os pés?
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Piso 1, átrio
Apresentação da faculdade, do curso, do núcleo, saídas profissionais, aplicações, mestrado e licenciatura. Compreende ainda um momento destinado ao esclarecimento de dúvidas dos estudantes do secundário.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Sala: Sala 3.09 Edifício VIII