Venham experimentar um shooter multijogador no browser onde podem enfrentar os vossos amigos (e até jogar em casa). Na EXPO FCT vamos dar-vos a experimentar um jogo para o browser desenvolvido por um aluno de Engenharia Informática no DI. Este jogo usa tecnologia desenvolvida no departamento (por um aluno de Doutoramento) que permite a vários jogadores (cada um controlando um pequeno quadrado capaz de disparar em todas as direções) jogarem coletivamente através do seu browser. Depois dos jogos vão ainda ficar a perceber como é que a tecnologia peer-to-peer foi usada para construir este jogo.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: 112
A atividade oferece aos participantes a oportunidade de aprender como construir, de forma divertida, pequenos programas que comandam os personagens de um jogo. A atividade é uma introdução simples à programação e transmite os conceitos básicos de raciocínio computacional, capacidade de decompor e resolver problemas e os primeiros conhecimentos de como criar um programa. Tudo isto no contexto de um divertido jogo. Mais informação em codingfest.org
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: 110
Com esta atividade poderás ter o teu primeiro contacto com a eletrónica. No nosso curso, terás uma forte componente prática em design de circuitos eletrónicos. É uma vantagem já saberes utilizar uma breadboard!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: 2.5
As coleções de culturas mantêm, estudam e disponibilizam microrganismos. Têm um papel importante na investigação científica e no apoio às indústrias biotecnológicas. A Coleção Portuguesa de Culturas de Leveduras (PYCC) é a mais antiga coleção Portuguesa e tem mais de 5000 culturas de micróbios de interesse clínico ou industrial.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Sala: 2.15
Hora de início: , , , , , , , , ,
Através do processamento de imagens de satélite multiespectrais do visível e do infravermelho vem caracterizar o espaço onde vives e identifica: as áreas de coberto vegetal, as zonas urbanas, os corpos de água, os solos, e outras propriedades, não identificáveis pelo olho humano.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Piso 3, Lab 3.28 (Departamento de Ciências da Terra)
Hora de início: , , , , , , , , , , ,
Através do processamento de imagens de satélite multiespectrais do visível e do infravermelho vem caracterizar o espaço onde vives e identifica: as áreas de coberto vegetal, as zonas urbanas, os corpos de água, os solos, e outras propriedades, não identificáveis pelo olho humano.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 3, Lab 3.28 (Departamento de Ciências da Terra)
Hora de início: , , , , , , , , , , ,
Vem ver e saber das células que te defendem! Queremos que venhas descobrir o mundo complexo e maravilhoso do sistema imunitário. Será que elas conseguem vencer todas as batalhas? Nesta atividade é possível tomar conhecimento do sistema imunitário e através da visualização de leucócitos humanos, e de uma divertida banda desenhada são sensibilizados para conceitos relacionados com a função dos vários leucócitos, a sua relação com patologias e interesse clínico.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Sala: 2.03
Hora de início: , , , , , , , , , ,
Gostavas de conhecer atividades extracurriculares onde podes enriquecer o teu currículo, trabalhar em equipa e construir um carro de Formula Student? Vem conhecer a nossa equipa, o carro FSDRAGON, e joga um pequeno jogo conosco tentando adivinhar os componentes do carro e as suas funções.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Vem descobrir como documentar e fotografar obras de arte. Nesta atividade vais aprender a importância de foto-documentar obras de arte, em especial obras fotográficas, com diferentes regiões do espectro electromagnético (do ultravioleta ao infravermelho) e como este registo nos permite conhecer em profundidade as técnicas dos artistas.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Sala: Piso 0, Sala 039 (Sala Reuniões DCR)
Hora de início: , , , , , , , , ,
Vem descobrir de que é feita uma fotografia e porque é importante preservar este património. Nesta atividade vais aprender a olhar e a identificar diferentes tipos de fotografias e perceber como essa informação é útil para a preservação das coleções. Durante a atividade vamos realizar um processo fotográfico antigo e perceber como se forma a imagem.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Sala: Piso 0, Sala 039 (Sala Reuniões DCR)
Hora de início: , , , , , , , , ,
Os participantes irão aprender a fazer um pequeno caderno costurado manualmente e nele escrever com pena e tinta ferrogálica. Irão também observar diferentes modelos de encadernação utilizados ao longo da história de forma a perceber a sua evolução e o seu impacto na conservação dos documentos.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Sala: Piso 0, Sala 039 (Sala Reuniões DCR)
Hora de início: , , , , , , , , ,
Vem descobrir as coleções de moda nos museus! Porque são importantes de preservar? Quais os seus desafios? O que pode o conservador-restaurador fazer? Nesta atividade vais aprender a olhar macro e microscopicamente para os materiais sintéticos mais usados em moda e em como usar essa informação para lidar com os seus desafios e desvendar os seus segredos.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Sala: Piso 0, Sala 039 (Sala Reuniões DCR)
Hora de início: , , , , , , , , ,
Atividade que mostra a importância das matérias-primas no contexto do Património Cultural, desde a sua mineração até à sua utilização, no âmbito dos projectos RM@Schools4.0 e MineHeritage, financiados pelo EIT Raw Materials.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Vem experimentar ser Conservador Restaurador e fazer o diagnóstico a objectos em Vidro e Cerâmica. Vem conhecer as matérias-primas com que se fazem os vidros e as cerâmicas!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Com base na tipologia dos contaminantes no solo, vem investigar qual a atividade responsável por essa contaminação, identificada com Lupa binocular e Fotoionizador de ultravioleta. Vem, igualmente, experimentar como a corrente elétrica pode ser usada para detetar plumas de contaminação nos solos.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 3, Lab. 3.31 (Departamento de Ciências da Terra)
Hora de início: , , , , , , , , , , ,
O jogo de mímica é jogado a partir de cartões com o título e nome do autor de um livro. O jogador a quem for entregue o cartão terá de explicar aos outros jogadores, através de mímica, qual a obra referida. Vem jogar connosco!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Entrada
Faz uma viagem ao passado geológico através dos fósseis pois estes são testemunhos de importantes episódios da história da Terra. Podes observar e identificar macrofósseis em amostras de mão. Depois, com a informação e interpretação dos fósseis, podemos ajudar-te a supor o que aconteceu naquele tempo, fazer reconstituições sobre os ambientes que existiram no passado, conhecer as idades e saber onde estas se incluem na Escala Geocronológica.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 3, Lab. 3.34 (Departamento de Ciências da Terra)
Hora de início: , , , , , , , , , , ,
O mundo dos minerais e das rochas, quando observados ao microscópio petrográfico, é fascinante! Vais poder observar as suas cores, brilho, bem como outras propriedades numa dimensão macroscópica e microscópica. De um modo descontraído poderás manusear amostras de rochas e minerais, determinar algumas propriedades e ficar a conhecer a importância destes no nosso dia-a-dia. Num concurso muito simples, vais rapidamente conseguir identificar minerais!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 3, Lab. 3.33 (Departamento de Ciências da Terra)
RECEÇÃO AOS PROFESSORES E ESTUDANTES. A Engenharia Geológica é uma especialidade de engenharia que inclui três áreas principais de atividade: os Georrecursos, a Geotecnia e o Geoambiente. Atua no sentido da aplicação dos conhecimentos em geologia a problemas de engenharia muito diversos, estabelecendo a ligação entre outras especialidades de engenharia como civil, de minas e do ambiente. Vem descobrir mais sobre a formação e o exercício da profissão de Engenheiro Geólogo!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Sala 3.30, Piso 3 (Departamento de Ciências da Terra)