Nesta atividade vais poder ver como imprimir pistas condutoras e resistências em cima de papel para formar um circuito de modo a acender um LED. Esses circuitos podem ser também usados para criar etiquetas inteligentes integrando sensores de temperatura e mostradores electrocrómicos.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Lab 1.09 - CEMO/UNINOVA Ed II
Já não conseguimos imaginar o mundo sem computadores, automóveis e smartphones. Todos estes equipamentos utilizam uma grande quantidade de metais, como cobre, zinco, tungsténio, ferro e lítio, e todos têm origem primária nos minerais. Nesta atividade, iremos utilizar um equipamento laser portátil para identificar metais em minerais que são explorados em Portugal. Vem aprender a importância dos recursos minerais na descarbonização e na transição energética, os minerais explorados em Portugal e a responsabilidade ambiental deste setor da indústria.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 2, Lab. 2.31
Hora de início: , , , , , , , , , , ,
Vem observar sedimentos com milhões de anos, contendo microfósseis, à lupa binocular. O desafio é reconhecer fósseis microscópicos, diferenciá-los dos grãos minerais e identificá-los ... com uma ajuda! Depois, descobre o possível ambiente em que o sedimento se formou ...
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 3, Lab. 3.31 (Departamento de Ciências da Terra)
Hora de início: , , , , , , , , , , ,
A Crio-Microscopia Eletrónica (CryoEM) permite a obtenção de imagens de amostras biológicas a temperaturas muito baixas (-196 ºC), dando informação estrutural e funcional, com detalhe quase atómico, de grandes complexos de proteínas num estado próximo do nativo. Aqui, aprenderás como as estruturas 3D de macromoléculas podem ser obtidas por CryoEM e como esta tecnologia é usada na descoberta de novos fármacos para o tratamento de várias doenças. Vem conhecer o projeto CryoEM@NOVA, do programa ERA Chair do Horizonte Europa, e as oportunidades que oferece para conheceres melhor esta tecnologia.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Sala: 6º Piso
Hora de início: , , , , , , , , ,
O ouro em solução não é dourado... Vem descobrir de que cor é! Nesta demonstração vamos ver duas aplicações importantes das nanopartículas de ouro para o diagnóstico de doenças: • Testes de fluxo lateral para detetar doenças infeciosas. Exemplo dos testes de antigénio de SARS-CoV-2 • Testes genéticos para detetar doenças e outras condições médicas.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Sala: 2º Piso (DQ e DCV)
Vem conhecer o mundo das Artes Cénicas! Olá, somos o Novo Núcleo de Teatro, NNT, a nossa atividade consiste num jogo de mimica, no qual poderás interagir com membros do núcleo e utilizar adereços e figurinos do nossos espetáculos.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Ao aplicar a tecnologia utilizada nos cartões multibanco, com recurso a um arduino e um motor servo, vais aprender a fazer uma fechadura controlada por um cartão!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: 2.5
Com esta atividade poderás ter o teu primeiro contacto com a eletrónica. No nosso curso, terás uma forte componente prática em design de circuitos eletrónicos. É uma vantagem já saberes utilizar uma breadboard!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: 2.5
Através do processamento de imagens de satélite multiespectrais do visível e do infravermelho vem caracterizar o espaço onde vives e identifica: as áreas de coberto vegetal, as zonas urbanas, os corpos de água, os solos, e outras propriedades, não identificáveis pelo olho humano.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Piso 3, Lab 3.28 (Departamento de Ciências da Terra)
Hora de início: , , , , , , , , , , ,
Através do processamento de imagens de satélite multiespectrais do visível e do infravermelho vem caracterizar o espaço onde vives e identifica: as áreas de coberto vegetal, as zonas urbanas, os corpos de água, os solos, e outras propriedades, não identificáveis pelo olho humano.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 3, Lab 3.28 (Departamento de Ciências da Terra)
Hora de início: , , , , , , , , , , ,
Atividade que mostra a importância das matérias-primas no contexto do Património Cultural, desde a sua mineração até à sua utilização, no âmbito dos projectos RM@Schools4.0 e MineHeritage, financiados pelo EIT Raw Materials.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Vem experimentar ser Conservador Restaurador e fazer o diagnóstico a objectos em Vidro e Cerâmica. Vem conhecer as matérias-primas com que se fazem os vidros e as cerâmicas!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Com base na tipologia dos contaminantes no solo, vem investigar qual a atividade responsável por essa contaminação, identificada com Lupa binocular e Fotoionizador de ultravioleta. Vem, igualmente, experimentar como a corrente elétrica pode ser usada para detetar plumas de contaminação nos solos.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 3, Lab. 3.31 (Departamento de Ciências da Terra)
Hora de início: , , , , , , , , , , ,
O jogo de mímica é jogado a partir de cartões com o título e nome do autor de um livro. O jogador a quem for entregue o cartão terá de explicar aos outros jogadores, através de mímica, qual a obra referida. Vem jogar connosco!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Entrada
Faz uma viagem ao passado geológico através dos fósseis pois estes são testemunhos de importantes episódios da história da Terra. Podes observar e identificar macrofósseis em amostras de mão. Depois, com a informação e interpretação dos fósseis, podemos ajudar-te a supor o que aconteceu naquele tempo, fazer reconstituições sobre os ambientes que existiram no passado, conhecer as idades e saber onde estas se incluem na Escala Geocronológica.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 3, Lab. 3.34 (Departamento de Ciências da Terra)
Hora de início: , , , , , , , , , , ,
O mundo dos minerais e das rochas, quando observados ao microscópio petrográfico, é fascinante! Vais poder observar as suas cores, brilho, bem como outras propriedades numa dimensão macroscópica e microscópica. De um modo descontraído poderás manusear amostras de rochas e minerais, determinar algumas propriedades e ficar a conhecer a importância destes no nosso dia-a-dia. Num concurso muito simples, vais rapidamente conseguir identificar minerais!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 3, Lab. 3.33 (Departamento de Ciências da Terra)
RECEÇÃO AOS PROFESSORES E ESTUDANTES. A Engenharia Geológica é uma especialidade de engenharia que inclui três áreas principais de atividade: os Georrecursos, a Geotecnia e o Geoambiente. Atua no sentido da aplicação dos conhecimentos em geologia a problemas de engenharia muito diversos, estabelecendo a ligação entre outras especialidades de engenharia como civil, de minas e do ambiente. Vem descobrir mais sobre a formação e o exercício da profissão de Engenheiro Geólogo!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Sala 3.30, Piso 3 (Departamento de Ciências da Terra)
Vem descubrir um mundo de jogos de tabuleiro e hobbies como nunca viste! De jogos casuais, competitívos, clássicos, sociais ou de estratégia, junta-te a esta comunidade diversa!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Entrada
Experiências com materiais que mudam de cor por efeito da luz, temperatura e campo elétrico designados como materiais inteligentes (smart materials). Serão apresentadas as seguintes experiências: 1) Fotocrómicos: Mudança de cor por efeito de luz visível e luz ultravioleta; 2) Termocrómicos: Tintas que mudam de cor por efeito da temperatura; 3) Electrocrómicos: Dispositivos que mudam de cor por efeito do potencial elétrico; 4) Luminescentes: Soluções e materiais fluorescentes (incluindo uso de notas e cartões).
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Piso 4, Laboratório 423
Nesta atividade vão ser separadas misturas de azeite, hexano, diclorometano, água e areia, com demonstração das técnicas seguintes: 1. Filtração – remoção de impurezas sólidas. 2. Decantação - separação de líquidos imiscíveis. 3. Destilação simples - separação de soluções ou líquidos miscíveis com pontos de ebulição muito diferentes. 4. Destilação fracionada - separação de líquidos miscíveis com pontos de ebulição próximos.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Lab 327/ Piso 3