Vem descobrir de que é feita uma fotografia e porque é importante preservar este património. Nesta atividade vais aprender a olhar e a identificar diferentes tipos de fotografias e perceber como essa informação é útil para a preservação das coleções. Durante a atividade vamos realizar um processo fotográfico antigo e perceber como se forma a imagem.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Sala: Piso 0, Sala 039 (Sala Reuniões DCR)
Hora de início: , , , , , , , , ,
Os participantes irão aprender a fazer um pequeno caderno costurado manualmente e nele escrever com pena e tinta ferrogálica. Irão também observar diferentes modelos de encadernação utilizados ao longo da história de forma a perceber a sua evolução e o seu impacto na conservação dos documentos.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Sala: Piso 0, Sala 039 (Sala Reuniões DCR)
Hora de início: , , , , , , , , ,
Vem descobrir as coleções de moda nos museus! Porque são importantes de preservar? Quais os seus desafios? O que pode o conservador-restaurador fazer? Nesta atividade vais aprender a olhar macro e microscopicamente para os materiais sintéticos mais usados em moda e em como usar essa informação para lidar com os seus desafios e desvendar os seus segredos.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Sala: Piso 0, Sala 039 (Sala Reuniões DCR)
Hora de início: , , , , , , , , ,
Atividade que mostra a importância das matérias-primas no contexto do Património Cultural, desde a sua mineração até à sua utilização, no âmbito dos projectos RM@Schools4.0 e MineHeritage, financiados pelo EIT Raw Materials.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Vem experimentar ser Conservador Restaurador e fazer o diagnóstico a objectos em Vidro e Cerâmica. Vem conhecer as matérias-primas com que se fazem os vidros e as cerâmicas!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
O jogo de mímica é jogado a partir de cartões com o título e nome do autor de um livro. O jogador a quem for entregue o cartão terá de explicar aos outros jogadores, através de mímica, qual a obra referida. Vem jogar connosco!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Entrada
O mundo dos minerais e das rochas, quando observados ao microscópio petrográfico, é fascinante! Vais poder observar as suas cores, brilho, bem como outras propriedades numa dimensão macroscópica e microscópica. De um modo descontraído poderás manusear amostras de rochas e minerais, determinar algumas propriedades e ficar a conhecer a importância destes no nosso dia-a-dia. Num concurso muito simples, vais rapidamente conseguir identificar minerais!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 3, Lab. 3.33 (Departamento de Ciências da Terra)
RECEÇÃO AOS PROFESSORES E ESTUDANTES. A Engenharia Geológica é uma especialidade de engenharia que inclui três áreas principais de atividade: os Georrecursos, a Geotecnia e o Geoambiente. Atua no sentido da aplicação dos conhecimentos em geologia a problemas de engenharia muito diversos, estabelecendo a ligação entre outras especialidades de engenharia como civil, de minas e do ambiente. Vem descobrir mais sobre a formação e o exercício da profissão de Engenheiro Geólogo!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Sala 3.30, Piso 3 (Departamento de Ciências da Terra)
Aspectos diferenciadores das águas minerais e de nascente de fontes situadas em Portugal, na origem, composição, classificação e comercialização. Degustação e prova de águas: "As águas não são todas iguais". Aprenda a distingui-las e a escolher a mais adequada às suas necessidades de consumo, a bem da sua saúde, bem-estar e beleza. Acidez e mineralização são propriedades que se evidenciam na determinação da qualidade e respectivas utilizações.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 2, Lab. 2.35 (Departamento de Ciências da Terra)
Aspetos diferenciadores das águas minerais e de nascente de fontes situadas em Portugal, na origem, composição, classificação e comercialização. Degustação e prova de águas: "As águas não são todas iguais". Aprenda a distingui-las e a escolher a mais adequada às suas necessidades de consumo, a bem da sua saúde, bem-estar e beleza. Acidez e mineralização são propriedades que se evidenciam na determinação da qualidade e respetivas utilizações.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Piso 2, Lab. 2.35 (Departamento de Ciências da Terra)
A atividade centra-se em aspetos diretamente relacionados com a nova licenciatura em Tecnologia Agro-Industrial, e suas saídas profissionais. Neste sentido, irá proceder-se à produção e degustação de gelados, de bombons e de biscoitos inovadores, produzidos num laboratório do setor Agroindustrial do DCT (Departamento de Ciências da Terra). Também se proporcionará a visualização da clorofila a, com a transformação da cor verde em cor vermelha.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Piso 3, Lab. 3.35 (Departamento de Ciências da Terra)
Conheces a diversidade de equipamentos utilizados para testar a resistência das lajes, colunas, vigas e outros elementos estruturais? Vem visitar os laboratórios e os trabalhos em curso para perceber como é que um Engenheiro Civil trabalha em laboratório.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Ed. IX - Lab. de Estruturas
Hora de início: , , , , , , ,
Vem descubrir um mundo de jogos de tabuleiro e hobbies como nunca viste! De jogos casuais, competitívos, clássicos, sociais ou de estratégia, junta-te a esta comunidade diversa!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Entrada
Experiências com materiais que mudam de cor por efeito da luz, temperatura e campo elétrico designados como materiais inteligentes (smart materials). Serão apresentadas as seguintes experiências: 1) Fotocrómicos: Mudança de cor por efeito de luz visível e luz ultravioleta; 2) Termocrómicos: Tintas que mudam de cor por efeito da temperatura; 3) Electrocrómicos: Dispositivos que mudam de cor por efeito do potencial elétrico; 4) Luminescentes: Soluções e materiais fluorescentes (incluindo uso de notas e cartões).
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Piso 4, Laboratório 423