Questionário de escolha múltipla com 10 perguntas sobre Ambiente/ Economia circular/ Resíduos. A atividade é realizada em grupo, com o objetivo de responder ao máximo de perguntas corretas. Nesta atividade não se perde, acerta-se as respostas e/ou aumenta-se o conhecimento sobre Ambiente, Resíduos e Engenharia do Ambiente na NOVA.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório de Hidráulica
A ÁGUA é um recurso essencial à vida que necessita ser preservado. É por isso muito importante garantir o adequado tratamento de águas residuais e assim proteger os ecossistemas aquáticos contra várias formas de poluição. Acresce que, face à escassez da ÁGUA a nível global é cada vez mais importante estudar novos métodos de tratamento que permitam a reutilização segura de água residual. Nesta atividade são apresentadas algumas soluções para tratamentos aplicados à água para consumo e à água residual, para reutilização, assim como os desafios futuros que a disponibilidade de Água nos coloca.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório de Hidráulica
O projeto CitySelfy (https://cityselfy.webhost.fct.unl.pt) foca o estudo sobre a sustentabilidade ambiental associado ao sistema água-energia-alimento à escala municipal. A atividade tem duas partes principais: na primeira, abordam-se conceitos sobre os sistemas energético e de abastecimento de água locais e a sua relação com as nossas ações diárias, através de uma sessão interativa de perguntas e respostas (plataforma Kahoot.it). Na segunda componente são comparados hábitos alimentares típicos com a Planetary Health Diet, com base em questionários desenvolvidos no serviço mentimeter.com.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório de Hidráulica
Telemóveis, baterias e bicicletas são exemplos de bens que requerem matérias-primas essenciais para a sua produção. Algumas destas matérias-primas apresentam atualmente elevado valor económico e risco de escassez na EU - a Europa consome entre 25% e 30% dos metais existentes no mundo, mas produz apenas 5% das suas necessidades. Para encontrar outras fontes destes elementos estratégicos a equipa do RESOLUTION LAB está a desenvolver uma técnica para os recuperar a partir de recursos secundários resultantes de processos industriais e da atividade mineira. Veremos como se recupera cobalto e lítio.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório de HIdráulica
Vem conhecer como se monitoriza a qualidade do ar e os principais problemas associados à poluição atmosférica! Vamos falar das principais fontes de poluição do ar, mas também de lareiras e poeiras dos desertos do Norte de África, dos seus efeitos na saúde humana, do que devemos fazer em caso de episódios de poluição e onde consultar informação atualizada sobre este tema.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Na entrada do Laboratório de Hidráulica
Os pinheiros são árvores muito importantes do ponto de vista económico e ecológico. Sabias que há mais de 100 espécies de pinheiros? E que a maior parte se encontra na América do Norte e Central? Vem descobrir porquê. Vem conhecer algumas espécies de pinheiros que têm diferentes estratégias de vida e formam florestas que oferecem diferentes bens e serviços.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório de Hidráulica
Uma viagem pela história da fotografia guiada por apoio visual feito através da visualização das fotografias mais icónicas de todos os tempos. Esta atividade é conduzida através de um pequeno Quizz cuja dificuldade se encontra na identificação do momento captado pelas fotografias selecionadas. Para além disso, decorrerá um desafio durante o dia da EXPO FCT que consiste na premiação da fotografia de grupo mais original e icónica, utilizando a moldura do NuFoto.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Relvado entre o Tanto Faz e o Edifício I
Estes jogos simples ilustram conceitos importantes da Inteligência Artificial. De um modo divertido, poderás aprender o que são algoritmos, pesquisa local e otimização, processamento de restrições, criar um programa capaz de jogar o jogo do galo, e até treinar o teu próprio modelo de reconhecimento visual. Dá um primeiro passo nesta área fascinante da informática. Ainda te dizemos quem é o teu alter ego. Tens curiosidade? Vem descobrir!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: 119
Considera as sequências formadas com os números naturais de 1 a n. Uma sequência tem a inversão i se o número i+1 se encontra à esquerda do número i. Por exemplo, a sequência 41352 tem as inversões: 2 e 3. Outra sequência com exatamente as mesmas inversões é 14532. Há mais sequências? O caso das sequências de comprimento 5 é fácil! Aprende a resolver este problema para sequências de qualquer comprimento usando técnicas de contagem, como por exemplo o princípio de inclusão-exclusão e o cálculo de combinações sem repetição, e responde: Qual o número de sequências que têm as mesmas inversões?
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 1, Sala 1.17
Hora de início: , , ,
Vamos ver como as bases de engenharia biomédica nos pode ajudar a medir os nossos biossinais e, a partir da eletrónica e novos materiais, concluir se temos algum problema com algoritmos de inteligência artificial. A monitorização de biossinais é feita através de sensores em wearables, como simplesmente através do uso do telemóvel de cada um de nós. Através destes sensores podemos caracterizar as nossas respostas psicofisiológicas e motoras relativamente à nossa interação com o meio envolvente. Esta atividade permitirá adquirir biossinais e visualizar alterações após um evento emotivo!
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 2, Sala 215, Biosignals Lab
Hora de início: , , , , , , ,
Vamos ver como é possível aprender as regras de jogos de forma automática utilizando técnicas de Inteligência Artificial em duas vertentes: uma atividade interativa (sem PC) para vários jogadores e outra (com Computador) onde uma IA aprende a jogar o jogo do galo. Vem experimentar para ver se consegues vencer uma máquina que aprende a dominar as regras dos jogos.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: 122
Em condições ideais de visibilidade realizar-se-á uma experiência ilustrativa do conceito de escala, sendo efetuada a comparação dos tamanhos relativos do Sol e da Terra e respetiva distância, utilizando um modelo à escala.
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Entrada do edifício, exterior
Sabias que para fazer certos "exercícios" de matemática, além de usares a cabeça, também podes usar os pés?
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Piso 1, átrio
Apresentação da faculdade, do curso, do núcleo, saídas profissionais, aplicações, mestrado e licenciatura. Compreende ainda um momento destinado ao esclarecimento de dúvidas dos estudantes do secundário.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Sala: Sala 3.09 Edifício VIII
A atividade consiste na apresentação de uma folha de Excel que tem alguns cursos da faculdade e alguns critérios como: Circuitos, Cuidar do Ambiente, Programar, entre outros. Os alunos devem atribuir uma pontuação a cada critério – 1,3,5,9 – de onde sai o resultado automático do curso recomendado para o mesmo (Aplicação do Método AHP e TOPSIS).
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Sala: Lab. Polivalente - do Edifício VIII
A atividade consiste na breve explicação do conceito de otimização, exemplificando com um exercício lecionado em Engenharia e Gestão Industrial. Este exercício tem como base o algoritmo Ford-Fulkerson onde se analisa a capacidade de uma rede de fluxo. No fim da exemplificação é deixado aos estudantes um desafio que consiste na resolução de um exercício.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Sala: Sala 3.02 do Edifício VIII com Projetor
A atividade consiste num quiz de perguntas feitas aos participantes sobre as diferentes temáticas da engenharia geológica. Antes de ser feita cada pergunta, os alunos serão divididos em duas equipas, em que terão de completar um desafio, e só depois de o completarem, terão oportunidade de responder a uma pergunta. A primeira equipa a conseguir responder a cinco perguntas acertadamente, ganhará um prémio.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 1, Sala 3.30