A internet é um enorme universo de informação e nós podemos aproveitá-la para criar páginas web incríveis! Nesta atividade vamos ensinar-te como construir uma página web que integra diferentes serviços para criar uma aplicação complexa. Por exemplo, criar uma página para saberes quando os teus artistas favoritos do Spotify vão dar concertos na tua cidade. Tudo isto sem precisar de conhecimentos avançados em programação! Se queres aprender como criar uma aplicação que integra informações de diferentes websites, inscreve-te agora!
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: Edif II - 121
Uma viagem pela história da fotografia guiada por apoio visual feito através da visualização das fotografias mais icónicas de todos os tempos. Esta atividade é conduzida através de um pequeno Quizz cuja dificuldade se encontra na identificação do momento captado pelas fotografias selecionadas. Para além disso, decorrerá um desafio durante o dia da EXPO FCT que consiste na premiação da fotografia de grupo mais original e icónica, utilizando a moldura do NuFoto.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Relvado entre o Tanto Faz e o Edifício I
Já pensaste em transformar um tipo de arte noutra? É comum transformar um poema numa música ou um desenho numa escultura, mas achas que consegues representar visualmente uma melodia ou ilustrar um poema? O Núcleo de Música, Arte e Cultura (NuMAC) propõe-te este desafio, vem pegar numa das obras de arte que trouxemos e traduz a sua essência em algo completamente diferente, dá asas à imaginação, trabalha com diferentes materiais ou até instrumentos e joga com as palavras para criar algo único. Vem conhecer obras de artistas aqui da faculdade criadas no ambiente que poderás vivenciar no futuro!
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Relvado em frente à cantina e convívio
Capacetes de Realidade Virtual! Jogos com wii balance boards! Jogos com tapetes de dança! Telemóveis com Realidade Aumentada! Vem experimentar, mexer, jogar e aprender como os alunos de Engª Informática desenvolvem aplicações multimédia interativas! Temos jogos 3D, Ambientes em Realidade Virtual e aplicações para indústria em Realidade Aumentada.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: 114
Estes jogos simples ilustram conceitos importantes da Inteligência Artificial. De um modo divertido, poderás aprender o que são algoritmos, pesquisa local e otimização, processamento de restrições, criar um programa capaz de jogar o jogo do galo, e até treinar o teu próprio modelo de reconhecimento visual. Dá um primeiro passo nesta área fascinante da informática. Ainda te dizemos quem é o teu alter ego. Tens curiosidade? Vem descobrir!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: 119
Muitas tarefas podem agora usar assistentes como a Amazon Alexa e a Apple Siri. Marcar férias, fazer compras, pesquisar informação, são algumas das muitas atividades que este tipo de assistentes já realiza. A próxima geração de assistentes é já capaz de nos guiar passo a passo em trabalhos manuais e a seguir receitas, usando algoritmos de IA cada vez mais sofisticados. Vem experimentar o TWIZ, o bot desenvolvido pela nossa equipa que te permite escolher receitas ou tarefas e segui-las passo a passo de forma simples e interativa, com recurso a voz e imagem. Esperamos por ti!
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: 120
E se vos desafiasse para encontrarem uma bandeira escondida nesta universidade, contando uma história e fornecendo pistas que vos levasse ao local onde se encontra? Isso seria muito cansativo… :) Então, escondemos bandeiras em vários desafios informáticos, permitindo desvendar problemas comuns em cibersegurança. Perante um problema, os Capture the Flag são desafios de cibersegurança no qual os concorrentes tentam explorar uma vulnerabilidade. Prontos para resolver desafios nas categorias de hacking? Se não perdes um desafio e estás interessado em aprender mais sobre esses tópicos, aparece!
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: 123
PONG é o nome do primeiro jogo comercial do mercado. Foi lançado em 1972 pela ATARI. Depois do êxito nas edições anteriores da EXPO FCT, vamos novamente recriar o PONG nas salas do Departamento de Informática. Colocamos as audiências de dois anfiteatros a jogarem uma contra a outra. Cada sala comanda uma raquete... e que ganhem os melhores! Apresentamos também a Engenharia Informática e como os conhecimentos desta área foram usados pelos alunos do curso na construção deste PONG.
Percurso(s):
Duração: 45 minutos
Local:
Sala: 127 e 128
Hora de início: , , , , , ,
Os sistemas ópticos estão hoje onipresentes na sociedade moderna, com um número cada vez maior de aplicações cobrindo as ciências médicas (tecnologias de visão, cirurgia, imagem), exploração do espaço (telescópios, lentes, espetrómetros), telecomunicações (fibra óptica), processamento de informação, indústria (corte, soldadura, metrologia), para citar apenas alguns exemplos. Além disso, as tecnologias subjacentes às sondas baseadas em luz, fornecem ferramentas fundamentais de análise, essenciais para a realização de investigação e desenvolvimento aplicadas em áreas do conhecimento.
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: Lab. 101 B
Hora de início: , , , , , , , ,
Vamos ver como é possível aprender as regras de jogos de forma automática utilizando técnicas de Inteligência Artificial em duas vertentes: uma atividade interativa (sem PC) para vários jogadores e outra (com Computador) onde uma IA aprende a jogar o jogo do galo. Vem experimentar para ver se consegues vencer uma máquina que aprende a dominar as regras dos jogos.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: 122
Encontrar o percurso mais curto que passe uma única vez por cada cidade de uma certa zona é conhecido como o problema do caixeiro viajante. Este problema é muito relevante na distribuição de produtos, no reposicionamento de telescópios espaciais ou mesmo no mapa do genoma humano. Apesar deste problema estar a ser investigado desde os anos 50, o seu estudo não está concluído. A sua importância é tal que há um prémio de 1 milhão de dólares para quem conseguir produzir um algoritmo muito eficiente. Queres descobrir o melhor percurso para ver 15 atividades ExpoFCT espalhadas pelo campus?
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Piso 2, sala 2.5
Hora de início: , , , ,
Em condições ideais de visibilidade realizar-se-á uma experiência ilustrativa do conceito de escala, sendo efetuada a comparação dos tamanhos relativos do Sol e da Terra e respetiva distância, utilizando um modelo à escala.
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Entrada do edifício, exterior
Será a impressão 3D com metais sustentável? Esta tecnologia cria protótipos funcionais e peças de produção em algumas horas ou dias Descobre se imprimir em 3D com metal deixa uma pegada menor ou maior que a produção convencional. E será mais rentável? Vem e descobre.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Sala: Sala 4.06, ed.VIII DEMI
Hora de início: , , , , , , , , , ,