O ouro em solução não é dourado... Vem descobrir de que cor é! Nesta demonstração vamos ver duas aplicações importantes das nanopartículas de ouro para o diagnóstico de doenças: • Testes de fluxo lateral para detetar doenças infeciosas. Exemplo dos testes de antigénio de SARS-CoV-2 • Testes genéticos para detetar doenças e outras condições médicas.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Sala: 2º Piso (DQ e DCV)
Vem conhecer o mundo das Artes Cénicas! Olá, somos o Novo Núcleo de Teatro, NNT, a nossa atividade consiste num jogo de mimica, no qual poderás interagir com membros do núcleo e utilizar adereços e figurinos do nossos espetáculos.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
O que faz andar os computadores não é a eletricidade, nem as pastas para portáteis. São conceitos e algoritmos mais ou menos complexos que resolvem problemas, desde o cálculo, a ordenação de dados, até ao encaminhamento de uma chamada telefónica para o nosso telemóvel. Vem conhecer a essência da informática nesta atividade onde vamos explorar a essência de vários algoritmos de forma completamente unplugged!
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: 116
Ao aplicar a tecnologia utilizada nos cartões multibanco, com recurso a um arduino e um motor servo, vais aprender a fazer uma fechadura controlada por um cartão!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: 2.5
Venham experimentar um shooter multijogador no browser onde podem enfrentar os vossos amigos (e até jogar em casa). Na EXPO FCT vamos dar-vos a experimentar um jogo para o browser desenvolvido por um aluno de Engenharia Informática no DI. Este jogo usa tecnologia desenvolvida no departamento (por um aluno de Doutoramento) que permite a vários jogadores (cada um controlando um pequeno quadrado capaz de disparar em todas as direções) jogarem coletivamente através do seu browser. Depois dos jogos vão ainda ficar a perceber como é que a tecnologia peer-to-peer foi usada para construir este jogo.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: 112
A atividade oferece aos participantes a oportunidade de aprender como construir, de forma divertida, pequenos programas que comandam os personagens de um jogo. A atividade é uma introdução simples à programação e transmite os conceitos básicos de raciocínio computacional, capacidade de decompor e resolver problemas e os primeiros conhecimentos de como criar um programa. Tudo isto no contexto de um divertido jogo. Mais informação em codingfest.org
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: 110
Com esta atividade poderás ter o teu primeiro contacto com a eletrónica. No nosso curso, terás uma forte componente prática em design de circuitos eletrónicos. É uma vantagem já saberes utilizar uma breadboard!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: 2.5
A anTUNiA irá realizar atuações ao longo do dia em vários locais da faculdade, apresentando um pouco do seu repertório e do espírito académico que se vive na nossa faculdade. Pretendemos, também, ter uma banca onde possamos expôr um pouco das atividades anuais por nós realizadas e um pouco da nossa história.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Hora de início: , , , , , , ,
Gostavas de conhecer atividades extracurriculares onde podes enriquecer o teu currículo, trabalhar em equipa e construir um carro de Formula Student? Vem conhecer a nossa equipa, o carro FSDRAGON, e joga um pequeno jogo conosco tentando adivinhar os componentes do carro e as suas funções.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
O jogo de mímica é jogado a partir de cartões com o título e nome do autor de um livro. O jogador a quem for entregue o cartão terá de explicar aos outros jogadores, através de mímica, qual a obra referida. Vem jogar connosco!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Entrada
Vem descubrir um mundo de jogos de tabuleiro e hobbies como nunca viste! De jogos casuais, competitívos, clássicos, sociais ou de estratégia, junta-te a esta comunidade diversa!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Entrada
Experiências com materiais que mudam de cor por efeito da luz, temperatura e campo elétrico designados como materiais inteligentes (smart materials). Serão apresentadas as seguintes experiências: 1) Fotocrómicos: Mudança de cor por efeito de luz visível e luz ultravioleta; 2) Termocrómicos: Tintas que mudam de cor por efeito da temperatura; 3) Electrocrómicos: Dispositivos que mudam de cor por efeito do potencial elétrico; 4) Luminescentes: Soluções e materiais fluorescentes (incluindo uso de notas e cartões).
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Piso 4, Laboratório 423
O circuito integrado é o novo aço do mundo contemporâneo. Sem ele, viveríamos certamente numa realidade diversa. No espaço de exposição sobre a eletrónica, mostramos as várias etapas de projeto e teste de circuitos eletrónicos integrados. Para além destes elementos de micro e nano eletrónica avançada para a conversão de sinal do mundo analógico para o digital, o visitante poderá interagir com diversos demonstradores resultantes de trabalhos utilizados na nossa atividade letiva, nomeadamente, amplificador de áudio, sistema de comunicação sem fios, entre outros.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: 3.1
A cor é indicativa da forma e tamanho no mundo nanoscópico. A prata, o ouro, ou o ferro mudam de cor no mundo nano. Que cor pensas que têm? Vamos ver como uma solução incolora fica azul quando agitada e quando assenta torna-se incolora novamente. Este ciclo pode ser repetido muitas vezes. O segredo está num ingrediente que vem de fora da solução: Qual? Veremos como uma solução azul a diferentes pHs muda para verde, amarelo e laranja quando agitada. Qual é o ativador de este semáforo molecular?
Percurso(s): ,
Duração: 30 minutos
Sala: Piso 3, Hall
Nesta atividade poderás descobrir a mecanoquímica, uma metodologia sintética, considerada pela IUPAC como uma das 10 mais promissoras tecnologias emergentes em química. Esta baseia-se em reações no estado sólido cumprindo assim os princípios da Química Verde, apresentando inúmeras vantagens sobre a síntese convencional em solução (melhores rendimentos, eficiência energética, etc). Também terás contacto com a cristalografia de raios-X, um ramo da ciência que estuda cristais, permite determinar a estrutura 3D das moléculas, visualizar e estudar as propriedades destas em benefício da sociedade.
Percurso(s): ,
Duração: 30 minutos
Sala: Piso 4, Laboratório 412
Os participantes vão ter de colocar as suas mãos dentro de uma caixa parcialmente selada, de modo a não ser possível visualizar o seu conteúdo. O objetivo é conseguir identificar os diferentes materiais dentro da caixa utilizando apenas o tacto.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Perto da entrada principal do edifício
Vem conhecer um veleiro autónomo desenvolvido na FCT. Neste veleiro foi instalado um GPS, uma bússola, um catavento e um Arduino. O Arduino recebe informação com as coordenadas GPS dos locais de destino e assegura navegação autónoma, controlando o leme e a vela.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: 2.1
Nesta atividade vão ser separadas misturas de azeite, hexano, diclorometano, água e areia, com demonstração das técnicas seguintes: 1. Filtração – remoção de impurezas sólidas. 2. Decantação - separação de líquidos imiscíveis. 3. Destilação simples - separação de soluções ou líquidos miscíveis com pontos de ebulição muito diferentes. 4. Destilação fracionada - separação de líquidos miscíveis com pontos de ebulição próximos.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Lab 327/ Piso 3
A espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) é uma técnica analítica usada para estudar a estrutura e dinâmica da matéria, através da irradiação de núcleos atómicos num campo magnético com ondas de rádio, sendo uma técnica muito valiosa para elucidar a estrutura e atividade de moléculas. Sabias que o RMN também te permite criar música? É o que propomos explorar com esta atividade, tal como as frequências das cordas de uma guitarra servem para construir música, as radiofrequências dos núcleos atómicos podem ser vistas como ficheiros áudio cujo som é único para cada molécula.
Percurso(s): ,
Duração: 15 minutos
Sala: Piso 1, sala 106