E se vos desafiasse para encontrarem uma bandeira escondida nesta universidade, contando uma história e fornecendo pistas que vos levasse ao local onde se encontra? Isso seria muito cansativo… :) Então, escondemos bandeiras em vários desafios informáticos, permitindo desvendar problemas comuns em cibersegurança. Perante um problema, os Capture the Flag são desafios de cibersegurança no qual os concorrentes tentam explorar uma vulnerabilidade. Prontos para resolver desafios nas categorias de hacking? Se não perdes um desafio e estás interessado em aprender mais sobre esses tópicos, aparece!
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: 123
PONG é o nome do primeiro jogo comercial do mercado. Foi lançado em 1972 pela ATARI. Depois do êxito nas edições anteriores da EXPO FCT, vamos novamente recriar o PONG nas salas do Departamento de Informática. Colocamos as audiências de dois anfiteatros a jogarem uma contra a outra. Cada sala comanda uma raquete... e que ganhem os melhores! Apresentamos também a Engenharia Informática e como os conhecimentos desta área foram usados pelos alunos do curso na construção deste PONG.
Percurso(s):
Duração: 45 minutos
Local:
Sala: 127 e 128
Hora de início: , , , , , ,
A radioatividade natural permite datar a Terra e o Sistema Solar, e tem mantido o nosso planeta quente ao longo destes 4500 milhões de anos!! A radiação ionizante rodeia-nos, apesar de não a vermos a olho nú e só em casos extremos a sentirmos. Entretanto, o homem desenvolveu tecnologia que permite visualizar e quantificar esta radiação, os chamados detectores de radiação. Nesta actividade, estarão expostos vários destes detectores em funcionamento e a informação que se pode tirar será explicada.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Laboratório 101
Hora de início: , , , , ,
Vamos ver como é possível aprender as regras de jogos de forma automática utilizando técnicas de Inteligência Artificial em duas vertentes: uma atividade interativa (sem PC) para vários jogadores e outra (com Computador) onde uma IA aprende a jogar o jogo do galo. Vem experimentar para ver se consegues vencer uma máquina que aprende a dominar as regras dos jogos.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: 122
Será a impressão 3D com metais sustentável? Esta tecnologia cria protótipos funcionais e peças de produção em algumas horas ou dias Descobre se imprimir em 3D com metal deixa uma pegada menor ou maior que a produção convencional. E será mais rentável? Vem e descobre.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Sala: Sala 4.06, ed.VIII DEMI
Hora de início: , , , , , , , , , ,
Sabias que para fazer certos "exercícios" de matemática, além de usares a cabeça, também podes usar os pés?
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Piso 1, átrio
O Instituto Português da Qualidade (IPQ) é o instituto público que tem por missão a coordenação do Sistema Português da Qualidade e o desenvolvimento das suas funções de Instituição Nacional de Metrologia, que garante o rigor e a rastreabilidade das medições no território nacional, através dos padrões de medição, e de Organismo Nacional de Normalização, sendo a única entidade em Portugal que pode elaborar e aprovar Normas.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Sala: Átrio Entrada e 4.07 - Piso 4 - Edifício VIII
Hora de início: , , , , ,
Apresentação da faculdade, do curso, do núcleo, saídas profissionais, aplicações, mestrado e licenciatura. Compreende ainda um momento destinado ao esclarecimento de dúvidas dos estudantes do secundário.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Sala: Sala 3.09 Edifício VIII
A atividade consiste na apresentação de uma folha de Excel que tem alguns cursos da faculdade e alguns critérios como: Circuitos, Cuidar do Ambiente, Programar, entre outros. Os alunos devem atribuir uma pontuação a cada critério – 1,3,5,9 – de onde sai o resultado automático do curso recomendado para o mesmo (Aplicação do Método AHP e TOPSIS).
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Sala: Lab. Polivalente - do Edifício VIII
A atividade consiste na breve explicação do conceito de otimização, exemplificando com um exercício lecionado em Engenharia e Gestão Industrial. Este exercício tem como base o algoritmo Ford-Fulkerson onde se analisa a capacidade de uma rede de fluxo. No fim da exemplificação é deixado aos estudantes um desafio que consiste na resolução de um exercício.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Sala: Sala 3.02 do Edifício VIII com Projetor
Uma bicicleta elétrica projetada e construída pelo Núcleo de Engenharia Mecânica! Poderás conhecer o processo de como este projeto ganhou forma e ver ao vivo o progresso da equipa. Neste projeto multidisciplinar a equipa desenvolveu-se para dar resposta a todos os desafios, como projetar componentes estruturais, a desenvolver sistemas eletrônicos!
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório de Máquinas
A atividade consiste num quiz de perguntas feitas aos participantes sobre as diferentes temáticas da engenharia geológica. Antes de ser feita cada pergunta, os alunos serão divididos em duas equipas, em que terão de completar um desafio, e só depois de o completarem, terão oportunidade de responder a uma pergunta. A primeira equipa a conseguir responder a cinco perguntas acertadamente, ganhará um prémio.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 1, Sala 3.30
És amante de corridas? Vem experimentar a nossa com um pouco de ciência à mistura. Desafia os teus amigos e escolhe a tua pista de microfluídica. Esperemos que não fiques para trás!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Entrada
Vem aprender a fazer a tua cerveja, numa demonstração ao vivo de uma produção de mosto de cerveja, onde os nossos especialistas irão dar te a conhecer o mundo da cerveja artesanal e explicar todo o processo do princípio ao fim.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Sala: 1º andar, Instalação Piloto
Nesta atividade, podes descobrir que afinal o papel também tem sentimentos. Utiliza um multímetro e mede a tensão dos terminais de cada um dos sensores, os resultados vão ser surpreendentes.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Entrada
Os materiais auxéticos deformam-se de modo diferente dos restantes materiais, e são capazes de assumir geometrias impossíveis para os mesmos - Curvatura sinclástica - o que os torna interessantes para aplicações em calçado desportivo, blindagens, próteses, etc. Esta experiência procura ilustrar as particularidades dos materiais auxéticos.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Lab 5
Sabias que podes alimentar circuitos eletrónicos e ao mesmo tempo aliviar o teu stress? Vem por à prova materiais que geram energia usando o mesmo princípio dos relâmpagos.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Lab NANOVA
As árvores conservam informação acerca do meio ambiente em que vivem. O tronco das árvores mostra uma série de anéis concêntricos uns escuros, outros claros. Algumas pessoas dizem que esses anéis são como partituras. Às vezes as árvores têm vidas “felizes” e isso traduz-se em anéis regulares, ou seja, numa “música harmoniosa”. No entanto, às vezes as árvores ficam sujeitas a acontecimentos stressantes e o seu tronco revela, então, uma “música dissonante”. A dendrocronologia é a ciência que tenta decifrar estas partituras e descobrir a vida passada das árvores.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório de Hidráulica
Aprende que compromissos podemos ter no nosso quotidiano para contribuir para um mundo mais sustentável! Para além disso, poderás desafiar os teus amigos num jogo de EcoPong, onde receberás pontos pela tua pontaria e por acertares em questões relacionadas com a sustentabilidade.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Piso 0, Laboratório de hidráulica