A atividade consiste num quiz de perguntas feitas aos participantes sobre as diferentes temáticas da engenharia geológica. Antes de ser feita cada pergunta, os alunos serão divididos em duas equipas, em que terão de completar um desafio, e só depois de o completarem, terão oportunidade de responder a uma pergunta. A primeira equipa a conseguir responder a cinco perguntas acertadamente, ganhará um prémio.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 1, Sala 3.30
És amante de corridas? Vem experimentar a nossa com um pouco de ciência à mistura. Desafia os teus amigos e escolhe a tua pista de microfluídica. Esperemos que não fiques para trás!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Entrada
Nesta atividade, podes descobrir que afinal o papel também tem sentimentos. Utiliza um multímetro e mede a tensão dos terminais de cada um dos sensores, os resultados vão ser surpreendentes.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Entrada
Os materiais auxéticos deformam-se de modo diferente dos restantes materiais, e são capazes de assumir geometrias impossíveis para os mesmos - Curvatura sinclástica - o que os torna interessantes para aplicações em calçado desportivo, blindagens, próteses, etc. Esta experiência procura ilustrar as particularidades dos materiais auxéticos.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Lab 5
Sabias que podes alimentar circuitos eletrónicos e ao mesmo tempo aliviar o teu stress? Vem por à prova materiais que geram energia usando o mesmo princípio dos relâmpagos.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Lab NANOVA
As pessoas conseguem, desde crianças, reconhecer objetos em imagens. O ser humano aprende vendo exemplos. Tens ideia de como criar uma função matemática ou um programa de computador que aprenda, com exemplos, a identificar objetos em imagens?
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 2, Laboratório 2.5
Hora de início: , , , ,
Quem já não ouviu: - "Se eu comer um frango e o meu amigo não comer nenhum, em média comemos ambos meio frango e ficamos todos sem fome!"... - "Os dados, se bem "martelados" confessam sempre"... - "Há mentiras e há... estatística!" Tal como há ilusões ópticas também há quem manipule dados para nos enganar. Como não cair no engano? Vem desmistificar o desconhecimento!
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: Piso 2, Sala 2.5
Hora de início: , , ,
As árvores conservam informação acerca do meio ambiente em que vivem. O tronco das árvores mostra uma série de anéis concêntricos uns escuros, outros claros. Algumas pessoas dizem que esses anéis são como partituras. Às vezes as árvores têm vidas “felizes” e isso traduz-se em anéis regulares, ou seja, numa “música harmoniosa”. No entanto, às vezes as árvores ficam sujeitas a acontecimentos stressantes e o seu tronco revela, então, uma “música dissonante”. A dendrocronologia é a ciência que tenta decifrar estas partituras e descobrir a vida passada das árvores.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório de Hidráulica
Aprende que compromissos podemos ter no nosso quotidiano para contribuir para um mundo mais sustentável! Para além disso, poderás desafiar os teus amigos num jogo de EcoPong, onde receberás pontos pela tua pontaria e por acertares em questões relacionadas com a sustentabilidade.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Piso 0, Laboratório de hidráulica
A atividade visa a produção de fibras usando a técnica de eletrofiação. Tal como o nome indica, esta técnica usa campos elétricos para produzir fibras a partir de diversos polímeros. As fibras produzidas possuem dimensões que vão desde as dezenas de nanómetro até alguns micrómetros e com aplicação em medicina, para regeneração de tecidos.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Lab 211
Existem materiais que têm simultaneamente propriedades óticas dos cristais (anisotropia) e as propriedades mecânicas dos líquidos (fluidez), são os cristais líquidos ou materiais mesomorfos. Os materiais líquido-cristalinos estão presentes no nosso dia-a-dia em mostradores, ecrãs planos de televisão e computador (LCDs “Liquid Crystal Displays”), janelas de transparência regulável, “shampoo”, gel de banho e também nos sistemas biológicos.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Lab 107
Vem conhecer o Núcleo de Desenvolvimento de Videojogos da FCT! Na nossa atividade poderás jogar um jogo com níveis impossíveis, para os passares, terás de hackear o código de forma a adquirires qualquer habilidade que consigas imaginar (super velocidade, teletransporte, antigravidade, ...). Junto da atividade estarão presentes membros do núcleo que te irão ajudar com esta tarefa, aos quais poderás colocar qualquer questão que tenhas sobre desenvolvimento de videojogos e a experiência universitária.
Percurso(s): ,
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: 124
Poderá um tijolo ser como uma esponja? Esta experiência permite verificar que nem sempre os sólidos são tão sólidos como parecem. Todos sabemos que o algodão arde. Mas por vezes as aparências enganam, e este algodão pode ser um aliado para combater o fogo.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Lab 104
Num computador está disponível uma interface que permite manipular os parâmetros (potencial de transmissão e cobertura vacinal) de um modelo matemático estocástico para a transmissão de COVID-19. Os alunos são convidados a explorar os parâmetros de forma a perceberem o seu efeito no resultado final (quarentena, uso de máscara, vacinação). Com base nas observações pode-se explorar como construir um modelo matemático determinístico para a descrição da transmissão de uma doença e como incluir medidas de controlo.
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Piso 1, átrio
Hora de início: , , , , , , , , , ,
A impressão 3D permite de uma forma customizada produzir diferentes tipos de materiais: cerâmicos, polímeros e metais. Nesta experiência podes observar a impressão e levitação de super condutores e ainda outros materiais como ossos, implantes, entre outros.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Lab 2013
Alteração da cor de metais com recurso a processos eletroquímicos e físicos superficiais. Veja uma moeda de cobre (avermelhada) passar a prateada e depois a dourada.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Lab 101D
Nesta atividade poderás medir alguns sinais elétricos do teu corpo. Vem ver o teu sinal muscular e cardíaco e testar os novos elétrodos flexíveis feitos no CENIMAT. Sabias que podemos usar um laser para os fabricar?
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Lab 2
Nesta atividade vais poder ver como funciona um microscópio eletrónico de varrimento, onde se usa um feixe de eletrões para conseguir ampliações de 1 milhão de vezes. Mais, vais ver que no mesmo microscópio pode usar-se um feixe de iões para remover e depositar materiais à nanoescala, por exemplo para fazer nanotransístores ou simplesmente assinares o teu nome numa única fibra de papel, mais fina que um dos teus cabelos.
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Lab 5
Nesta atividade vais poder ver como imprimir pistas condutoras e resistências em cima de papel para formar um circuito de modo a acender um LED. Esses circuitos podem ser também usados para criar etiquetas inteligentes integrando sensores de temperatura e mostradores electrocrómicos.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Lab 1.09 - CEMO/UNINOVA Ed II
Já imaginaste como seria incrível todas as superfícies poderem incorporar eletrónica de forma totalmente invisível? Nesta atividade vais ver para que servem os materiais condutores e transparentes e como os podemos utilizar de uma forma smart.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: 1.03 - CEMOP/UNINOVA Ed II