Vem observar sedimentos com milhões de anos, contendo microfósseis, à lupa binocular. O desafio é reconhecer fósseis microscópicos, diferenciá-los dos grãos minerais e identificá-los ... com uma ajuda! Depois, descobre o possível ambiente em que o sedimento se formou ...
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 3, Lab. 3.31 (Departamento de Ciências da Terra)
Hora de início: , , , , , , , , , , ,
A Crio-Microscopia Eletrónica (CryoEM) permite a obtenção de imagens de amostras biológicas a temperaturas muito baixas (-196 ºC), dando informação estrutural e funcional, com detalhe quase atómico, de grandes complexos de proteínas num estado próximo do nativo. Aqui, aprenderás como as estruturas 3D de macromoléculas podem ser obtidas por CryoEM e como esta tecnologia é usada na descoberta de novos fármacos para o tratamento de várias doenças. Vem conhecer o projeto CryoEM@NOVA, do programa ERA Chair do Horizonte Europa, e as oportunidades que oferece para conheceres melhor esta tecnologia.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Sala: 6º Piso
Hora de início: , , , , , , , , ,
O ouro em solução não é dourado... Vem descobrir de que cor é! Nesta demonstração vamos ver duas aplicações importantes das nanopartículas de ouro para o diagnóstico de doenças: • Testes de fluxo lateral para detetar doenças infeciosas. Exemplo dos testes de antigénio de SARS-CoV-2 • Testes genéticos para detetar doenças e outras condições médicas.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Sala: 2º Piso (DQ e DCV)
Vem conhecer o mundo das Artes Cénicas! Olá, somos o Novo Núcleo de Teatro, NNT, a nossa atividade consiste num jogo de mimica, no qual poderás interagir com membros do núcleo e utilizar adereços e figurinos do nossos espetáculos.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Ao aplicar a tecnologia utilizada nos cartões multibanco, com recurso a um arduino e um motor servo, vais aprender a fazer uma fechadura controlada por um cartão!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: 2.5
Com esta atividade poderás ter o teu primeiro contacto com a eletrónica. No nosso curso, terás uma forte componente prática em design de circuitos eletrónicos. É uma vantagem já saberes utilizar uma breadboard!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: 2.5
Através do processamento de imagens de satélite multiespectrais do visível e do infravermelho vem caracterizar o espaço onde vives e identifica: as áreas de coberto vegetal, as zonas urbanas, os corpos de água, os solos, e outras propriedades, não identificáveis pelo olho humano.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Piso 3, Lab 3.28 (Departamento de Ciências da Terra)
Hora de início: , , , , , , , , , , ,
Através do processamento de imagens de satélite multiespectrais do visível e do infravermelho vem caracterizar o espaço onde vives e identifica: as áreas de coberto vegetal, as zonas urbanas, os corpos de água, os solos, e outras propriedades, não identificáveis pelo olho humano.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 3, Lab 3.28 (Departamento de Ciências da Terra)
Hora de início: , , , , , , , , , , ,
Atividade que mostra a importância das matérias-primas no contexto do Património Cultural, desde a sua mineração até à sua utilização, no âmbito dos projectos RM@Schools4.0 e MineHeritage, financiados pelo EIT Raw Materials.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Vem experimentar ser Conservador Restaurador e fazer o diagnóstico a objectos em Vidro e Cerâmica. Vem conhecer as matérias-primas com que se fazem os vidros e as cerâmicas!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Com base na tipologia dos contaminantes no solo, vem investigar qual a atividade responsável por essa contaminação, identificada com Lupa binocular e Fotoionizador de ultravioleta. Vem, igualmente, experimentar como a corrente elétrica pode ser usada para detetar plumas de contaminação nos solos.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 3, Lab. 3.31 (Departamento de Ciências da Terra)
Hora de início: , , , , , , , , , , ,
O jogo de mímica é jogado a partir de cartões com o título e nome do autor de um livro. O jogador a quem for entregue o cartão terá de explicar aos outros jogadores, através de mímica, qual a obra referida. Vem jogar connosco!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Entrada
Faz uma viagem ao passado geológico através dos fósseis pois estes são testemunhos de importantes episódios da história da Terra. Podes observar e identificar macrofósseis em amostras de mão. Depois, com a informação e interpretação dos fósseis, podemos ajudar-te a supor o que aconteceu naquele tempo, fazer reconstituições sobre os ambientes que existiram no passado, conhecer as idades e saber onde estas se incluem na Escala Geocronológica.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 3, Lab. 3.34 (Departamento de Ciências da Terra)
Hora de início: , , , , , , , , , , ,
O mundo dos minerais e das rochas, quando observados ao microscópio petrográfico, é fascinante! Vais poder observar as suas cores, brilho, bem como outras propriedades numa dimensão macroscópica e microscópica. De um modo descontraído poderás manusear amostras de rochas e minerais, determinar algumas propriedades e ficar a conhecer a importância destes no nosso dia-a-dia. Num concurso muito simples, vais rapidamente conseguir identificar minerais!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 3, Lab. 3.33 (Departamento de Ciências da Terra)
RECEÇÃO AOS PROFESSORES E ESTUDANTES. A Engenharia Geológica é uma especialidade de engenharia que inclui três áreas principais de atividade: os Georrecursos, a Geotecnia e o Geoambiente. Atua no sentido da aplicação dos conhecimentos em geologia a problemas de engenharia muito diversos, estabelecendo a ligação entre outras especialidades de engenharia como civil, de minas e do ambiente. Vem descobrir mais sobre a formação e o exercício da profissão de Engenheiro Geólogo!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Sala 3.30, Piso 3 (Departamento de Ciências da Terra)
Vem descubrir um mundo de jogos de tabuleiro e hobbies como nunca viste! De jogos casuais, competitívos, clássicos, sociais ou de estratégia, junta-te a esta comunidade diversa!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Entrada
Experiências com materiais que mudam de cor por efeito da luz, temperatura e campo elétrico designados como materiais inteligentes (smart materials). Serão apresentadas as seguintes experiências: 1) Fotocrómicos: Mudança de cor por efeito de luz visível e luz ultravioleta; 2) Termocrómicos: Tintas que mudam de cor por efeito da temperatura; 3) Electrocrómicos: Dispositivos que mudam de cor por efeito do potencial elétrico; 4) Luminescentes: Soluções e materiais fluorescentes (incluindo uso de notas e cartões).
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Piso 4, Laboratório 423
O que está abordo de um drone? Como é que esses dispositivos sentem o meio envolvente? Que "magia" tem de acontecer, entre o mundo da matemática e da física, para que o drone siga uma trajetória? E se quisermos que não siga a trajetória programada? Vem saber um pouco mais sobre estas questões e de como a Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pode ajudar.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: 2.4
Hora de início: , , , , , , , ,
Nesta atividade vão ser separadas misturas de azeite, hexano, diclorometano, água e areia, com demonstração das técnicas seguintes: 1. Filtração – remoção de impurezas sólidas. 2. Decantação - separação de líquidos imiscíveis. 3. Destilação simples - separação de soluções ou líquidos miscíveis com pontos de ebulição muito diferentes. 4. Destilação fracionada - separação de líquidos miscíveis com pontos de ebulição próximos.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Lab 327/ Piso 3
A espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) é uma técnica analítica usada para estudar a estrutura e dinâmica da matéria, através da irradiação de núcleos atómicos num campo magnético com ondas de rádio, sendo uma técnica muito valiosa para elucidar a estrutura e atividade de moléculas. Sabias que o RMN também te permite criar música? É o que propomos explorar com esta atividade, tal como as frequências das cordas de uma guitarra servem para construir música, as radiofrequências dos núcleos atómicos podem ser vistas como ficheiros áudio cujo som é único para cada molécula.
Percurso(s): ,
Duração: 15 minutos
Sala: Piso 1, sala 106