Diferentes análises estatísticas de factos de saúde podem resultar em conclusões diferentes, até opostas. Como é que isso é possível? Só para quem não percebe o que está a fazer. Nesta atividade fornecem-se as explicações no âmbito de casos reais.
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: Piso 1, Sala 1.17
Hora de início: , ,
As pessoas conseguem, desde crianças, reconhecer objetos em imagens. O ser humano aprende vendo exemplos. Tens ideia de como criar uma função matemática ou um programa de computador que aprenda, com exemplos, a identificar objetos em imagens?
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 2, Laboratório 2.5
Hora de início: , , , ,
As árvores conservam informação acerca do meio ambiente em que vivem. O tronco das árvores mostra uma série de anéis concêntricos uns escuros, outros claros. Algumas pessoas dizem que esses anéis são como partituras. Às vezes as árvores têm vidas “felizes” e isso traduz-se em anéis regulares, ou seja, numa “música harmoniosa”. No entanto, às vezes as árvores ficam sujeitas a acontecimentos stressantes e o seu tronco revela, então, uma “música dissonante”. A dendrocronologia é a ciência que tenta decifrar estas partituras e descobrir a vida passada das árvores.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório de Hidráulica
Aprende que compromissos podemos ter no nosso quotidiano para contribuir para um mundo mais sustentável! Para além disso, poderás desafiar os teus amigos num jogo de EcoPong, onde receberás pontos pela tua pontaria e por acertares em questões relacionadas com a sustentabilidade.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Sala: Piso 0, Laboratório de hidráulica
A atividade visa a produção de fibras usando a técnica de eletrofiação. Tal como o nome indica, esta técnica usa campos elétricos para produzir fibras a partir de diversos polímeros. As fibras produzidas possuem dimensões que vão desde as dezenas de nanómetro até alguns micrómetros e com aplicação em medicina, para regeneração de tecidos.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Lab 211
Existem materiais que têm simultaneamente propriedades óticas dos cristais (anisotropia) e as propriedades mecânicas dos líquidos (fluidez), são os cristais líquidos ou materiais mesomorfos. Os materiais líquido-cristalinos estão presentes no nosso dia-a-dia em mostradores, ecrãs planos de televisão e computador (LCDs “Liquid Crystal Displays”), janelas de transparência regulável, “shampoo”, gel de banho e também nos sistemas biológicos.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Lab 107
Vem conhecer o Núcleo de Desenvolvimento de Videojogos da FCT! Na nossa atividade poderás jogar um jogo com níveis impossíveis, para os passares, terás de hackear o código de forma a adquirires qualquer habilidade que consigas imaginar (super velocidade, teletransporte, antigravidade, ...). Junto da atividade estarão presentes membros do núcleo que te irão ajudar com esta tarefa, aos quais poderás colocar qualquer questão que tenhas sobre desenvolvimento de videojogos e a experiência universitária.
Percurso(s): ,
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: 124
Poderá um tijolo ser como uma esponja? Esta experiência permite verificar que nem sempre os sólidos são tão sólidos como parecem. Todos sabemos que o algodão arde. Mas por vezes as aparências enganam, e este algodão pode ser um aliado para combater o fogo.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Lab 104
Num computador está disponível uma interface que permite manipular os parâmetros (potencial de transmissão e cobertura vacinal) de um modelo matemático estocástico para a transmissão de COVID-19. Os alunos são convidados a explorar os parâmetros de forma a perceberem o seu efeito no resultado final (quarentena, uso de máscara, vacinação). Com base nas observações pode-se explorar como construir um modelo matemático determinístico para a descrição da transmissão de uma doença e como incluir medidas de controlo.
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Piso 1, átrio
Hora de início: , , , , , , , , , ,
A impressão 3D permite de uma forma customizada produzir diferentes tipos de materiais: cerâmicos, polímeros e metais. Nesta experiência podes observar a impressão e levitação de super condutores e ainda outros materiais como ossos, implantes, entre outros.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Lab 2013
Alteração da cor de metais com recurso a processos eletroquímicos e físicos superficiais. Veja uma moeda de cobre (avermelhada) passar a prateada e depois a dourada.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Lab 101D
Nesta atividade poderás medir alguns sinais elétricos do teu corpo. Vem ver o teu sinal muscular e cardíaco e testar os novos elétrodos flexíveis feitos no CENIMAT. Sabias que podemos usar um laser para os fabricar?
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Lab 2
Nesta atividade vais poder ver como funciona um microscópio eletrónico de varrimento, onde se usa um feixe de eletrões para conseguir ampliações de 1 milhão de vezes. Mais, vais ver que no mesmo microscópio pode usar-se um feixe de iões para remover e depositar materiais à nanoescala, por exemplo para fazer nanotransístores ou simplesmente assinares o teu nome numa única fibra de papel, mais fina que um dos teus cabelos.
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Lab 5
Nesta atividade vais poder ver como imprimir pistas condutoras e resistências em cima de papel para formar um circuito de modo a acender um LED. Esses circuitos podem ser também usados para criar etiquetas inteligentes integrando sensores de temperatura e mostradores electrocrómicos.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Lab 1.09 - CEMO/UNINOVA Ed II
Já imaginaste como seria incrível todas as superfícies poderem incorporar eletrónica de forma totalmente invisível? Nesta atividade vais ver para que servem os materiais condutores e transparentes e como os podemos utilizar de uma forma smart.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: 1.03 - CEMOP/UNINOVA Ed II
Nesta adaptação de um concurso de televisão, será que mudas a tua escolha inicial? Quais são as tuas probabilidades de ganhares um magnífico carro? Vens descobrir neste Problema de Monty Hall!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Hall de entrada
Nesta roleta matemática, os participantes giram e consoante o número que sai têm uma pergunta associada. Se tiverem uma participação fantástica, poderão receber um prémio único... Vem descobrir e aprender sobre algumas curiosidades matemáticas. Quando somos pequenos, uma das primeiras coisas que nos ensinam é a contar portanto os números fazem parte das nossas vidas. Como cada um de nós, cada número é especial à sua maneira! Vem descobri-los!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Hall de entrada
Já não conseguimos imaginar o mundo sem computadores, automóveis e smartphones. Todos estes equipamentos utilizam uma grande quantidade de metais, como cobre, zinco, tungsténio, ferro e lítio, e todos têm origem primária nos minerais. Nesta atividade, iremos utilizar um equipamento laser portátil para identificar metais em minerais que são explorados em Portugal. Vem aprender a importância dos recursos minerais na descarbonização e na transição energética, os minerais explorados em Portugal e a responsabilidade ambiental deste setor da indústria.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 2, Lab. 2.31
Hora de início: , , , , , , , , , , ,