Capacetes de Realidade Virtual! Jogos com wii balance boards! Jogos com tapetes de dança! Telemóveis com Realidade Aumentada! Vem experimentar, mexer, jogar e aprender como os alunos de Engª Informática desenvolvem aplicações multimédia interativas! Temos jogos 3D, Ambientes em Realidade Virtual e aplicações para indústria em Realidade Aumentada.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: 114
Localização no Campus

Estes jogos simples ilustram conceitos importantes da Inteligência Artificial. De um modo divertido, poderás aprender o que são algoritmos, pesquisa local e otimização, processamento de restrições, criar um programa capaz de jogar o jogo do galo, e até treinar o teu próprio modelo de reconhecimento visual. Dá um primeiro passo nesta área fascinante da informática. Ainda te dizemos quem é o teu alter ego. Tens curiosidade? Vem descobrir!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: 119
Localização no Campus

Muitas tarefas podem agora usar assistentes como a Amazon Alexa e a Apple Siri. Marcar férias, fazer compras, pesquisar informação, são algumas das muitas atividades que este tipo de assistentes já realiza. A próxima geração de assistentes é já capaz de nos guiar passo a passo em trabalhos manuais e a seguir receitas, usando algoritmos de IA cada vez mais sofisticados. Vem experimentar o TWIZ, o bot desenvolvido pela nossa equipa que te permite escolher receitas ou tarefas e segui-las passo a passo de forma simples e interativa, com recurso a voz e imagem. Esperamos por ti!
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: 120
Localização no Campus

E se vos desafiasse para encontrarem uma bandeira escondida nesta universidade, contando uma história e fornecendo pistas que vos levasse ao local onde se encontra? Isso seria muito cansativo… :) Então, escondemos bandeiras em vários desafios informáticos, permitindo desvendar problemas comuns em cibersegurança. Perante um problema, os Capture the Flag são desafios de cibersegurança no qual os concorrentes tentam explorar uma vulnerabilidade. Prontos para resolver desafios nas categorias de hacking? Se não perdes um desafio e estás interessado em aprender mais sobre esses tópicos, aparece!
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: 123
Localização no Campus

PONG é o nome do primeiro jogo comercial do mercado. Foi lançado em 1972 pela ATARI. Depois do êxito nas edições anteriores da EXPO FCT, vamos novamente recriar o PONG nas salas do Departamento de Informática. Colocamos as audiências de dois anfiteatros a jogarem uma contra a outra. Cada sala comanda uma raquete... e que ganhem os melhores! Apresentamos também a Engenharia Informática e como os conhecimentos desta área foram usados pelos alunos do curso na construção deste PONG.
Percurso(s):
Duração: 45 minutos
Local:
Sala: 127 e 128
Hora de início: , , , , , ,
Localização no Campus

Vamos ver como é possível aprender as regras de jogos de forma automática utilizando técnicas de Inteligência Artificial em duas vertentes: uma atividade interativa (sem PC) para vários jogadores e outra (com Computador) onde uma IA aprende a jogar o jogo do galo. Vem experimentar para ver se consegues vencer uma máquina que aprende a dominar as regras dos jogos.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: 122
Localização no Campus

Vem descobrir como se pode manter uma produção "debaixo de olho"... E se a produção não estiver boa? Como a podes melhorar? (Talvez fazendo Tiro ao Alvo... de forma planeada).
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Sala: Laboratório da Qualidade, Edifício VIII, Piso 4
Hora de início: , , , , , ,
Localização no Campus

Nesta experiência terás a oportunidade de presenciar uma aplicação do poder da Inteligência Artificial a um problema muito real: a gestão de resíduos. A Smart Recycling é uma startup criada por alunos da nossa faculdade com o objetivo de encontrar soluções inteligentes e sustentáveis no meio de tanto desperdício material.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Sala: Sala 3.03, Piso 4 - DEMI Sala Edifício VIII
Hora de início: , , , , , , ,
Localização no Campus

Apresentação da faculdade, do curso, do núcleo, saídas profissionais, aplicações, mestrado e licenciatura. Compreende ainda um momento destinado ao esclarecimento de dúvidas dos estudantes do secundário.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Sala: Sala 3.09 Edifício VIII
Localização no Campus

Uma bicicleta elétrica projetada e construída pelo Núcleo de Engenharia Mecânica! Poderás conhecer o processo de como este projeto ganhou forma e ver ao vivo o progresso da equipa. Neste projeto multidisciplinar a equipa desenvolveu-se para dar resposta a todos os desafios, como projetar componentes estruturais, a desenvolver sistemas eletrônicos!
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório de Máquinas
Localização no Campus

Vem conhecer o Núcleo de Desenvolvimento de Videojogos da FCT! Na nossa atividade poderás jogar um jogo com níveis impossíveis, para os passares, terás de hackear o código de forma a adquirires qualquer habilidade que consigas imaginar (super velocidade, teletransporte, antigravidade, ...). Junto da atividade estarão presentes membros do núcleo que te irão ajudar com esta tarefa, aos quais poderás colocar qualquer questão que tenhas sobre desenvolvimento de videojogos e a experiência universitária.
Percurso(s): ,
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: 124
Localização no Campus

Este conhecido jogo é simplesmente uma enorme diversão! Junta-te em equipa ou vem descobrir sozinho como te podes divertir com a Matemática!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Hall de entrada
Localização no Campus

O Teste de Chama permite a identificação de diferentes sais inorgânicos. Quando submetemos os sais a uma chama observamos a formação de chamas de cores diferentes. Vem até ao Edifício Departamental e vê a Química em ação!
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Sala: Laboratório 521
Hora de início: , , , , , ,
Localização no Campus

Nesta adaptação de um concurso de televisão, será que mudas a tua escolha inicial? Quais são as tuas probabilidades de ganhares um magnífico carro? Vens descobrir neste Problema de Monty Hall!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Hall de entrada
Localização no Campus

Neste jenga matemático vais poder jogar e resolver desafios que são um máximo! Garantimos diversão e muitos números!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Hall de entrada
Localização no Campus

Nesta roleta matemática, os participantes giram e consoante o número que sai têm uma pergunta associada. Se tiverem uma participação fantástica, poderão receber um prémio único... Vem descobrir e aprender sobre algumas curiosidades matemáticas. Quando somos pequenos, uma das primeiras coisas que nos ensinam é a contar portanto os números fazem parte das nossas vidas. Como cada um de nós, cada número é especial à sua maneira! Vem descobri-los!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Hall de entrada
Localização no Campus

O oxido nitroso é responsável pela destruição da camada de ozono e possui uma capacidade de gás de estufa 300 vezes superior ao CO2. Este gás é libertado para a atmosfera devido às atividades antropogénicas (indústria, transportes), bem como agricultura intensiva com recurso ao uso de fertilizantes inorgânicos. Nestas experiências poderás conhecer a única enzima que tem a capacidade de reduzir o óxido nitroso a azoto molecular, a redutase do óxido nitroso. Vais conhecer as suas cores, associadas a diferentes formas da enzima e a sua estrutura tridimensional.
Percurso(s): ,
Duração: 15 minutos
Sala: 6ºPiso
Localização no Campus

N. gonorrhoeae, E. coli e S. aureus são consideradas pela OMS como ameaças urgentes à saúde e patógenos de alta prioridade para o desenvolvimento de novos antibióticos. O Lab de Stress Microbiano e o Lab de Química de Coordenação e Organometálica têm desenvolvido compostos com potencial antimicrobiano. Vem falar connosco sobre esta problemática e fica a saber quais as técnicas que usamos no estudo e desenvolvimento das novas drogas.
Percurso(s): ,
Duração: 15 minutos
Sala: 6º Piso
Localização no Campus

O que faz andar os computadores não é a eletricidade, nem as pastas para portáteis. São conceitos e algoritmos mais ou menos complexos que resolvem problemas, desde o cálculo, a ordenação de dados, até ao encaminhamento de uma chamada telefónica para o nosso telemóvel. Vem conhecer a essência da informática nesta atividade onde vamos explorar a essência de vários algoritmos de forma completamente unplugged!
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: 116
Localização no Campus