Poderá um tijolo ser como uma esponja? Esta experiência permite verificar que nem sempre os sólidos são tão sólidos como parecem. Todos sabemos que o algodão arde. Mas por vezes as aparências enganam, e este algodão pode ser um aliado para combater o fogo.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Lab 104
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Uma das tarefas em Logística consiste em fazer a distribuição de produtos entre os fornecedores e os clientes de uma forma eficiente. Será que a Matemática pode ajudar? Nesta atividade vais encontrar resposta para esta e outras questões.
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: Piso 2, Laboratório 2.2
Hora de início: , ,
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Num computador está disponível uma interface que permite manipular os parâmetros (potencial de transmissão e cobertura vacinal) de um modelo matemático estocástico para a transmissão de COVID-19. Os alunos são convidados a explorar os parâmetros de forma a perceberem o seu efeito no resultado final (quarentena, uso de máscara, vacinação). Com base nas observações pode-se explorar como construir um modelo matemático determinístico para a descrição da transmissão de uma doença e como incluir medidas de controlo.
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Piso 1, átrio
Hora de início: , , , , , , , , , ,
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A impressão 3D permite de uma forma customizada produzir diferentes tipos de materiais: cerâmicos, polímeros e metais. Nesta experiência podes observar a impressão e levitação de super condutores e ainda outros materiais como ossos, implantes, entre outros.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Lab 2013
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Alteração da cor de metais com recurso a processos eletroquímicos e físicos superficiais. Veja uma moeda de cobre (avermelhada) passar a prateada e depois a dourada.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Lab 101D
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Nesta atividade vais poder ver o processo de fotolitografia que permite gravar padrões, texto ou figuras numa película de alumínio depositada sobre vidro.
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: Lab 101E
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Nesta atividade vais poder ver como funciona um microscópio eletrónico de varrimento, onde se usa um feixe de eletrões para conseguir ampliações de 1 milhão de vezes. Mais, vais ver que no mesmo microscópio pode usar-se um feixe de iões para remover e depositar materiais à nanoescala, por exemplo para fazer nanotransístores ou simplesmente assinares o teu nome numa única fibra de papel, mais fina que um dos teus cabelos.
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Lab 5
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Breve introdução aos drones para fins civis, cuidados especiais, suas aplicações em Engenharia Geológica, exemplos de projetos no âmbito do DCT e centro de investigação Geo Departamento. Demonstração de voo real com 1 drone.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Evento misto: Piso 3, sala 3.36 seguindo-se demonstração ao ar livre, junto ao Departamento de Ciências da Terra
Hora de início: ,
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Já não conseguimos imaginar o mundo sem computadores, automóveis e smartphones. Todos estes equipamentos utilizam uma grande quantidade de metais, como cobre, zinco, tungsténio, ferro e lítio, e todos têm origem primária nos minerais. Nesta atividade, iremos utilizar um equipamento laser portátil para identificar metais em minerais que são explorados em Portugal. Vem aprender a importância dos recursos minerais na descarbonização e na transição energética, os minerais explorados em Portugal e a responsabilidade ambiental deste setor da indústria.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 2, Lab. 2.31
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Vem observar sedimentos com milhões de anos, contendo microfósseis, à lupa binocular. O desafio é reconhecer fósseis microscópicos, diferenciá-los dos grãos minerais e identificá-los ... com uma ajuda! Depois, descobre o possível ambiente em que o sedimento se formou ...
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 3, Lab. 3.31 (Departamento de Ciências da Terra)
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Vem ver o que são microalgas e como se produzem estes microrganismos. Vem também aprender como as microalgas podem ser utilizadas como agentes de biorremediação, agentes de captação de CO2, bioestimulantes, biofertilizantes e componentes alimentares. Vem observar ao microscópio culturas de microalgas e ver o seu efeito na germinação de diferentes plantas.
Duração: 30 minutos
Sala: Edifício departamental ala do ambiente, no átrio de entrada ao pé da porta que dá para as lagoas (onde está colocada a tela do DCTB)
Hora de início: , , , , ,
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Através do processamento de imagens de satélite multiespectrais do visível e do infravermelho vem caracterizar o espaço onde vives e identifica: as áreas de coberto vegetal, as zonas urbanas, os corpos de água, os solos, e outras propriedades, não identificáveis pelo olho humano.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 3, Lab 3.28 (Departamento de Ciências da Terra)
Hora de início: , , , , , , , , , , ,
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Vem descobrir como documentar e fotografar obras de arte. Nesta atividade vais aprender a importância de foto-documentar obras de arte, em especial obras fotográficas, com diferentes regiões do espectro electromagnético (do ultravioleta ao infravermelho) e como este registo nos permite conhecer em profundidade as técnicas dos artistas.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Sala: Piso 0, Sala 039 (Sala Reuniões DCR)
Hora de início: , , , , , , , , ,
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Vem descobrir de que é feita uma fotografia e porque é importante preservar este património. Nesta atividade vais aprender a olhar e a identificar diferentes tipos de fotografias e perceber como essa informação é útil para a preservação das coleções. Durante a atividade vamos realizar um processo fotográfico antigo e perceber como se forma a imagem.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Sala: Piso 0, Sala 039 (Sala Reuniões DCR)
Hora de início: , , , , , , , , ,
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Os participantes irão aprender a fazer um pequeno caderno costurado manualmente e nele escrever com pena e tinta ferrogálica. Irão também observar diferentes modelos de encadernação utilizados ao longo da história de forma a perceber a sua evolução e o seu impacto na conservação dos documentos.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Sala: Piso 0, Sala 039 (Sala Reuniões DCR)
Hora de início: , , , , , , , , ,
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Vem descobrir as coleções de moda nos museus! Porque são importantes de preservar? Quais os seus desafios? O que pode o conservador-restaurador fazer? Nesta atividade vais aprender a olhar macro e microscopicamente para os materiais sintéticos mais usados em moda e em como usar essa informação para lidar com os seus desafios e desvendar os seus segredos.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Sala: Piso 0, Sala 039 (Sala Reuniões DCR)
Hora de início: , , , , , , , , ,
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Atividade que mostra a importância das matérias-primas no contexto do Património Cultural, desde a sua mineração até à sua utilização, no âmbito dos projectos RM@Schools4.0 e MineHeritage, financiados pelo EIT Raw Materials.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
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Vem experimentar ser Conservador Restaurador e fazer o diagnóstico a objectos em Vidro e Cerâmica. Vem conhecer as matérias-primas com que se fazem os vidros e as cerâmicas!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
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Com base na tipologia dos contaminantes no solo, vem investigar qual a atividade responsável por essa contaminação, identificada com Lupa binocular e Fotoionizador de ultravioleta. Vem, igualmente, experimentar como a corrente elétrica pode ser usada para detetar plumas de contaminação nos solos.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 3, Lab. 3.31 (Departamento de Ciências da Terra)
Hora de início: , , , , , , , , , , ,
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Faz uma viagem ao passado geológico através dos fósseis pois estes são testemunhos de importantes episódios da história da Terra. Podes observar e identificar macrofósseis em amostras de mão. Depois, com a informação e interpretação dos fósseis, podemos ajudar-te a supor o que aconteceu naquele tempo, fazer reconstituições sobre os ambientes que existiram no passado, conhecer as idades e saber onde estas se incluem na Escala Geocronológica.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 3, Lab. 3.34 (Departamento de Ciências da Terra)
Hora de início: , , , , , , , , , , ,
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