Capacetes de Realidade Virtual! Jogos com wii balance boards! Jogos com tapetes de dança! Telemóveis com Realidade Aumentada! Vem experimentar, mexer, jogar e aprender como os alunos de Engª Informática desenvolvem aplicações multimédia interativas! Temos jogos 3D, Ambientes em Realidade Virtual e aplicações para indústria em Realidade Aumentada.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: 114
Estes jogos simples ilustram conceitos importantes da Inteligência Artificial. De um modo divertido, poderás aprender o que são algoritmos, pesquisa local e otimização, processamento de restrições, criar um programa capaz de jogar o jogo do galo, e até treinar o teu próprio modelo de reconhecimento visual. Dá um primeiro passo nesta área fascinante da informática. Ainda te dizemos quem é o teu alter ego. Tens curiosidade? Vem descobrir!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: 119
Muitas tarefas podem agora usar assistentes como a Amazon Alexa e a Apple Siri. Marcar férias, fazer compras, pesquisar informação, são algumas das muitas atividades que este tipo de assistentes já realiza. A próxima geração de assistentes é já capaz de nos guiar passo a passo em trabalhos manuais e a seguir receitas, usando algoritmos de IA cada vez mais sofisticados. Vem experimentar o TWIZ, o bot desenvolvido pela nossa equipa que te permite escolher receitas ou tarefas e segui-las passo a passo de forma simples e interativa, com recurso a voz e imagem. Esperamos por ti!
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: 120
E se vos desafiasse para encontrarem uma bandeira escondida nesta universidade, contando uma história e fornecendo pistas que vos levasse ao local onde se encontra? Isso seria muito cansativo… :) Então, escondemos bandeiras em vários desafios informáticos, permitindo desvendar problemas comuns em cibersegurança. Perante um problema, os Capture the Flag são desafios de cibersegurança no qual os concorrentes tentam explorar uma vulnerabilidade. Prontos para resolver desafios nas categorias de hacking? Se não perdes um desafio e estás interessado em aprender mais sobre esses tópicos, aparece!
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: 123
PONG é o nome do primeiro jogo comercial do mercado. Foi lançado em 1972 pela ATARI. Depois do êxito nas edições anteriores da EXPO FCT, vamos novamente recriar o PONG nas salas do Departamento de Informática. Colocamos as audiências de dois anfiteatros a jogarem uma contra a outra. Cada sala comanda uma raquete... e que ganhem os melhores! Apresentamos também a Engenharia Informática e como os conhecimentos desta área foram usados pelos alunos do curso na construção deste PONG.
Percurso(s):
Duração: 45 minutos
Local:
Sala: 127 e 128
Hora de início: , , , , , ,
A radioatividade natural permite datar a Terra e o Sistema Solar, e tem mantido o nosso planeta quente ao longo destes 4500 milhões de anos!! A radiação ionizante rodeia-nos, apesar de não a vermos a olho nú e só em casos extremos a sentirmos. Entretanto, o homem desenvolveu tecnologia que permite visualizar e quantificar esta radiação, os chamados detectores de radiação. Nesta actividade, estarão expostos vários destes detectores em funcionamento e a informação que se pode tirar será explicada.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Laboratório 101
Hora de início: , , , , ,
Os sistemas ópticos estão hoje onipresentes na sociedade moderna, com um número cada vez maior de aplicações cobrindo as ciências médicas (tecnologias de visão, cirurgia, imagem), exploração do espaço (telescópios, lentes, espetrómetros), telecomunicações (fibra óptica), processamento de informação, indústria (corte, soldadura, metrologia), para citar apenas alguns exemplos. Além disso, as tecnologias subjacentes às sondas baseadas em luz, fornecem ferramentas fundamentais de análise, essenciais para a realização de investigação e desenvolvimento aplicadas em áreas do conhecimento.
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: Lab. 101 B
Hora de início: , , , , , , , ,
Vamos ver como é possível aprender as regras de jogos de forma automática utilizando técnicas de Inteligência Artificial em duas vertentes: uma atividade interativa (sem PC) para vários jogadores e outra (com Computador) onde uma IA aprende a jogar o jogo do galo. Vem experimentar para ver se consegues vencer uma máquina que aprende a dominar as regras dos jogos.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: 122
Em condições ideais de visibilidade realizar-se-á uma experiência ilustrativa do conceito de escala, sendo efetuada a comparação dos tamanhos relativos do Sol e da Terra e respetiva distância, utilizando um modelo à escala.
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Entrada do edifício, exterior
Será a impressão 3D com metais sustentável? Esta tecnologia cria protótipos funcionais e peças de produção em algumas horas ou dias Descobre se imprimir em 3D com metal deixa uma pegada menor ou maior que a produção convencional. E será mais rentável? Vem e descobre.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Sala: Sala 4.06, ed.VIII DEMI
Hora de início: , , , , , , , , , ,
Sabias que para fazer certos "exercícios" de matemática, além de usares a cabeça, também podes usar os pés?
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Piso 1, átrio
O Instituto Português da Qualidade (IPQ) é o instituto público que tem por missão a coordenação do Sistema Português da Qualidade e o desenvolvimento das suas funções de Instituição Nacional de Metrologia, que garante o rigor e a rastreabilidade das medições no território nacional, através dos padrões de medição, e de Organismo Nacional de Normalização, sendo a única entidade em Portugal que pode elaborar e aprovar Normas.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Sala: Átrio Entrada e 4.07 - Piso 4 - Edifício VIII
Hora de início: , , , , ,
Apresentação da faculdade, do curso, do núcleo, saídas profissionais, aplicações, mestrado e licenciatura. Compreende ainda um momento destinado ao esclarecimento de dúvidas dos estudantes do secundário.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Sala: Sala 3.09 Edifício VIII
A atividade consiste na apresentação de uma folha de Excel que tem alguns cursos da faculdade e alguns critérios como: Circuitos, Cuidar do Ambiente, Programar, entre outros. Os alunos devem atribuir uma pontuação a cada critério – 1,3,5,9 – de onde sai o resultado automático do curso recomendado para o mesmo (Aplicação do Método AHP e TOPSIS).
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Sala: Lab. Polivalente - do Edifício VIII
A atividade consiste na breve explicação do conceito de otimização, exemplificando com um exercício lecionado em Engenharia e Gestão Industrial. Este exercício tem como base o algoritmo Ford-Fulkerson onde se analisa a capacidade de uma rede de fluxo. No fim da exemplificação é deixado aos estudantes um desafio que consiste na resolução de um exercício.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Sala: Sala 3.02 do Edifício VIII com Projetor
Uma bicicleta elétrica projetada e construída pelo Núcleo de Engenharia Mecânica! Poderás conhecer o processo de como este projeto ganhou forma e ver ao vivo o progresso da equipa. Neste projeto multidisciplinar a equipa desenvolveu-se para dar resposta a todos os desafios, como projetar componentes estruturais, a desenvolver sistemas eletrônicos!
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Sala: Laboratório de Máquinas