O que faz andar os computadores não é a eletricidade, nem as pastas para portáteis. São conceitos e algoritmos mais ou menos complexos que resolvem problemas, desde o cálculo, a ordenação de dados, até ao encaminhamento de uma chamada telefónica para o nosso telemóvel. Vem conhecer a essência da informática nesta atividade onde vamos explorar a essência de vários algoritmos de forma completamente unplugged!
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: 116
Vem ver o que são microalgas e como se produzem estes microrganismos. Vem também aprender como as microalgas podem ser utilizadas como agentes de biorremediação, agentes de captação de CO2, bioestimulantes, biofertilizantes e componentes alimentares. Vem observar ao microscópio culturas de microalgas e ver o seu efeito na germinação de diferentes plantas.
Duração: 30 minutos
Sala: Edifício departamental ala do ambiente, no átrio de entrada ao pé da porta que dá para as lagoas (onde está colocada a tela do DCTB)
Hora de início: , , , , ,
Sabias que a couve roxa cora de acordo com o seu estado “emotivo”? Verde, azul, roxo, rosa, vermelho... A couve roxa contém antocianinas, que são pigmentos responsáveis por uma variedade de cores em frutos, flores e folhas que variam do vermelho ao azul em função do pH em que se encontram. Assim, é possível utilizar um extrato de couve roxa como indicador do pH (identificando se é ácido, neutro ou alcalino). A sua incorporação em materiais pode resultar num material inteligente (por exemplo, embalagem de alimentos) – que indica o pH. Vem experimentar e descobrir qual o pH de alguns alimentos.
Percurso(s): ,
Duração: 15 minutos
Sala: Edifício departamental ala do ambiente, no átrio de entrada ao pé da porta que dá para as lagoas (onde está colocada a tela do DCTB)
Hora de início: , , , , , , , , , , ,
Ao aplicar a tecnologia utilizada nos cartões multibanco, com recurso a um arduino e um motor servo, vais aprender a fazer uma fechadura controlada por um cartão!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: 2.5
Venham experimentar um shooter multijogador no browser onde podem enfrentar os vossos amigos (e até jogar em casa). Na EXPO FCT vamos dar-vos a experimentar um jogo para o browser desenvolvido por um aluno de Engenharia Informática no DI. Este jogo usa tecnologia desenvolvida no departamento (por um aluno de Doutoramento) que permite a vários jogadores (cada um controlando um pequeno quadrado capaz de disparar em todas as direções) jogarem coletivamente através do seu browser. Depois dos jogos vão ainda ficar a perceber como é que a tecnologia peer-to-peer foi usada para construir este jogo.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Local:
Sala: 112
A atividade oferece aos participantes a oportunidade de aprender como construir, de forma divertida, pequenos programas que comandam os personagens de um jogo. A atividade é uma introdução simples à programação e transmite os conceitos básicos de raciocínio computacional, capacidade de decompor e resolver problemas e os primeiros conhecimentos de como criar um programa. Tudo isto no contexto de um divertido jogo. Mais informação em codingfest.org
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: 110
Com esta atividade poderás ter o teu primeiro contacto com a eletrónica. No nosso curso, terás uma forte componente prática em design de circuitos eletrónicos. É uma vantagem já saberes utilizar uma breadboard!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: 2.5
As coleções de culturas mantêm, estudam e disponibilizam microrganismos. Têm um papel importante na investigação científica e no apoio às indústrias biotecnológicas. A Coleção Portuguesa de Culturas de Leveduras (PYCC) é a mais antiga coleção Portuguesa e tem mais de 5000 culturas de micróbios de interesse clínico ou industrial.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Sala: 2.15
Hora de início: , , , , , , , , ,
Através do processamento de imagens de satélite multiespectrais do visível e do infravermelho vem caracterizar o espaço onde vives e identifica: as áreas de coberto vegetal, as zonas urbanas, os corpos de água, os solos, e outras propriedades, não identificáveis pelo olho humano.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Local:
Sala: Piso 3, Lab 3.28 (Departamento de Ciências da Terra)
Hora de início: , , , , , , , , , , ,
Através do processamento de imagens de satélite multiespectrais do visível e do infravermelho vem caracterizar o espaço onde vives e identifica: as áreas de coberto vegetal, as zonas urbanas, os corpos de água, os solos, e outras propriedades, não identificáveis pelo olho humano.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Sala: Piso 3, Lab 3.28 (Departamento de Ciências da Terra)
Hora de início: , , , , , , , , , , ,
Vem ver e saber das células que te defendem! Queremos que venhas descobrir o mundo complexo e maravilhoso do sistema imunitário. Será que elas conseguem vencer todas as batalhas? Nesta atividade é possível tomar conhecimento do sistema imunitário e através da visualização de leucócitos humanos, e de uma divertida banda desenhada são sensibilizados para conceitos relacionados com a função dos vários leucócitos, a sua relação com patologias e interesse clínico.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Sala: 2.03
Hora de início: , , , , , , , , , ,
A anTUNiA irá realizar atuações ao longo do dia em vários locais da faculdade, apresentando um pouco do seu repertório e do espírito académico que se vive na nossa faculdade. Pretendemos, também, ter uma banca onde possamos expôr um pouco das atividades anuais por nós realizadas e um pouco da nossa história.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Local:
Hora de início: , , , , , , ,
Gostavas de conhecer atividades extracurriculares onde podes enriquecer o teu currículo, trabalhar em equipa e construir um carro de Formula Student? Vem conhecer a nossa equipa, o carro FSDRAGON, e joga um pequeno jogo conosco tentando adivinhar os componentes do carro e as suas funções.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Vem descobrir como documentar e fotografar obras de arte. Nesta atividade vais aprender a importância de foto-documentar obras de arte, em especial obras fotográficas, com diferentes regiões do espectro electromagnético (do ultravioleta ao infravermelho) e como este registo nos permite conhecer em profundidade as técnicas dos artistas.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Sala: Piso 0, Sala 039 (Sala Reuniões DCR)
Hora de início: , , , , , , , , ,
Vem descobrir de que é feita uma fotografia e porque é importante preservar este património. Nesta atividade vais aprender a olhar e a identificar diferentes tipos de fotografias e perceber como essa informação é útil para a preservação das coleções. Durante a atividade vamos realizar um processo fotográfico antigo e perceber como se forma a imagem.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Sala: Piso 0, Sala 039 (Sala Reuniões DCR)
Hora de início: , , , , , , , , ,
Os participantes irão aprender a fazer um pequeno caderno costurado manualmente e nele escrever com pena e tinta ferrogálica. Irão também observar diferentes modelos de encadernação utilizados ao longo da história de forma a perceber a sua evolução e o seu impacto na conservação dos documentos.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Sala: Piso 0, Sala 039 (Sala Reuniões DCR)
Hora de início: , , , , , , , , ,
Vem descobrir as coleções de moda nos museus! Porque são importantes de preservar? Quais os seus desafios? O que pode o conservador-restaurador fazer? Nesta atividade vais aprender a olhar macro e microscopicamente para os materiais sintéticos mais usados em moda e em como usar essa informação para lidar com os seus desafios e desvendar os seus segredos.
Percurso(s):
Duração: 30 minutos
Área/setor:
Sala: Piso 0, Sala 039 (Sala Reuniões DCR)
Hora de início: , , , , , , , , ,
Atividade que mostra a importância das matérias-primas no contexto do Património Cultural, desde a sua mineração até à sua utilização, no âmbito dos projectos RM@Schools4.0 e MineHeritage, financiados pelo EIT Raw Materials.
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local:
Vem experimentar ser Conservador Restaurador e fazer o diagnóstico a objectos em Vidro e Cerâmica. Vem conhecer as matérias-primas com que se fazem os vidros e as cerâmicas!
Percurso(s):
Duração: 15 minutos
Área/setor:
Local: